/

A Tabela Periódica mais antiga do mundo foi encontrada por acaso num armazém

Cientistas da Universidade de St. Andrews acreditam ter encontrado o primeiro exemplo sobrevivente de uma tabela periódica de sala de aula.

O químico Dmitri Mendeleev fez a sua famosa revelação sobre a periodicidade em 1869 e a tabela de St Andrews é bastante semelhante, mas não idêntica à segunda tabela de Mendeleev de 1871.

A tabela, impressa em alemão sobre papel de linho, foi descoberto em 2014, enquanto funcionários da Escola de Química estavam a limpar o seu armazém, de acordo com um comunicado da Universidade.

Entre a desordem de equipamentos de laboratório e frascos químicos, os funcionários encontraram um antigo depósito de cartas de ensino enormes e enroladas. Um dos pergaminhos continha a tabela periódica – com tinta em papel tão velho que começou a destruir-se quando foi tocada.

Uma inscrição no canto inferior esquerdo – Verlag v. Lenoir & Forster, Wien – identifica um impressor científico que operou em Viena entre 1875 e 1888. Outra inscrição – Lith. von Ant. Hartinger & Sohn, Wien – identifica o litógrafo do gráfico, que morreu em 1890.

O professor Eric Scerri, da Universidade da Califórnia, datou a tabela entre 1879 e 1886 com base nos elementos representados. Por exemplo, tanto o gálio quanto o escândio, descobertos em 1875 e 1879, respetivamente, estão presentes, enquanto o germânio, descoberto em 1886, não está.

A investigadora da Universidade de St. Andrews, M Pilar Gil, encontrou uma entrada nos registos da transação financeira nos arquivos de St Andrews que registava a compra de uma tabela de 1885 pelo professor Thomas Purdie do catálogo alemão de C Gerhardt (Bonn) por três marcos (equivalente a 1,53 euros) em outubro de 1888.

Esta entrada e evidência de compra por correspondência parece definir a origem da Tabela Periódica de St Andrews. Foi produzido em Viena em 1885 e foi comprado pelo professor Purdie em 1888. Segundo a Universidade, esta tabela parece ser a única da sua altura a sobreviver em toda a Europa.

“A descoberta da Tabela Periódica mais antiga do mundo na Universidade de St Andrews é notável”, disse David O’Hagan, professor de química da Universidade de St Andrews. “A tabela estará disponível para estudo e exibição na Universidade e temos uma série de eventos planeados em 2019, designado ano internacional da tabela periódica pelas Nações Unidas, para coincidir com o 150º aniversário da criação da tabela por Mendeleev.”

“Estamos muito satisfeitos por agora saber quando é que a mais antiga Tabela Periódica conhecida chegou a St Andrews para ser usada no ensino“, disse Gabriel Sewell, Chefe de Coleções Especiais da Universidade de St. Andrews.

“Graças à generosidade do National Manuscripts Conservation Trust, a tabela foi preservada para as gerações atuais e futuras e estamos ansiosos para torná-la acessível a todos.”

ZAP // Sci News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.