Tartaruga em vias de extinção tinha 915 moedas no estômago

STR THAILAND OUT / EPA

-

A superstição de atirar moedas para fontes e lagos para dar sorte quase matou uma tartaruga marinha, de uma espécie em vias de extinção, na Tailândia, que acumulou mais de 900 moedas no estômago.

A tartaruga marinha fêmea, que ganhou a alcunha de “Banco”, estava a morrer de uma infeção causada pela rotura da sua carapaça ventral, causada pelos cinco quilos de peso provocado pelas moedas.

A operação à tartaruga marinha verde, de 25 anos, foi feita por uma equipa de veterinários de Banguecoque, cirurgiões da Faculdade de Veterinária da Universidade de Chulalongkorn.

As 915 moedas formaram uma bola no estômago do animal e os especialistas não a conseguiram remover inteira pela incisão de dez centímetros que tinham feito. Assim, demoraram quatro horas a extrair poucas moedas de cada vez, muitas delas parcialmente corroídas ou já meio dissolvidas.

“O resultado é satisfatório. Agora até que ponto vai a recuperação já depende da ‘Banco'”, declarou Pasakorn Briksawan, um dos elementos da equipa.

A tartaruga vai ficar em dieta líquida nas próximas duas semanas.

Muitos tailandeses acreditam que atirar moedas às tartarugas traz longevidade e foi isso mesmo que, ao longo de vários anos, fez quem visitava o lago onde vivia a tartaruga, na cidade de Sri Racha (Leste da Tailândia).

Uma tartaruga marinha verde – uma espécie em risco de extinção – tem uma esperança média de vida de 80 anos, disse Roongroje Thanawongnuwech, reitor da Faculdade de Veterinária da Universidade de Chulalongkorn.

O caso desta tartaruga – encontrada já em más condições pela Marinha tailandesa – foi tornado público no mês passado, tendo sido recolhidos quase 15 mil baht (428 dólares) em donativos para pagar a cirurgia.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O estêrco humano vai acabar com a vida de muitas espécies, e os Tailandeses são mestres na extinção de espécies.

  2. Mais uma vez se comprova que crendices idiotas e coisas desse tipo com o mesmo nível de estupidez, burrice e ignorância só destroem o planeta e os seres que nele (sobre)vivem, incluindo “los humanos”.
    Preservar e respeitar sempre foram palavras que se subjugam a muitas outras mas que têm um valor muito superior, pra quem não é cego e tem pelo menos 2 neurónios claro está.

  3. Não tenho dúvida que a espécie dos 7000 milhões – homo sapiens , acabara por destruir todas as outras espécies de bichos e plantas!…. Estou convencido, apesar de tudo que este homo possa sofrer um redução substancial de população , talvez uma guerra nuclear, um vírus ou outra catástrofe natural global possa ajudar …

RESPONDER

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2020-21. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …