Sul do país em aviso laranja devido a chuva e trovoada

Arnaud / Flickr

-

O Sul de Portugal continental está hoje sob aviso laranja, devido à previsão da queda de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponibilizada na página da internet do IPMA, os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, desde as 15h e até às 20h59 de hoje, devido à previsão de “períodos de chuva, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas”.

A partir das 21h, os avisos baixam um nível, nos mesmos distritos, para amarelo, devido à previsão de precipitação.

Toda a costa portuguesa (distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) está sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros entre as 18h de hoje as 12h de terça-feira.

O instituto emitiu, ainda, um aviso amarelo para o distrito da Guarda devido à queda de neve acima de 1.200/1.400 metros, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela, entre as 03h de hoje e as 23h59 de terça-feira.

Para o arquipélago da Madeira foi emitido um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e com possibilidade de ocorrência de trovoadas (até às 03:00 de terça-feira), ao vento forte do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora (entre as 09h de hoje e as 12:00 de terça-feira) e a agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira).

O IPMA já tinha colocado, no domingo, os grupos central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) do Açores sob aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima, o que se irá manter até às 23:00 de hoje.

Apenas o grupo oriental – ilhas de São Miguel e Santa Maria – não tem qualquer aviso.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser, por vezes, fortes e acompanhados de trovoada, queda de neve acima de 1.200/1.400 metros, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora, em especial no litoral.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros/hora, tornando-se gradualmente forte a muito forte com rajadas até 85 quilómetros/hora.

Em Lisboa, Faro, Beja e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto e em Braga 15, Guarda 9, Bragança 13, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores e Viseu 14 e no Funchal 19.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …