TAP vai transportar portugueses retidos em África na próxima semana

A TAP prevê realizar “nos primeiros dias da próxima semana” voos para Praia, Sal, Bissau e São Tomé para permitir o regresso de portugueses retidos, disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) garantiu junto das autoridades locais disponibilidade para a autorização de voos da TAP para permitir o regresso de cidadãos portugueses” retidos em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Em consequência, prosseguiu a fonte, “a TAP prevê viabilizar voos para os seguintes destinos num dos primeiros dias da próxima semana: Praia, Sal, Bissau e São Tomé”.

Números oficiais do Governo, divulgados na quinta-feira, mostram que mais de 3000 portugueses retidos nos estrangeiro estão a receber apoio consular para regressar a Portugal.

Grande parte dos portugueses que pediram ajudam para regressar ao país são estudantes Erasmus – 2800 alunos em 32 países. Há depois turistas no Peru (300), Marrocos (70), Filipinas (30), entre outros países.

Os portugueses nesta situação devem recorrer ao e-mail [email protected] ou à linha telefónica +351 217 929 755.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram. Em Portugal, há 12 mortes e 1280 infeções confirmadas.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.