Afinal, o T-Rex tinha a língua colada no fundo da boca

O mito chegou ao fim. A imagem feroz e clássica que temos de dinossauros como o T-Rex foi agora posta em causa, depois de uma recente investigação ter revelado que estes animais tinham a língua colada no fundo da boca.

A maior parte dos dinossauros, incluindo o Tiranossauro Rex, não conseguiam fazer grandes movimentos com a sua língua. À semelhança dos crocodilos, a maior parte dos dinossauros tinham as suas línguas firmemente coladas ao fundo da boca.

Fósseis descobertos por arqueólogos no norte da China contradizem as imagens de dinossauros que são muitas vezes divulgadas. Não! O Tiranossauro Rex não tem a língua igual à dos lagartos.

“Os dinossauros foram retratados de uma maneira errada por um longo período de tempo”, disse a investigadora Julia Clarke, da Universidade do Texas, em Austin.

Segundo os investigadores da Universidade do Texas e da Academia Chinesa de Ciências, cujo trabalho foi esta quinta-feira publicado na PLOS One, a conclusão é válida para a maioria dos dinossauros.

A chave para esta brilhante conclusão está num osso particular e delicado, o osso hioide, que está na base da língua. “A língua é muitas vezes esquecida, mas ela oferece-nos informação muito importante sobre os estilos de vida dos animais extintos”, diz, em comunicado, o autor principal do artigo científico, Zhiheng Li.

Depois de analisarem os fósseis de várias espécies de dinossauros, incluindo o T-Rex, os investigadores concluíram que estão mais próximos dos jacarés e crocodilos, com uma língua que era pouco móvel.

“Na maioria dos dinossauros, os ossos da língua são muito curtos e nos crocodilianos que têm um osso curto, a língua está completamente presa ao fundo da boca”, diz Clarke.

Isto significa que quando vemos um dinossauro na televisão a emitir sons verdadeiramente assustadores, ou quando os vemos a voar com a língua de fora, estamos a ser completamente enganados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …