Sul do país em aviso laranja devido a chuva e trovoada

Arnaud / Flickr

-

O Sul de Portugal continental está hoje sob aviso laranja, devido à previsão da queda de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponibilizada na página da internet do IPMA, os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, desde as 15h e até às 20h59 de hoje, devido à previsão de “períodos de chuva, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas”.

A partir das 21h, os avisos baixam um nível, nos mesmos distritos, para amarelo, devido à previsão de precipitação.

Toda a costa portuguesa (distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) está sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros entre as 18h de hoje as 12h de terça-feira.

O instituto emitiu, ainda, um aviso amarelo para o distrito da Guarda devido à queda de neve acima de 1.200/1.400 metros, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela, entre as 03h de hoje e as 23h59 de terça-feira.

Para o arquipélago da Madeira foi emitido um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte e com possibilidade de ocorrência de trovoadas (até às 03:00 de terça-feira), ao vento forte do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora (entre as 09h de hoje e as 12:00 de terça-feira) e a agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros (entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira).

O IPMA já tinha colocado, no domingo, os grupos central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) do Açores sob aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima, o que se irá manter até às 23:00 de hoje.

Apenas o grupo oriental – ilhas de São Miguel e Santa Maria – não tem qualquer aviso.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser, por vezes, fortes e acompanhados de trovoada, queda de neve acima de 1.200/1.400 metros, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora, em especial no litoral.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros/hora, tornando-se gradualmente forte a muito forte com rajadas até 85 quilómetros/hora.

Em Lisboa, Faro, Beja e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto e em Braga 15, Guarda 9, Bragança 13, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores e Viseu 14 e no Funchal 19.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …