Tapete voador? Cientistas levitam placas de plástico usando apenas luz (e a NASA já está de olho)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, conseguiu levitar duas pequenas placas de plástico usando apenas luz.

Graças à tecnologia, uma equipa de cientistas da Universidade da Pensilvânia conseguiu desenvolver uma espécie de tapete voador, usando placas de plástico, luz e uma câmara de vácuo. A NASA já está de olho.

Com a energia de um conjunto de LEDs brilhantes numa câmara de vácuo, a equipa conseguiu colocar duas minúsculas placas de plástico Mylar a pairar. Esta é a primeira vez que os cientistas conseguem fazer com que um objeto tão grande flutue usando apenas a luz.

“Quando as duas amostras foram levantadas, houve um suspiro entre nós”, contou à Wired o candidato ao doutoramento em Engenharia da UPenn, Mohsen Azadi.O artigo científico foi publicado no dia 12 de fevereiro na Science Advances.

As placas de plástico, cada uma com a largura de um lápis, levitaram graças à energia dos LEDs que aqueceram a parte inferior especialmente revestida do material. O calor energizou as partículas de ar sob o plástico e empurrou as placas, com um vento muito leve.

O tapete voador, eternizado por Aladdin, pode parecer abstrato, mas a verdade é que este avanço pode ajudar os cientistas a aprender mais sobre a mesosfera. Esta região da atmosfera é muito difícil de estudar por ser inacessível.

Tal não seria um problema se a pressão na atmosfera de Marte não fosse semelhante à mesosfera da Terra. Isso chateia os cientistas, que têm de estudar a nossa mesosfera para poderem, no futuro, desenvolver tecnologias para Marte.

Esta experiência pode servir de modelo teórico para simular como diferentes placas voadoras se comportariam na atmosfera. Os cientistas planeiam desenvolver um sistema de voo capaz de levar pequenos sensores para a mesosfera, usando esta tecnologia de flutuação movida a luz.

Com o uso desta tecnologia, que permite fazer com que as placas pairem no ar, “seria possível descolar uma vez por dia, subir, descer e pousar uma pequena sonda marciana”, afirmou Paul Newman, cientista de Ciências da Terra no Goddard Space Flight Center, da NASA, à Wired. “Seria fantástico.”

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Revelados novos detalhes sobre o Little Foot

O Little Foot passou por momentos difíceis no início da sua vida. Uma nova investigação revelou que o fóssil tem sinais nos dentes que sugerem que foi privado de comida ou que esteve gravemente doente …