Um sumo de frutas por dia aumenta mesmo o peso?

Optar por um consumo moderado é, como quase sempre, o mais indicado. E depende: o sumo foi feito em casa ou foi comprado no supermercado?

Para ter uma indicação ”oficial” sobre alimentação saudável, basta espreitar o portal da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O início das recomendações refere logo o assunto deste artigo: a ingestão de frutas.

A OMS estipula que, para cada pessoa ter uma alimentação saudável, deve ingerir frutas, verduras, legumes (os exemplos destacados são lentilhas e feijão), frutos secos e cereais integrais (como milho, aveia, trigo ou arroz integral – tudo não processado).

A segunda recomendação apresenta números: por dia, cada ser humano deve ingerir diariamente, pelo menos, 400 gramas (cinco porções) de frutas e legumes – aqui não são incluídas a batata, batata doce, mandioca e outros tubérculos

A realidade, lê-se no portal Business Insider, é que poucas pessoas pensam nestas recomendações. Provavelmente, poucas pessoas leram essas indicações da OMS, até hoje.

O consumo de frutas não é a prioridade para muita gente. Mas sumos de fruta são rotina para muita gente.

Diversos nutricionistas sugerem que as frutas devem ser ingeridas separadamente, devido ao seu teor de fibras. Mas, novamente, muitas pessoas ignoram essa recomendação e elaboram um sumo de frutas. É mais rápido.

Depois surge a pergunta habitual: isto aumenta o meu peso? Beber sumo de frutas todos os dias afecta o meu peso?

Não há evidência científica que ligue o sumo de frutas à obesidade. Mas, como quase sempre, deve haver moderação.

Se a opção é mesmo beber sumo de frutas, em vez de comer frutas separadamente, é melhor elaborar o próprio sumo natural, em casa. Aliás, até há sumos que têm nutrientes indicados para reduzir o peso.

Abacate, framboesas, melancia, papaia, morango e amoras são aconselháveis, por terem pouco açúcar naturalmente presente.

Ao elaborar um sumo em casa, o melhor é manter a polpa natural, para manter a “meta” diária ideal de nutrição.

Se a rotina for beber sumos de fruta que encontramos nos supermercados, os níveis de açúcar – como são mais elevados – podem prejudicar a saúde e aumentar o peso, se forem bebidos frequentemente.

  Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.