Tabaqueiras americanas obrigadas a fazer campanha contra o tabaco

A partir do próximo sábado, as maiores empresas tabaqueiras dos EUA serão obrigadas a promover anúncios que clarifiquem com objectividade o perigo e os efeitos nocivos de fumar.

Historicamente, as companhias tabaqueiras sempre encontraram forma de esconder ou suavizar os terríveis malefícios que o fumo provoca – quer, no passado, chegando a tentar fazer crer que o cigarro fazia bem, quer usando respostas evasivas e abstractas para comentar os efeitos que o tabagismo pode trazer aos consumidores.

A partir do próximo sábado, porém, as maiores tabaqueiras norte-americanas serão obrigadas a divulgar anúncios que clarifiquem de forma objectiva o perigo e os efeitos nocivos do consumo do tabaco.

Chamados  “declarações correctivas”, estes anúncios – impostos por decisão do Supremo Tribunal – serão divulgados nos jornais e na televisão, para tentar compensar as muitas décadas de negligência da indústria e o seu impacto na saúde pública. Uma parte do “castigo” é obrigar as próprias empresas a divulgar e pagar os anúncios.

Os anúncios serão ainda distribuídos nos sites das empresas, e brevemente nos próprios maços de tabaco. Um anúncio online explicou em detalhe o conteúdo que as empresas tabaqueiras de divulgar.

“O Supremo Tribunal ordenou que as empresas Altria, RJ Reynolds, Lorillard e Philip Morris publiquem este anúncio acerca dos efeitos do tabagismo sobre a saúde. Fumar mata, em média, 1200 americanos por dia”, diz o anúncio, que realça ainda de forma clara e directa que “morrem mais pessoas por ano devido ao tabaco do que por homicídio, SIDA, suicídio, droga, acidentes de viação e álcool — juntos”.

(dr)

Anúncios a tabaco nos anos 50. Outros tempos.

A luta da justiça norte-americana com as grandes empresas tabaqueiras arrasta-se há 11 anos, desde que as companhias perderam inicialmente a acção, mas continuaram a paralisar o processo, litigando pequenos detalhes sobre os termos, o texto, as medidas e as imagens dos anúncios.

Se a medida irá significar uma mudança real nos hábitos da população, só o futuro dirá. Mas obrigar as empresas – não só de tabaco, mas de alimentos, álcool e drogas legais – a dizer a verdade, deveria ser o mínimo exigível em qualquer circunstância.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

António Costa reeleito secretário-geral do PS com 94% dos votos

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …