O super-antibiótico do futuro mora nos narizes humanos

Cientistas alemães descobriram uma bactéria que se desenvolve nos narizes humanos e que tem potencial para eliminar vários tipos de agentes patogénicos resistentes a antibióticos. Já se especula que este pode ser o super-antibiótico do futuro.

Esta bactéria das fossas nasais – a Staphylococcus lugdunensis – gera um tipo de antibiótico natural que ataca um alargado grupo de bactérias, nomeadamente algumas consideradas resistentes aos antibióticos sintéticos, de acordo com uma investigação realizada por cientistas da Universidade de Tubinga, na Alemanha.

O microbiólogo que liderou a investigação, Andreas Peschel, salienta ao jornal El País que “na próxima década, vão morrer mais pessoas devido à resistência aos antibióticos do que devido a cancro“.

O abuso de antibióticos está a tornar algumas bactérias mais resistentes, como é o caso da Staphylococcus aureus – ou estafilococo dourado em português – que vive na pele e nas mucosas humanas.

Peschel e a sua equipa investigaram em particular esta bactéria que se aloja no corpo humano sem causar problemas, mas que se torna patogénica quando o sistema imunitário fica debilitado e que vem ganhando crescente resistência aos antibióticos.

Na investigação publicada na revista Nature, os cientistas descobriram que a bactéria não se desenvolve nos narizes “invadidos” pela S. lugdunensis.

Os investigadores também detectaram em experiências em laboratório que certas estirpes da S. lugdunensis impedem o crescimento da S. aureus graças a uma componente bactericida chamado lugdunina.

A lugdunina “inibiu o crescimento de várias estirpes de S. aureus resistentes a diversos antibióticos”, constata o El País, sublinhando que também afastou outros agentes patogénicos, nomeadamente o Streptococcus pneumoniae que provoca a pneumonia ou a meningite.

“Geralmente, os antibióticos obtêm-se de bactérias do solo ou de fungos. A ideia de que a micro-flora humana pode ser também uma fonte de agentes anti-microbianos é um verdadeiro achado”, considera Peschel.

A descoberta pode, assim, ajudar a desenvolver no futuro um antibiótico de base natural que seja mais resistente e mais eficaz no combate às super-bactérias.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Theresa May vence moção de censura

A primeira-ministra britânica venceu a votação por 200 votos contra 117 e continua na liderança do Partido Conservador e do governo. A moção foi apresentada por membros do seu próprio partido, insatisfeitos com o acordo …

Benfica vs AEK | Grimaldo de luxo no adeus à Champions

O Benfica fechou a sua participação no Grupo E da Liga dos Campeões com uma vitória, a segunda da temporada no adeus à prova, e frente ao mesmo adversário com que alcançara o primeiro triunfo, …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …