Supertaça: nunca uma equipa tinha estado em campo com 11 estrangeiros

Paulo Novais / Lusa

Em Aveiro, na derrota frente ao FC Porto, Rafa foi o único português na equipa inicial do Benfica. Mas foi substituído na segunda parte, quando entrou Seferović.

Jorge Jesus no Benfica é sinónimo de vários troféus conquistados e é também sinónimo de pouca (ou, por vezes, nenhuma) aposta em futebolistas portugueses.

Coincidência ou não, as fichas de jogo demonstram vários exemplos disso entre 2009 e 2015, na sua primeira passagem pela Luz. Na Supertaça 2020 surgiu mais um caso inédito na história do Benfica: 11 futebolistas estrangeiros em campo.

Aliás, na Supertaça Cândido de Oliveira nunca tinha acontecido, nem no Benfica, nem noutra equipa qualquer.

Como André Almeida e Pizzi estavam fora das opções, na noite passada até podia ter aparecido um 11 inicial do Benfica sem portugueses, frente ao FC Porto (0-2); não aconteceu porque Rafa foi titular em Aveiro. No entanto, quase a meio da segunda parte, o internacional português saiu e Seferović entrou.

Ficaram em campo dois brasileiros, dois alemães, um grego, um belga, um argentino, um espanhol, um marroquino, um uruguaio e um suíço.

Nove países representados – Portugal não era um deles. Este cenário começou aos 63 minutos e durou até muito perto do apito final, quando entraram Nuno Tavares e Diogo Gonçalves – os dois únicos lusos no banco de suplentes do Benfica.

Um contraste em relação à Supertaça da época passada. No dia 4 de agosto de 2019 o Benfica goleou o Sporting com 5-0 com seis portugueses entre os titulares escolhidos por Bruno Lage: Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Florentino, Pizzi e Rafa. Chiquinho e Jota, que começaram o dérbi como suplentes, também jogaram.

Ao longo da última década, o Benfica foi o clube com mais presenças na Supertaça (sete contra seis do FC Porto). Além dos futebolistas já mencionados, foi contando ainda com outros portugueses em campo nesses jogos: Bruno Varela, André Almeida, Pizzi, Eliseu, Nélson Semedo, André Horta, Sílvio, Gonçalo Guedes, Ruben Amorim e Bebé.

Como curiosidade, a última vez em que FC Porto e Benfica tinham disputado a Supertaça havia sido há precisamente 10 anos.

Em agosto de 2010, Ruben Amorim, César Peixoto, Carlos Martins e Fábio Coentrão foram titulares pelo conjunto da Luz. Esse jogo também decorreu em Aveiro e o FC Porto também ganhou por 2-0, com golos de Rolando e de Falcao.

FC Porto tinha ficado perto deste registo

Em três edições da Supertaça, houve uma equipa que quase ficou sem portugueses em campo – o FC Porto.

Em três edições consecutivas, curiosamente: em 2011, Rolando foi o único português do FC Porto a terminar o jogo; em 2012, Miguel Lopes foi o único luso titular; em 2013, Josué foi o único português a terminar o encontro.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O FCP ganha o troféu e este é o único conteúdo na notícia?…A falar do Benfica e para dizer que jogou com 11 estrangeiros?….Muito, mas muito fraco.

    • MC – Se bem me recordo já há bastantes anos atrás os benfiquistas como é do seu hábito com a sua fanfarronice, gozavam com os sportinguistas por terem nas suas fileiras um ou dois estrangeiros, agora meus amigos, assoem-se lá a esse lenço e o melhor que fazem é ficar caladinhos porque aquilo está contaminado de graves males por todos os poros, só que a justiça parece ter montado sede na “catedral”.

RESPONDER

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …