Um supercomputador culpou a nossa espécie por aniquilar os neandertais

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Recriação de uma cena da vida de um grupo de Neandertais

De acordo com modelos desenvolvidos num supercomputador, a extinção dos neandertais não foi causada por mudanças repentinas no clima glacial nem por cruzamentos com o Homo sapiens.

Os neandertais viveram na Eurásia durante, pelo menos, 300.00 anos. Há cerca de 43 a 38 mil anos, desapareceram rapidamente da face da Terra, deixando para trás traços genéticos fracos nas atuais populações do Homo sapiens.

A sua extinção coincidiu com um período de intensas alterações climáticas, assim como com a chegada do Homo sapiens à Europa. No entanto, determinar qual destes fatores foi a causa dominante da extinção dos neandertais permaneceu um dos maiores desafios da antropologia evolucionária.

Para apurar que processos desempenharam um papel importante no colapso das populações neandertais, é necessário usar modelos matemáticos. Um recente artigo científico, publicado na Quaternary Science Review, apresenta a primeira simulação realista de modelo computacional da extinção de neandertais na Eurásia.

De acordo com o EurekAlert, o modelo é composto por vários milhares de linhas de código e é executado no supercomputador do IBS Aleph. Os principais parâmetros do modelo são obtidos a partir de simulações realistas de modelos climáticos por computador, dados genéticos e demográficos.

“Esta é a primeira vez que conseguimos quantificar os fatores determinantes da extinção dos neandertais”, disse Axel Timmermann, diretor do IBS Center for Climate Physics da Universidade Nacional de Pusan.

Simulação da densidade populacional de neandertais (esquerda) e Homo sapiens (direita) há 43.000 anos (superior) e há 38.000 anos (inferior)

Ao comparar os resultados com os dados paleo-antropológicos, genéticos e arqueológicos existentes, Timmermann demonstrou que uma extinção realista no modelo de computador só é possível se o Homo sapiens tivesse vantagens significativas sobre os neandertais em termos de exploração dos recursos alimentares existentes.

Apesar de o modelo não especificar os detalhes, são várias as possíveis razões para a superioridade do Homo sapiens, como melhores técnicas de caça, maior resistência a patógenos ou maior nível de fecundidade.

Esta nova abordagem de modelagem por computador identifica a exclusão competitiva como o provável motivo do desaparecimento dos neandertais.

“Não é por acaso que os neandertais desapareceram exatamente na mesma época em que os Homo sapiens começaram a espalhar-se pela Europa”, referiu Timmermann, acrescentando que este estudo “mostra claramente que este evento foi a primeira grande extinção causada pela nossa própria espécie“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Matamos os seus homens na guerra.
    Violamos as suas mulheres
    E oferecemos os seus filhos aos Deuses.
    Fomos os claros vencedores.

RESPONDER

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …