As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos.

De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até executá-las quase uma década depois de serem treinadas.

Há quase dez anos, cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão, começaram a testar o poder cerebral das tartarugas gigantes de Galápagos e das Seychelles, alojadas no Jardim Zoológico de Schönbrunn, em Viena, na Áustria.

Usando um treino de reforço positivo, as tartarugas foram treinadas para associar uma recompensa (comida) a uma bola colorida específica num pau. Quando viam duas bolas coloridas diferentes, estes animais foram capazes de selecionar a bola associada à comida, mordê-la e receber a recompensa.

Então, a equipa avaliou se as tartarugas se lembravam deste treino 95 dias depois. Resultado: todos os animais se aproximaram e responderam aos paus, tal como haviam sido treinados há meses, embora não se conseguissem lembrar imediatamente da cor específica da bola. Nove anos depois, o mesmo grupo de tartarugas foi testado e ainda se lembrava do treino.

Segundo o mesmo site, pensa-se que existam cerca de 15 espécies conhecidas de tartarugas-gigantes. No caso das de Galápagos, podem atingir até 227 quilos e viver facilmente até aos 100 anos idade.

As das Seychelles, por sua vez, também podem viver durante muito tempo. Pensa-se que o espécime vivo mais antigo conhecido, de nome Jonathan, tenha cerca de 187 anos, o que também o torna o animal mais antigo do mundo.

“Esperamos que este trabalho desafie as suposições sobre a inteligência dos répteis. O trabalho sobre cognição em répteis é geralmente limitado pela disponibilidade. Quantas mais espécies testamos, mais clara se torna a ideia de que muitos répteis têm capacidade cognitiva semelhante aos mamíferos”, afirma Michael Kuba, autor principal do estudo publicado na revista científica Animal Cognition.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jóias de ouro e prata cheias de plástico. Alegada fraude da Tous investigada

A justiça espanhola está a investigar uma alegada fraude com as jóias de ouro e prata da marca Tous que tem lojas em Portugal, depois da denúncia de uma Associação de Consumidores que avança que …

Bagão Félix do lado de Francisco Rodrigues dos Santos na corrida à liderança do CDS

O ex-ministro das Finanças, António Bagão Félix, está do lado do líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, na corrida à liderança do CDS-PP. Francisco Rodrigues dos Santos é um dos favoritos do congresso do …

Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

A empresária angolana foi constituída arguida, anunciou, esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República de Angola. O anúncio foi feito pelo procurador-geral, Heldér Pitta Grós, em conferência de imprensa em Luanda, capital de Angola. Isabel dos Santos …

Oficiais de justiça começam greve parcial até ao final do ano

O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) inicia uma greve, esta quarta-feira, que se prolonga até 21 de dezembro e contempla as horas de almoço e após a conclusão do horário diário. A greve, em moldes …

Arménio Carlos sai da CGTP em fevereiro. Sucessor é escolhido no congresso

Arménio Carlos deixa a CGTP em fevereiro, mas ainda não se sabe quem será o próximo secretário-geral, mantendo-se a dúvida até ao congresso. O secretário-geral da Intersindical, Arménio Carlos, completou 64 anos em junho e, por isso, …

Madonna cancela mais um concerto no Coliseu de Lisboa

A cantora cancelou mais um concerto em Lisboa, marcado para esta quarta-feira, "devido a dores associadas a uma lesão", anunciou a promotora Everything is New nas redes sociais. "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta …

Portugal garante melhor classificação de sempre no Europeu de Andebol

A seleção portuguesa de andebol garantiu, esta quarta-feira, a melhor classificação de sempre em Europeus, ao vencer a Hungria, por 34-26, na última jornada do Grupo II da ronda principal. Com este triunfo em Malmö, na …

Francisco Assis defende candidatura de Ana Gomes à Presidência

O antigo líder parlamentar do PS defendeu, esta quarta-feira, que a ex-eurodeputada dava uma boa candidata à Presidência da República. "Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à …

Número de mortos com coronavírus na China quase duplica para 17

O número de vítimas mortais de um novo tipo de pneumonia na China subiu para 17, com a morte de mais oito pacientes, enquanto o número total de infetados atingiu os 444, revelaram as autoridades …

"Inaceitável". Tribunal de Contas responde a Fernando Medina

O Tribunal de Contas garantiu, esta terça-feira, que foi "coerente e conforme à lei" na auditoria ao património da Segurança Social e considerou "inaceitáveis" tomadas de posição públicas que não o respeitem institucionalmente. Em causa está …