/

Afinal, o T-Rex tinha a língua colada no fundo da boca

O mito chegou ao fim. A imagem feroz e clássica que temos de dinossauros como o T-Rex foi agora posta em causa, depois de uma recente investigação ter revelado que estes animais tinham a língua colada no fundo da boca.

A maior parte dos dinossauros, incluindo o Tiranossauro Rex, não conseguiam fazer grandes movimentos com a sua língua. À semelhança dos crocodilos, a maior parte dos dinossauros tinham as suas línguas firmemente coladas ao fundo da boca.

Fósseis descobertos por arqueólogos no norte da China contradizem as imagens de dinossauros que são muitas vezes divulgadas. Não! O Tiranossauro Rex não tem a língua igual à dos lagartos.

“Os dinossauros foram retratados de uma maneira errada por um longo período de tempo”, disse a investigadora Julia Clarke, da Universidade do Texas, em Austin.

Segundo os investigadores da Universidade do Texas e da Academia Chinesa de Ciências, cujo trabalho foi esta quinta-feira publicado na PLOS One, a conclusão é válida para a maioria dos dinossauros.

A chave para esta brilhante conclusão está num osso particular e delicado, o osso hioide, que está na base da língua. “A língua é muitas vezes esquecida, mas ela oferece-nos informação muito importante sobre os estilos de vida dos animais extintos”, diz, em comunicado, o autor principal do artigo científico, Zhiheng Li.

Depois de analisarem os fósseis de várias espécies de dinossauros, incluindo o T-Rex, os investigadores concluíram que estão mais próximos dos jacarés e crocodilos, com uma língua que era pouco móvel.

“Na maioria dos dinossauros, os ossos da língua são muito curtos e nos crocodilianos que têm um osso curto, a língua está completamente presa ao fundo da boca”, diz Clarke.

Isto significa que quando vemos um dinossauro na televisão a emitir sons verdadeiramente assustadores, ou quando os vemos a voar com a língua de fora, estamos a ser completamente enganados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.