Tabaco de mentol vai sair do mercado

O tabaco de mentol, assim como o tabaco de enrolar, serão retirados das prateleiras já este ano. A proibição entra em vigor a partir de maio.

Em 2016, o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) validou as novas normas sobre o tabaco, que confirmam a proibição da comercialização de cigarros com sabores, aproveitando para uniformizar também o formato e o tamanho dos alertas sobre os riscos do tabaco para a saúde.

Desta forma, os maços passaram a ter uma mensagem de advertência e uma fotografia a cores, que cobre 65% da superfície externa da embalagem, na parte da frente e no verso.

Segundo o Correio da Manhã, os cigarros de mentol e o tabaco de enrolar serão retirados das prateleiras este ano, com a proibição entrando em vigor a partir de maio de 2020.

Esta proibição levará os consumidores a procurar alternativas, como o IQOS, o dispositivo de tabaco aquecido fabricado pela Philip Morris International Inc., que está isento das regras pendentes.

A AFP avança que, para apreciação dos juízes, estavam queixas da Polónia e da Roménia, e vários pedidos de esclarecimento do Reino Unido, sobre a diretiva do tabaco aprovada em 2014 – Diretiva 2014/40/UE -, mas todos acabaram por ver as reclamações chumbadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.