Surto de legionella no Norte do país já fez seis mortos e 64 infetados

1

(dr) Legionella Control International

O surto de legionella que está a afetar o Norte do país já fez seis vítimas mortais e pelo menos 64 infetados. Os técnicos de saúde pública, em coordenação com as unidades de saúde locais, estão no terreno a tentar apurar a sua origem.

De acordo com a TSF, o surto de legionella na zona de Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde já fez seis vítimas mortais. Fonte do Hospital Pedro Hispano confirmou à rádio que, esta terça-feira, morreu mais um doente que estava internado.

Desde o início do surto, a 29 de outubro, este hospital em Matosinhos regista um total de 35 doentes internados, dos quais quatro faleceram e 11 já tiveram alta. Já no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde estão internados 13 doentes, sendo que quatro tiveram alta. Há, pelo menos, 64 infetados.

Ainda segundo a TSF, as vítimas mortais têm mais de 80 anos e residiam nestes três concelhos nos Norte do país, mas não tinham qualquer ligação entre si.

Os técnicos de saúde pública, em coordenação com as unidades de saúde locais, estão no terreno a tentar apurar a origem do surto. Segundo o Jornal de Notícias, a fonte considerada mais provável é uma torre de refrigeração entre o sul do concelho de Vila do Conde e o norte de Matosinhos.

A doença do legionário, provocada pela bactéria Legionella Pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

A Direção-Geral da Saúde apela às pessoas com sintomas desta doença (febre, tosse seca, dificuldades respiratórias, dores musculares e de cabeça) para ligarem para a linha SNS24.

ZAP //

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.