Supercomputador do tamanho de um selo simula funcionamento do cérebro

IBM Research

Dharmendra Modha, líder da equipa responsável pelo desenvolvimento do TrueNorth

Dharmendra Modha, líder da equipa responsável pelo desenvolvimento do TrueNorth

Cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, criaram um novo modelo de chip de computador inspirado no cérebro humano. O TrueNorth permitirá que novos dispositivos tecnológicos processem a transmissão de dados sensoriais.

O chip, que reproduz a estrutura organizacional do cérebro, tem capacidade para alimentar um supercomputador, utilizando o mínimo de energia. O processador é formado por um milhão de unidades computacionais, denominadas de neurónios. Cada um deles está ligado a outros 256.

O modelo resulta de anos de cooperação entre cientistas coordenados pela empresa IBM, e foi apresentado na revista Science.

“O trabalho cumulativo é de mais de 200 anos numa escala humana”, afirmou à BBC Dharmendra Modha, que liderou o grupo de trabalho, classificando o TrueNorth como “uma nova máquina para uma nova era”.

Porém, e de acordo com a explicação do investigador, aplicações comerciais poderão ainda demorar anos, uma vez que qualquer software para este novo sistema terá de ser escrito do zero. “O nosso chip integra computação, comunicação e memória”, disse Modha.

A estrutura fundamental do TrueNorth são os “centros neurosinápticos” de 256 neurónios cada, criados pela IBM em 2011. Modha e sua equipa conseguiram instalar uma rede de 64 por 64 destes centros num único chip, proporcionando um total de um milhão de neurónios. Tendo em conta que cada um desses neurónios está ligado a outros 256, mais de 256 milhões de sinapses são possíveis.

Trata-se, sem dúvida, de uma complexidade impressionante para um objecto de apenas 3 cm de largura criado pelo homem. Ainda assim, é extremamente simples em comparação com o cérebro – cada neurónio biológico recebe e envia dados em torno de 10 mil ligações.

De entre as muitas aplicações que este novo chip permite está a criação de óculos para cegos que fazem uma análise do ambiente que os rodeia, permitindo-lhes “caminhar com segurança pelas ruas de qualquer cidade sem necessidade de uma ligação Wi-Fi”.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …