O super-antibiótico do futuro mora nos narizes humanos

Cientistas alemães descobriram uma bactéria que se desenvolve nos narizes humanos e que tem potencial para eliminar vários tipos de agentes patogénicos resistentes a antibióticos. Já se especula que este pode ser o super-antibiótico do futuro.

Esta bactéria das fossas nasais – a Staphylococcus lugdunensis – gera um tipo de antibiótico natural que ataca um alargado grupo de bactérias, nomeadamente algumas consideradas resistentes aos antibióticos sintéticos, de acordo com uma investigação realizada por cientistas da Universidade de Tubinga, na Alemanha.

O microbiólogo que liderou a investigação, Andreas Peschel, salienta ao jornal El País que “na próxima década, vão morrer mais pessoas devido à resistência aos antibióticos do que devido a cancro“.

O abuso de antibióticos está a tornar algumas bactérias mais resistentes, como é o caso da Staphylococcus aureus – ou estafilococo dourado em português – que vive na pele e nas mucosas humanas.

Peschel e a sua equipa investigaram em particular esta bactéria que se aloja no corpo humano sem causar problemas, mas que se torna patogénica quando o sistema imunitário fica debilitado e que vem ganhando crescente resistência aos antibióticos.

Na investigação publicada na revista Nature, os cientistas descobriram que a bactéria não se desenvolve nos narizes “invadidos” pela S. lugdunensis.

Os investigadores também detectaram em experiências em laboratório que certas estirpes da S. lugdunensis impedem o crescimento da S. aureus graças a uma componente bactericida chamado lugdunina.

A lugdunina “inibiu o crescimento de várias estirpes de S. aureus resistentes a diversos antibióticos”, constata o El País, sublinhando que também afastou outros agentes patogénicos, nomeadamente o Streptococcus pneumoniae que provoca a pneumonia ou a meningite.

“Geralmente, os antibióticos obtêm-se de bactérias do solo ou de fungos. A ideia de que a micro-flora humana pode ser também uma fonte de agentes anti-microbianos é um verdadeiro achado”, considera Peschel.

A descoberta pode, assim, ajudar a desenvolver no futuro um antibiótico de base natural que seja mais resistente e mais eficaz no combate às super-bactérias.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …