Número de suicídios de polícias portugueses é dos mais elevados na Europa

Tiago Petinga / Lusa

O número de suicídios de polícias das forças de segurança portuguesas é dos mais elevados em toda a Europa. Desde 2000, quase 150 polícias puseram termo às suas próprias vidas.

A taxa de suicídio entre elementos das forças de segurança portuguesas é das mais elevadas da Europa, com quase 150 polícias a suicidarem-se desde o ano de 2000. A conclusão é de um estudo apresentado na quarta-feira em Gaia, no Congresso da Eurocop, e noticiado pelo Jornal de Notícias.

“Infelizmente, em Portugal, estamos na primeira linha da Europa em suicídios. Abaixo de nós estão as polícias francesas e espanholas”, disse o autor do estudo e dirigente do Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP), Miguel Rodrigues.



A maioria das vítimas são do sexo masculino, com idades entre os 38 e os 40 anos e suicidaram-se com recurso à sua arma de serviço. As conclusões são retiradas com base na análise particular dos últimos 110 casos.

Os suicídios são relativos a problemas no serviço, razão pela qual se devem melhorar as condições de trabalho e os vencimentos, realça Miguel Rodrigues. Os agentes devem ter também “mais apoios das chefias, mais facilidades de deslocação para perto das famílias e até apoio da própria sociedade”.

Além disso, conclui-se que entre 2017 e 2018, o número de agressões a elementos das forças de segurança aumentou de 216 para 1019.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma situação preocupante que leva a dar início a um grande debate sobre este assunto.

    Lamentavelmente, a maioria dos homens e mulheres que ingressam na carreira profissional de Polícia não têm perfil para a profissão, vão atrás da estabilidade salarial e o facto de ser um emprego para a vida com a garantia da reforma, no entanto e após depararem-se com a exigência da vida policial bem como das suas diversas e múltiplas actividades acabam por perceber que afinal não era aquilo que procuravam entrando em depressão, o que faz com estes homens e mulheres reajam em desespero.

RESPONDER

Portugal regista duas mortes e 612 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou duas mortes associadas à doença covid-19 e 612 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, mais de metade na região de Lisboa e Vale do Tejo, divulgou hoje a …

França defende imposto sobre empresas "o mais alto possível"

O ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, defendeu hoje que o imposto mínimo a aplicar às empresas, acordado pelo G7 no sábado, deve ser “o mais alto possível”. Em entrevista à emissora Europe 1, o …

15% dos americanos acreditam que os EUA são controlados por "pedófilos adoradores do Satanás"

Uma nova pesquisa mostrou que 15% dos norte-americanos acredita na teoria, criada pelo QAnon, de que o governo, os media e o mundo financeiro dos Estados Unidos (EUA) "são controlados por um grupo de pedófilos …

Inês Sousa Real eleita porta-voz do PAN

O VIII Congresso do PAN elegeu hoje a nova Comissão Política Nacional do partido, órgão máximo de direção política entre congressos, e Inês Sousa Real, que encabeça a lista, como a nova porta-voz. A única lista …

Elvis Presley, rei do Rock 'n' Roll, convenceu os norte-americanos a tomar a vacina contra a poliomielite

Elvis Presley usou o seu estrelato para normalizar a vacinação contra a poliomielite e ajudou os Estados Unidos a vencer a epidemia. Em 1956, Elvis Presley foi vacinado contra a poliomielite em direto no The …

Juiz revoga proibição de espingardas de assalto na Califórnia em vigor há 30 anos

Um juiz americano revogou esta sexta-feira uma proibição do uso de espingardas de assalto na Califórnia, em vigor há três décadas, numa decisão rapidamente condenada pelo governador do estado, Gavin Newsom, e que coincide com …

Greve na CP até terça-feira pode causar "fortes perturbações" na circulação de comboios

Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP iniciam hoje uma greve nacional de três dias, até terça-feira, que a empresa admite que possa causar "fortes perturbações" na circulação de comboios a nível nacional. A adesão …

FDA avisa: não coma cigarras se for alérgico a frutos do mar

As cigarras surgiram este ano em todo o leste dos Estados Unidos, mas se tem alergia a frutos do mar, é melhor evitar comer os insetos. À medida que as cigarras começam a surgir nos Estados …

Guarda-redes deixou o jogo para ajudar um adepto

Episódio pouco habitual aconteceu em Travanca. Luís Rodrigues viu um cartão branco mostrado pelo árbitro. Nesta quinta-feira, 3 de junho, realizou-se a quinta jornada da segunda fase (apuramento de campeão) da zona Norte da 1.ª divisão …

Sinais Wi-Fi "desperdiçados" podem alimentar pequenos dispositivos eletrónicos

Uma equipa de cientistas quer aproveitar a energia não utilizada dos sinais Wi-Fi para carregar pequenos dispositivos eletrónicos. O objetivo é captar e converter o excesso de frequências de rádio em eletricidade, evitando assim o …