Uma supernova de baixa massa pode ter desencadeado a formação do Sistema Solar

NASA

Uma equipa de investigação liderada por Yong-Zhong Qian, da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Minnesota, nos EUA, defende que uma Supernova de massa baixa desencadeou a formação do nosso Sistema Solar.

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos, uma nuvem de gás e poeira, que eventualmente formou o nosso Sistema Solar, foi perturbada. O colapso gravitacional resultante formou o proto-Sol com um disco protoplanetário que mais tarde viria a formar os planetas, luas, asteroides e outros corpos.

Uma supernova – a explosão de uma estrela no final do seu ciclo de vida – teria energia suficiente para comprimir tal nuvem de gás. No entanto, não havia provas conclusivas para apoiar esta teoria.

De acordo com o estudo publicado na Nature Communications, os cientistas decidiram focar-se nos isótopos de curta duração presentes no início do Sistema Solar que, devido à sua pequena vida, só podiam ter vindo da supernova desencadeante.

As suas abundâncias foram reveladas pelos meteoritos – que revelam bastante acerca da composição do Sistema Solar e, em particular, quais os isótopos de curta duração que a supernova desencadeadora forneceu.

“Esta é a prova que precisamos para explicar a formação do Sistema Solar,” comenta Qian.

As investigações anteriores de Yong-Zhong Qian e da sua equipa concentraram-se em vários mecanismos pelos quais os isótopos de curta duração ocorrem em supernovas de diferentes massas.

Os especialistas perceberam que os esforços anteriores no estudo da formação do Sistema Solar estavam focados numa supernova de alta massa como “gatilho”, o que teria deixado um conjunto de impressões digitais nucleares que não estão presentes no registo meteórico.

Portanto, Qian decidiu investigar se uma supernova de baixa massa, cerca de 12 vezes mais massiva que o nosso Sol, podia explicar o registo de meteoritos.

A equipa de investigadores examinou o Berílio-10, um isótopo que se encontra amplamente distribuído em meteoritos.

Na verdade, a presença do Berílio-10 era uma espécie de mistério. Muitos cientistas teorizaram que a espalação – o processo no qual as partículas altamente energéticas removem protões ou neutrões de um núcleo para formar novos núcleos – por raios cósmicos seria a responsável pelo Berílio-10 encontrado nos meteoritos.

Com recurso a novos modelos de supernovas, Qian e colaboradores descobriram que o Berílio-10 pode ser produzido por espalação de neutrinos tanto em supernovas de baixa massa como alta.

No entanto, apenas uma supernova de massa baixa como “gatilho” para a formação do Sistema Solar é consistente com o registo meteórico em geral.

“Para além de explicar a abundância do Berílio-10, este modelo de supernova de baixa massa também explicaria os isótopos de curta duração do Cálcio-41, do Paládio-107 e alguns outros encontrados em meteoritos”, afirmou Qian.

Os cientistas pretendem, agora, examinar os mistérios restantes dos núcleos de curta duração encontrados em meteoritos.

ZAP / CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …