Pode haver sobreviventes da sonda israelita que se despenhou na Lua (sim, são tardígrados)

Uma missão israelita, que tinha a Lua como destino, fracassou mas a sua carga pode ter sobrevivido. Os cientistas acreditam que os tardígrados da sonda espacial israelita Beresheet podem estar vivos na Lua.

A Beresheet, que esteve perto de se tornar na primeira missão lunar privada bem sucedida, fracassou a sua missão quando a sonda se despenhou na Lua, numa tentativa de pouso a 11 de abril.

De acordo com o The Guardian, para além de toda a tecnologia que se perdeu no acidente, a Beresheet tinha também uma carga incomum: tardígrados, ou ursos de água, conhecidos como os animais mais resistentes à face da Terra.

A sonda tinha como carga a primeira biblioteca lunar da fundação, um arquivo do tamanho de um DVD que continha 30 milhões de páginas de informações, amostras de ADN humano e milhares de tardígrados.

“O nosso trabalho é garantir que protegemos a nossa herança – tanto o nosso conhecimento, como a nossa biologia”, revela Nova Spivack, fundador da organização Arch Mission Foundation.

Bruce Ha

O arquivo lunar continha milhares de imagens de alta resolução de livros, comprimidas em apenas alguns centímetros quadrados.

Bruce Ha

Uma cópia da primeira camada do arquivo lunar da Beresheet.

Os tardígrados foram selados numa camada de resina e outros milhares de ursos de água foram colocados em fita adesiva para manter os arquivos intactos.

Agora, a organização responsável pela viagem dos animais microscópicos — que tem como objetivo encontrar uma alternativa para a Terra —, disse que os organismos podem ter escapado da colisão com vida. “Esta carga pode ser a única sobrevivente da missão“, disse Nova Spivack, à Wired.

O organismo tem a capacidade de murchar como uma semente, o que expulsa quase toda a sua água e reduz o seu metabolismo. Desta forma, consegue sobreviver em condições que, por norma, seriam fatais.

Os ursos de água já foram encontrados no topo de montanhas, em desertos tórridos e, em lagos subglaciais na Antártida. Em 2007, cientistas descobriram que os tardígrados inativos são tão resistentes que podem sobreviver à radiação severa e ao vácuo gelado das viagens espaciais.

Se os micro-animais ainda estão intactos, é um palpite. Todos os ursos de água lunares encontrados pelo futuros Homens vão ter de regressar à Terra ou a algum lugar com atmosfera, para que seja possível voltar a hidratá-los.

Nova Spivack explicou também que um cenário em que os tardígrados possam colonizar a Lua é improvável, pois neste momento os animais encontram-se numa espécie de dormência biológica, avança a Exame Informática.

Os tardígrados não podem colonizar a Lua porque não há atmosfera nem água líquida”, disse Lukasz Kaczmarek, especialista em ursos de água da Universidade Adam Mickiewicz ao The Guardian. “Podia ser possível trazê-los de volta à Terra e depois adicionar a água; provavelmente ressuscitavam“, acrescenta.

DR, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Vc é perfeito idiota!
      São seis missões bem sucedidas de pouso na Lua entre 20/07/1969 e 1972, totalizando 12 astronautas pisando na Lua e 18 nas missões ( 1 astronauta sempre ficava no módulo lunar orbitando a lua aguardando a subida dos 2 que desceram).
      Leia mais!
      Informe-se mais!
      Tive o prazer de ver pela TV, ao vivo, a primeira descida dos 2 astronautas da primeira missão na Lua.
      Usamos as tecnologias desenvolvidas para estas missões até hoje.
      Saia deste mundo de desinformação amigo.

      • A foto da apolo 17 astronalta fincando a bandeira dos E.U.A no solo Lunar as nuvens são idênticas de uma foto Apolo 11(famosa) tirada da terra da órbita da Lua a+ ou – 3 ANOS E meio Pequise e verás.

      • Seguindo o seu conselho de ler mais e se informar, sugiro que você se atualize, pois vários estudos comprovam e provam que o homem não foi a lua, tudo não passou de um engodo americano na época da guerra fria. Mas claro que não vou deixar tudo mastigado aqui. Busque e verás. Ah a rede globo está aí de prova que nem tudo que se vê na tv é verdade

  1. Eu acho que só um idiota como você, não acredita no homem na lua. Você deve ser do tipo que acha que a Terra é chata. Eu na verdade, tenho dó de você. Deve acreditar que as vacinas são invenção, não acredita na ciência, mas toma aspirina para dor de cabeça.

RESPONDER

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …