“Swatting”. Chamada de emergência falsa vale pena de 20 anos de prisão

Georgi Licovski / EPA

Tyler Barriss foi condenado, nos Estados Unidos, a uma pena de 20 anos de prisão. na origem do caso está uma chamada de emergência falsa, que se tornou uma tragédia.

Tyler Barriss, um norte-americano de 26 anos, foi condenado a 20 anos de prisão por fazer chamadas falsas para o número de emergência dos Estados Unidos (911, o equivalente ao 112 na Europa). Uma dessas chamadas teve um fina trágico: levou um polícia a matar um homem.

A chamada foi realizada na sequência de uma aposta entre Barriss e outro utilizador, enquanto jogavam online Call of Duty, um videojogo que tem como cenário a II Guerra Mundial.



O jovem em causa já se tinha declarado culpado de um total de 51 acusações relacionadas com ameaças e chamadas falsas em novembro do ano passado. Bariss aceitou o acordo judicial que lhe atribuía uma pena de prisão de 20 anos, muito acima dos dez anos habituais neste tipo de crimes.

Segundo o Ars Technica, esta é a pena mais dura alguma vez aplicada na sequência de um caso “swatting” – uma prática em que alguém relata uma emergência falsa num determinado endereço para que a equipa de SWAT (força especial de intervenção) se desloque ao local, com o objetivo de perturbar e atingir a pessoa que vive nessa casa.

No caso de Bariss, tudo começou no dia 28 de dezembro de 2017, quando um jogador de Ohio o desafiou a fazer “swatting” a um jogador que vivia no Kansas. O jovem cumpriu o pedido e ligou para a polícia a denunciar um falso tiroteio com sequestro na morada pedida.

Contudo, o endereço era antigo e nessa casa vivia uma pessoa que nada tinha a ver com a situação: Andrew Finch, de 28 anos. A polícia acabou por se deslocar para o local e quando Finch abriu aporta, um agente atirou e acertou no jovem, que acabou por falecer.

Bariss era conhecido no Twitter como sendo “bom no swatting”, o que contribuiu para uma pena maior do que seria de esperar. Em tribunal, o jovem norte-americano pediu desculpa à família de Andrew Finch e assumiu total responsabilidade. “Se pudesse voltar atrás, voltaria, mas não há nada que eu possa fazer. Sinto muito.”

O advogado de Tyler Barriss lembrou em tribunal que o jovem tinha crescido num ambiente familiar conturbado – o pai morreu quando era jovem, a mãe abandonou-o e o seu melhor amigo era alguém que apenas conhecia online. Foi na comunidade de jogos online que acabou por encontrar conforto, tornando-se num “serial swatter”.

O FBI reconhece a prática de “swatting” como uma ameaça desde 2008.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …