“Swatting”. Chamada de emergência falsa vale pena de 20 anos de prisão

Georgi Licovski / EPA

Tyler Barriss foi condenado, nos Estados Unidos, a uma pena de 20 anos de prisão. na origem do caso está uma chamada de emergência falsa, que se tornou uma tragédia.

Tyler Barriss, um norte-americano de 26 anos, foi condenado a 20 anos de prisão por fazer chamadas falsas para o número de emergência dos Estados Unidos (911, o equivalente ao 112 na Europa). Uma dessas chamadas teve um fina trágico: levou um polícia a matar um homem.

A chamada foi realizada na sequência de uma aposta entre Barriss e outro utilizador, enquanto jogavam online Call of Duty, um videojogo que tem como cenário a II Guerra Mundial.

O jovem em causa já se tinha declarado culpado de um total de 51 acusações relacionadas com ameaças e chamadas falsas em novembro do ano passado. Bariss aceitou o acordo judicial que lhe atribuía uma pena de prisão de 20 anos, muito acima dos dez anos habituais neste tipo de crimes.

Segundo o Ars Technica, esta é a pena mais dura alguma vez aplicada na sequência de um caso “swatting” – uma prática em que alguém relata uma emergência falsa num determinado endereço para que a equipa de SWAT (força especial de intervenção) se desloque ao local, com o objetivo de perturbar e atingir a pessoa que vive nessa casa.

No caso de Bariss, tudo começou no dia 28 de dezembro de 2017, quando um jogador de Ohio o desafiou a fazer “swatting” a um jogador que vivia no Kansas. O jovem cumpriu o pedido e ligou para a polícia a denunciar um falso tiroteio com sequestro na morada pedida.

Contudo, o endereço era antigo e nessa casa vivia uma pessoa que nada tinha a ver com a situação: Andrew Finch, de 28 anos. A polícia acabou por se deslocar para o local e quando Finch abriu aporta, um agente atirou e acertou no jovem, que acabou por falecer.

Bariss era conhecido no Twitter como sendo “bom no swatting”, o que contribuiu para uma pena maior do que seria de esperar. Em tribunal, o jovem norte-americano pediu desculpa à família de Andrew Finch e assumiu total responsabilidade. “Se pudesse voltar atrás, voltaria, mas não há nada que eu possa fazer. Sinto muito.”

O advogado de Tyler Barriss lembrou em tribunal que o jovem tinha crescido num ambiente familiar conturbado – o pai morreu quando era jovem, a mãe abandonou-o e o seu melhor amigo era alguém que apenas conhecia online. Foi na comunidade de jogos online que acabou por encontrar conforto, tornando-se num “serial swatter”.

O FBI reconhece a prática de “swatting” como uma ameaça desde 2008.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …