/

Suspensão do Alemanha-Holanda evitou ataque terrorista

Julian Stratenschulte / EPA

-

A suspensão do jogo amigável entre as seleções da Alemanha e da Holanda que ia acontecer esta terça-feira, em Hanover, evitou mais um “ataque terrorista minuciosamente planeado”, segundo fontes dos serviços secretos alemães citadas hoje pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (FAS).

O plano era detonar três bombas no interior do estádio IDH Arena enquanto decorria o jogo de futebol amigável entre a Alemanha e a Holanda, outra numa paragem de autocarro e uma última numa estação de comboios, segundo informações dos serviços secretos franceses comunicadas aos homólogos alemães.

Contudo, a célula jihadista que preparava este atentado continua em liberdade e poderá perpetrar outros ataques, adianta a mesma fonte ao jornal alemão.

A informação dos serviços secretos franceses incluía as identidades dos suspeitos, mas que até agora estão fora do radar dos serviços secretos alemães, que entretanto aumentaram a vigilância aos jihadistas considerados perigosos com o objetivo de encontrar os suspeitos.

O jornal alemão Hannoversche Allgemeine Zeitung já avançou na última sexta-feira, citando os serviços secretos franceses, que a célula jihadista que alegadamente pretendia atacar durante o jogo amigável era composta por cinco pessoas e queria detonar cinco explosivos.

Este jornal alemão também assegurava que o líder desta presumível célula tem nacionalidade alemã, mas não dava mais pormenores sobre as identidades dos outros elementos.

A Procuradoria-Geral alemã assumiu na última quinta-feira a investigação da suspensão do jogo de futebol na terça-feira por ameaça jihadista por um presumível delito de formação de associação terrorista.

O encontro foi suspenso à última hora por “indícios concretos” de que ia ocorrer um ataque com “explosivos”, segundo a polícia de Hanover.

O Governo alemão apoiou por unanimidade a decisão da suspensão do jogo, hora e meia antes do início previsto, mas sem querer entrar em detalhes.

As forças de segurança alemãs, que destacaram um forte dispositivo em Hanover devido ao jogo, não apreenderam quaisquer explosivos – apesar de vários falsos alarmes – nem fizeram qualquer detenção.

O FAS indica que a célula perante o alerta reservou as bombas para outra ocasião.

/Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.