Supertaça: nunca uma equipa tinha estado em campo com 11 estrangeiros

Paulo Novais / Lusa

Em Aveiro, na derrota frente ao FC Porto, Rafa foi o único português na equipa inicial do Benfica. Mas foi substituído na segunda parte, quando entrou Seferović.

Jorge Jesus no Benfica é sinónimo de vários troféus conquistados e é também sinónimo de pouca (ou, por vezes, nenhuma) aposta em futebolistas portugueses.

Coincidência ou não, as fichas de jogo demonstram vários exemplos disso entre 2009 e 2015, na sua primeira passagem pela Luz. Na Supertaça 2020 surgiu mais um caso inédito na história do Benfica: 11 futebolistas estrangeiros em campo.

Aliás, na Supertaça Cândido de Oliveira nunca tinha acontecido, nem no Benfica, nem noutra equipa qualquer.

Como André Almeida e Pizzi estavam fora das opções, na noite passada até podia ter aparecido um 11 inicial do Benfica sem portugueses, frente ao FC Porto (0-2); não aconteceu porque Rafa foi titular em Aveiro. No entanto, quase a meio da segunda parte, o internacional português saiu e Seferović entrou.

Ficaram em campo dois brasileiros, dois alemães, um grego, um belga, um argentino, um espanhol, um marroquino, um uruguaio e um suíço.

Nove países representados – Portugal não era um deles. Este cenário começou aos 63 minutos e durou até muito perto do apito final, quando entraram Nuno Tavares e Diogo Gonçalves – os dois únicos lusos no banco de suplentes do Benfica.

Um contraste em relação à Supertaça da época passada. No dia 4 de agosto de 2019 o Benfica goleou o Sporting com 5-0 com seis portugueses entre os titulares escolhidos por Bruno Lage: Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Florentino, Pizzi e Rafa. Chiquinho e Jota, que começaram o dérbi como suplentes, também jogaram.

Ao longo da última década, o Benfica foi o clube com mais presenças na Supertaça (sete contra seis do FC Porto). Além dos futebolistas já mencionados, foi contando ainda com outros portugueses em campo nesses jogos: Bruno Varela, André Almeida, Pizzi, Eliseu, Nélson Semedo, André Horta, Sílvio, Gonçalo Guedes, Ruben Amorim e Bebé.

Como curiosidade, a última vez em que FC Porto e Benfica tinham disputado a Supertaça havia sido há precisamente 10 anos.

Em agosto de 2010, Ruben Amorim, César Peixoto, Carlos Martins e Fábio Coentrão foram titulares pelo conjunto da Luz. Esse jogo também decorreu em Aveiro e o FC Porto também ganhou por 2-0, com golos de Rolando e de Falcao.

FC Porto tinha ficado perto deste registo

Em três edições da Supertaça, houve uma equipa que quase ficou sem portugueses em campo – o FC Porto.

Em três edições consecutivas, curiosamente: em 2011, Rolando foi o único português do FC Porto a terminar o jogo; em 2012, Miguel Lopes foi o único luso titular; em 2013, Josué foi o único português a terminar o encontro.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O FCP ganha o troféu e este é o único conteúdo na notícia?…A falar do Benfica e para dizer que jogou com 11 estrangeiros?….Muito, mas muito fraco.

    • MC – Se bem me recordo já há bastantes anos atrás os benfiquistas como é do seu hábito com a sua fanfarronice, gozavam com os sportinguistas por terem nas suas fileiras um ou dois estrangeiros, agora meus amigos, assoem-se lá a esse lenço e o melhor que fazem é ficar caladinhos porque aquilo está contaminado de graves males por todos os poros, só que a justiça parece ter montado sede na “catedral”.

RESPONDER

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …