Pode haver sobreviventes da sonda israelita que se despenhou na Lua (sim, são tardígrados)

Uma missão israelita, que tinha a Lua como destino, fracassou mas a sua carga pode ter sobrevivido. Os cientistas acreditam que os tardígrados da sonda espacial israelita Beresheet podem estar vivos na Lua.

A Beresheet, que esteve perto de se tornar na primeira missão lunar privada bem sucedida, fracassou a sua missão quando a sonda se despenhou na Lua, numa tentativa de pouso a 11 de abril.

De acordo com o The Guardian, para além de toda a tecnologia que se perdeu no acidente, a Beresheet tinha também uma carga incomum: tardígrados, ou ursos de água, conhecidos como os animais mais resistentes à face da Terra.

A sonda tinha como carga a primeira biblioteca lunar da fundação, um arquivo do tamanho de um DVD que continha 30 milhões de páginas de informações, amostras de ADN humano e milhares de tardígrados.

“O nosso trabalho é garantir que protegemos a nossa herança – tanto o nosso conhecimento, como a nossa biologia”, revela Nova Spivack, fundador da organização Arch Mission Foundation.

Bruce Ha

O arquivo lunar continha milhares de imagens de alta resolução de livros, comprimidas em apenas alguns centímetros quadrados.

Bruce Ha

Uma cópia da primeira camada do arquivo lunar da Beresheet.

Os tardígrados foram selados numa camada de resina e outros milhares de ursos de água foram colocados em fita adesiva para manter os arquivos intactos.

Agora, a organização responsável pela viagem dos animais microscópicos — que tem como objetivo encontrar uma alternativa para a Terra —, disse que os organismos podem ter escapado da colisão com vida. “Esta carga pode ser a única sobrevivente da missão“, disse Nova Spivack, à Wired.

O organismo tem a capacidade de murchar como uma semente, o que expulsa quase toda a sua água e reduz o seu metabolismo. Desta forma, consegue sobreviver em condições que, por norma, seriam fatais.

Os ursos de água já foram encontrados no topo de montanhas, em desertos tórridos e, em lagos subglaciais na Antártida. Em 2007, cientistas descobriram que os tardígrados inativos são tão resistentes que podem sobreviver à radiação severa e ao vácuo gelado das viagens espaciais.

Se os micro-animais ainda estão intactos, é um palpite. Todos os ursos de água lunares encontrados pelo futuros Homens vão ter de regressar à Terra ou a algum lugar com atmosfera, para que seja possível voltar a hidratá-los.

Nova Spivack explicou também que um cenário em que os tardígrados possam colonizar a Lua é improvável, pois neste momento os animais encontram-se numa espécie de dormência biológica, avança a Exame Informática.

Os tardígrados não podem colonizar a Lua porque não há atmosfera nem água líquida”, disse Lukasz Kaczmarek, especialista em ursos de água da Universidade Adam Mickiewicz ao The Guardian. “Podia ser possível trazê-los de volta à Terra e depois adicionar a água; provavelmente ressuscitavam“, acrescenta.

DR, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Vc é perfeito idiota!
      São seis missões bem sucedidas de pouso na Lua entre 20/07/1969 e 1972, totalizando 12 astronautas pisando na Lua e 18 nas missões ( 1 astronauta sempre ficava no módulo lunar orbitando a lua aguardando a subida dos 2 que desceram).
      Leia mais!
      Informe-se mais!
      Tive o prazer de ver pela TV, ao vivo, a primeira descida dos 2 astronautas da primeira missão na Lua.
      Usamos as tecnologias desenvolvidas para estas missões até hoje.
      Saia deste mundo de desinformação amigo.

      • A foto da apolo 17 astronalta fincando a bandeira dos E.U.A no solo Lunar as nuvens são idênticas de uma foto Apolo 11(famosa) tirada da terra da órbita da Lua a+ ou – 3 ANOS E meio Pequise e verás.

      • Seguindo o seu conselho de ler mais e se informar, sugiro que você se atualize, pois vários estudos comprovam e provam que o homem não foi a lua, tudo não passou de um engodo americano na época da guerra fria. Mas claro que não vou deixar tudo mastigado aqui. Busque e verás. Ah a rede globo está aí de prova que nem tudo que se vê na tv é verdade

  1. Eu acho que só um idiota como você, não acredita no homem na lua. Você deve ser do tipo que acha que a Terra é chata. Eu na verdade, tenho dó de você. Deve acreditar que as vacinas são invenção, não acredita na ciência, mas toma aspirina para dor de cabeça.

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …