Taxa de mortalidade por cancro registada num ano tem a maior queda de sempre nos EUA

urologysa / Flickr

Terapia de radiação para o cancro da próstata numa unidade hospitalar

A taxa de mortalidade por cancro nos Estados Unidos (EUA) teve a maior queda registada num ano. Essa descida foi impulsionada por uma diminuição acentuada nas mortes por cancro de pulmão, à medida que menos norte-americanos fumam e devido à disponibilização de melhores tratamentos.

De acordo com um novo relatório da American Cancer Society, citada pelo Independent, entre 2016 e 2017 houve uma queda de 2,2% nas mortes por cancro. Este é o 26.º ano consecutivo em que as mortes por cancro diminuíram.

“O que realmente impulsiona esta diminuição é a aceleração do declínio da mortalidade por cancro de pulmão. Este é a principal causa de morte por cancro, originando mais mortes nos EUA do que os cancros da mama, colorretal e próstata”, indicou à CNN Rebecca Siegel, autora do relatório.

E acrescentou: esta diminuição “é realmente importante e reflete melhorias no tratamento do cancro de pulmão, nas técnicas cirúrgicas, na radioterapia. Ficamos muito encorajados ao ver o declínio relativamente à mortalidade por cancro e por esta ser a maior queda no período de um ano, de 2016 a 2017”.

O relatório mostra que, desde que atingiu o seu pico, em 1991 – quando foram registadas 215 mortes por 100 mil pessoas devido à doença -, as taxas de mortalidade têm caído todos os anos. Em 2017, a taxa diminuiu 29%, com menos 2,9 milhões de mortes por cancro nesse ano.

Para Rebecca Siegel, o declínio na taxa de tabagismo é a maior causa da queda, após um grande esforço das autoridades de saúde nas últimas décadas para a controlar.

Em 2018, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças anunciaram que a mesma tinha caído para um nível recorde nos EUA (14%, o equivalente a 34,3 milhões de pessoas). Em 1965, 42,4% dos adultos nos EUA fumavam.

As autoridades citam uma variedade de razões para essa queda, incluindo iniciativas para aumentar o preço do tabaco, programas de educação para educar as pessoas sobre o risco de fumar e outros destinados a ajudá-las a deixar o vício.

O relatório revela ainda que esse declínio é também registado na taxa de mortalidade por cancro da mama, próstata e colorretal. No caso do cancro da mama, caiu 40% desde o seu pico, em 1989. No cancro da próstata, caiu 53% desde 1993, e, no colorretal, diminuiu 53% entre os homens, desde 1980, e 57% nas mulheres, desde 1969.

Os dados do relatório sugerem novas quedas nas taxas de cancro em 2020.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.