Um supercomputador culpou a nossa espécie por aniquilar os neandertais

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Recriação de uma cena da vida de um grupo de Neandertais

De acordo com modelos desenvolvidos num supercomputador, a extinção dos neandertais não foi causada por mudanças repentinas no clima glacial nem por cruzamentos com o Homo sapiens.

Os neandertais viveram na Eurásia durante, pelo menos, 300.00 anos. Há cerca de 43 a 38 mil anos, desapareceram rapidamente da face da Terra, deixando para trás traços genéticos fracos nas atuais populações do Homo sapiens.

A sua extinção coincidiu com um período de intensas alterações climáticas, assim como com a chegada do Homo sapiens à Europa. No entanto, determinar qual destes fatores foi a causa dominante da extinção dos neandertais permaneceu um dos maiores desafios da antropologia evolucionária.

Para apurar que processos desempenharam um papel importante no colapso das populações neandertais, é necessário usar modelos matemáticos. Um recente artigo científico, publicado na Quaternary Science Review, apresenta a primeira simulação realista de modelo computacional da extinção de neandertais na Eurásia.

De acordo com o EurekAlert, o modelo é composto por vários milhares de linhas de código e é executado no supercomputador do IBS Aleph. Os principais parâmetros do modelo são obtidos a partir de simulações realistas de modelos climáticos por computador, dados genéticos e demográficos.

“Esta é a primeira vez que conseguimos quantificar os fatores determinantes da extinção dos neandertais”, disse Axel Timmermann, diretor do IBS Center for Climate Physics da Universidade Nacional de Pusan.

Simulação da densidade populacional de neandertais (esquerda) e Homo sapiens (direita) há 43.000 anos (superior) e há 38.000 anos (inferior)

Ao comparar os resultados com os dados paleo-antropológicos, genéticos e arqueológicos existentes, Timmermann demonstrou que uma extinção realista no modelo de computador só é possível se o Homo sapiens tivesse vantagens significativas sobre os neandertais em termos de exploração dos recursos alimentares existentes.

Apesar de o modelo não especificar os detalhes, são várias as possíveis razões para a superioridade do Homo sapiens, como melhores técnicas de caça, maior resistência a patógenos ou maior nível de fecundidade.

Esta nova abordagem de modelagem por computador identifica a exclusão competitiva como o provável motivo do desaparecimento dos neandertais.

“Não é por acaso que os neandertais desapareceram exatamente na mesma época em que os Homo sapiens começaram a espalhar-se pela Europa”, referiu Timmermann, acrescentando que este estudo “mostra claramente que este evento foi a primeira grande extinção causada pela nossa própria espécie“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Matamos os seus homens na guerra.
    Violamos as suas mulheres
    E oferecemos os seus filhos aos Deuses.
    Fomos os claros vencedores.

RESPONDER

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …