Dezenas de tartarugas ameaçadas de extinção encontradas esfaqueadas até à morte no Japão

1

Entre 30 a 50 tartarugas ameaçadas de extinção foram encontradas, na quinta-feira passada, a sangrar com feridas no pescoço e barbatanas, perto de uma praia na ilha remota de Kumejima, cerca de 1.600 quilómetros a sudoeste de Tóquio.

Um pescador confessou ter esfaqueado até à morte dezenas de tartarugas-verdes depois de estas terem sido apanhadas pelas suas redes de pesca. Algumas criaturas foram encontradas mortas, enquanto outras estavam a esvair-se em sangue.

Foi “uma cena extremamente horrível”, disse Yoshimitsu Tsukakoshi, membro da equipa de Kumejima Umigame-kan, um órgão local de conservação de tartarugas, citado pela AFP. “As tartarugas são criaturas gentis e afastam-se quando os humanos se aproximam delas. Eu não conseguia acreditar que isto poderia acontecer nos dias de hoje”.

O pescador, cujo nome não foi divulgado, disse que soltou muitas das tartarugas emaranhadas, mas depois de lutar com os animais, começou a esfaqueá-las para tentar enfraquecê-las.

Quase todas as espécies de tartarugas marinhas estão classificadas como animais ameaçados ou em perigo de extinção. Estão também listadas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, detalha a VICE.

Recentemente, um número cada vez maior de tartarugas tem incomodado alguns pescadores, de acordo com Yuji Tabata, presidente da Associação Cooperativa de Pesca de Kumejima.

“Elas ficam presas nas redes ou podem colidir com barcos e causar acidentes”, disse Tabata à VICE.

“O pescador disse que nunca viu tantas tartarugas nas suas redes. Ele agora arrepende-se”, contou Tabata. “Ele disse que se sentiu em perigo”.

Embora a polícia não tenha confirmado quantas tartarugas morreram, o Museu da Tartaruga Marinha recolheu uma carcaça para investigar a causa da morte.

“Estamos no processo de apresentar ideias para que isto não aconteça novamente”, finalizou Yuji Tabata.

As tartarugas-verdes podem pesar mais de 315 quilos e podem ser mal-humoradas quando se sentem ameaçadas. Os pescadores também disseram que as tartarugas comem e diminuem a oferta de mozuku cultivado – uma especialidade local de algas marinhas.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.