O super-antibiótico do futuro mora nos narizes humanos

Cientistas alemães descobriram uma bactéria que se desenvolve nos narizes humanos e que tem potencial para eliminar vários tipos de agentes patogénicos resistentes a antibióticos. Já se especula que este pode ser o super-antibiótico do futuro.

Esta bactéria das fossas nasais – a Staphylococcus lugdunensis – gera um tipo de antibiótico natural que ataca um alargado grupo de bactérias, nomeadamente algumas consideradas resistentes aos antibióticos sintéticos, de acordo com uma investigação realizada por cientistas da Universidade de Tubinga, na Alemanha.

O microbiólogo que liderou a investigação, Andreas Peschel, salienta ao jornal El País que “na próxima década, vão morrer mais pessoas devido à resistência aos antibióticos do que devido a cancro“.

O abuso de antibióticos está a tornar algumas bactérias mais resistentes, como é o caso da Staphylococcus aureus – ou estafilococo dourado em português – que vive na pele e nas mucosas humanas.

Peschel e a sua equipa investigaram em particular esta bactéria que se aloja no corpo humano sem causar problemas, mas que se torna patogénica quando o sistema imunitário fica debilitado e que vem ganhando crescente resistência aos antibióticos.

Na investigação publicada na revista Nature, os cientistas descobriram que a bactéria não se desenvolve nos narizes “invadidos” pela S. lugdunensis.

Os investigadores também detectaram em experiências em laboratório que certas estirpes da S. lugdunensis impedem o crescimento da S. aureus graças a uma componente bactericida chamado lugdunina.

A lugdunina “inibiu o crescimento de várias estirpes de S. aureus resistentes a diversos antibióticos”, constata o El País, sublinhando que também afastou outros agentes patogénicos, nomeadamente o Streptococcus pneumoniae que provoca a pneumonia ou a meningite.

“Geralmente, os antibióticos obtêm-se de bactérias do solo ou de fungos. A ideia de que a micro-flora humana pode ser também uma fonte de agentes anti-microbianos é um verdadeiro achado”, considera Peschel.

A descoberta pode, assim, ajudar a desenvolver no futuro um antibiótico de base natural que seja mais resistente e mais eficaz no combate às super-bactérias.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …