Novo projeto quer levar crianças e adultos a experimentar os fenómenos da natureza de forma imersiva, numa verdadeira fusão de luzes, cores, tecnologia, arquitetura e ciência.
O novo teamLab Phenomena, no distrito cultural de Saadiyat, em Abu Dhabi, é uma verdadeira fusão entre arte, ciência e tecnologia.
«Criámos esta forma que as pessoas não conseguem definir, e é isso que a torna curiosa para elas», afirma Tony Abi Gebrayel, sócio-gerente da MZ Architects. Sim, o museu foi construído com base na arquitetura. Mas é a arquitetura, baseada na ciência, que faz o museu. Parece confuso, mas o resultado é um lugar cheio de formas e cores loucas, que ensinam por via das sensações.
Um exemplo é a sala do vento, a “Wind Form”. O chão está repleto de socalcos ondulantes que simulam a forma do vento. E o chão não é fixo: move-se sob os seus pés enquanto explora a sala, interagindo com o visitante enquanto mostra pela via sensorial como funcionam os fenómenos científicos.
A exposição está dividida em duas grandes áreas: a seca e a molhada, avança a CNN. O arquiteto de interiores principal da teamLab, Shogo Kawata, explcia porque é que na maior parte das salas secas o chão não é plano: as solas dos nossos pés não são planas e, por isso, são naturalmente mais adequadas para caminhar sobre formas orgânicas.
Projeções de luz no chão e nas paredes vão reagindo aos seus movimentos à sua presença enquanto se move pela sala ou toca em objetos. O objetivo é experienciar a ciência de forma imersiva. O suposto é permitir ao visitante ter “experiências físicas — cheirar e tocar as coisas”, promete o museu.
Na zona molhada, é possível por exemplo, numa parte, cheirar terra. É o caso da sala “Floating Microcosms”, uma coleção de esculturas suaves, os “Ovoids”, que flutuam em água até aos tornozelos do visitante, que pode mover as esculturas de lugar.
Fundada em 2001 no Japão, a teamLab é uma organização internacional, e conta com experiências imersivas em diversos lugares do mundo. O objetivo, diz o seu fundador Toshiyuki Inoko, é que quem visita o Phenomena saia de lá com uma maior “conexão consigo mesmos e com o próprio ambiente”. Um bilhete simples para um adulto custa 35.80 euros, e as crianças pagam 11.93€.