Pode haver sobreviventes da sonda israelita que se despenhou na Lua (sim, são tardígrados)

Uma missão israelita, que tinha a Lua como destino, fracassou mas a sua carga pode ter sobrevivido. Os cientistas acreditam que os tardígrados da sonda espacial israelita Beresheet podem estar vivos na Lua.

A Beresheet, que esteve perto de se tornar na primeira missão lunar privada bem sucedida, fracassou a sua missão quando a sonda se despenhou na Lua, numa tentativa de pouso a 11 de abril.

De acordo com o The Guardian, para além de toda a tecnologia que se perdeu no acidente, a Beresheet tinha também uma carga incomum: tardígrados, ou ursos de água, conhecidos como os animais mais resistentes à face da Terra.

A sonda tinha como carga a primeira biblioteca lunar da fundação, um arquivo do tamanho de um DVD que continha 30 milhões de páginas de informações, amostras de ADN humano e milhares de tardígrados.

“O nosso trabalho é garantir que protegemos a nossa herança – tanto o nosso conhecimento, como a nossa biologia”, revela Nova Spivack, fundador da organização Arch Mission Foundation.

Bruce Ha

O arquivo lunar continha milhares de imagens de alta resolução de livros, comprimidas em apenas alguns centímetros quadrados.

Bruce Ha

Uma cópia da primeira camada do arquivo lunar da Beresheet.

Os tardígrados foram selados numa camada de resina e outros milhares de ursos de água foram colocados em fita adesiva para manter os arquivos intactos.

Agora, a organização responsável pela viagem dos animais microscópicos — que tem como objetivo encontrar uma alternativa para a Terra —, disse que os organismos podem ter escapado da colisão com vida. “Esta carga pode ser a única sobrevivente da missão“, disse Nova Spivack, à Wired.

O organismo tem a capacidade de murchar como uma semente, o que expulsa quase toda a sua água e reduz o seu metabolismo. Desta forma, consegue sobreviver em condições que, por norma, seriam fatais.

Os ursos de água já foram encontrados no topo de montanhas, em desertos tórridos e, em lagos subglaciais na Antártida. Em 2007, cientistas descobriram que os tardígrados inativos são tão resistentes que podem sobreviver à radiação severa e ao vácuo gelado das viagens espaciais.

Se os micro-animais ainda estão intactos, é um palpite. Todos os ursos de água lunares encontrados pelo futuros Homens vão ter de regressar à Terra ou a algum lugar com atmosfera, para que seja possível voltar a hidratá-los.

Nova Spivack explicou também que um cenário em que os tardígrados possam colonizar a Lua é improvável, pois neste momento os animais encontram-se numa espécie de dormência biológica, avança a Exame Informática.

Os tardígrados não podem colonizar a Lua porque não há atmosfera nem água líquida”, disse Lukasz Kaczmarek, especialista em ursos de água da Universidade Adam Mickiewicz ao The Guardian. “Podia ser possível trazê-los de volta à Terra e depois adicionar a água; provavelmente ressuscitavam“, acrescenta.

DR, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Vc é perfeito idiota!
      São seis missões bem sucedidas de pouso na Lua entre 20/07/1969 e 1972, totalizando 12 astronautas pisando na Lua e 18 nas missões ( 1 astronauta sempre ficava no módulo lunar orbitando a lua aguardando a subida dos 2 que desceram).
      Leia mais!
      Informe-se mais!
      Tive o prazer de ver pela TV, ao vivo, a primeira descida dos 2 astronautas da primeira missão na Lua.
      Usamos as tecnologias desenvolvidas para estas missões até hoje.
      Saia deste mundo de desinformação amigo.

      • A foto da apolo 17 astronalta fincando a bandeira dos E.U.A no solo Lunar as nuvens são idênticas de uma foto Apolo 11(famosa) tirada da terra da órbita da Lua a+ ou – 3 ANOS E meio Pequise e verás.

      • Seguindo o seu conselho de ler mais e se informar, sugiro que você se atualize, pois vários estudos comprovam e provam que o homem não foi a lua, tudo não passou de um engodo americano na época da guerra fria. Mas claro que não vou deixar tudo mastigado aqui. Busque e verás. Ah a rede globo está aí de prova que nem tudo que se vê na tv é verdade

  1. Eu acho que só um idiota como você, não acredita no homem na lua. Você deve ser do tipo que acha que a Terra é chata. Eu na verdade, tenho dó de você. Deve acreditar que as vacinas são invenção, não acredita na ciência, mas toma aspirina para dor de cabeça.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …