Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo – e já há uma hipótese em cima da mesa.

Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e os cientistas já tinham assumido que essa característica acontece porque a luz das estrelas reflete nos oceanos de lava e vidro presentes nas superfícies destes exoplanetas. No entanto, a razão desse brilho chamativo pode ser outra.

Apesar de serem mais pequenas em relação aos gigantes gasosos, as super-Terras são enormes quando comparadas com o nosso planeta.

Num estudo recente, publicado no Astrophysical Journal, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sugerem que as super-Terras quentes são muito brilhantes graças às nuvens reflexivas que se formam nas suas atmosferas ricas em metais.

Ainda que a hipótese dos oceanos de lava e vidro tenha sido amplamente aceite, a verdade é que não existem evidências que suportem esta teoria.

A equipa do MIT decidiu, então, construir miniaturas de super-Terras quentes, derretendo rochas em laboratório para calcular o quão brilhante a lava e o vidro se tornariam. Segundo o Futurism, o resultado foram bolas escaldantes proporcionalmente menos brilhantes do que o esperado, se comparadas com o brilho emitido pelos exoplanetas reais.

Este estudo também não forneceu provas para a existência de nuvens ricas em metais, mas sugeriu que deve haver algo mais por trás da luminosidade anormal das super-Terras quentes – e a atmosfera parece ser um bom caminho para descobrir o motivo.

“Pensamos nestes planetas como bolas de rocha brilhantes, mas podem ter sistemas muito complexos de processos superficiais e atmosféricos bastante exóticos”, disse Zahra Essack, estudante do MIT que participou nesta investigação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …