Número de suicídios de polícias portugueses é dos mais elevados na Europa

Tiago Petinga / Lusa

O número de suicídios de polícias das forças de segurança portuguesas é dos mais elevados em toda a Europa. Desde 2000, quase 150 polícias puseram termo às suas próprias vidas.

A taxa de suicídio entre elementos das forças de segurança portuguesas é das mais elevadas da Europa, com quase 150 polícias a suicidarem-se desde o ano de 2000. A conclusão é de um estudo apresentado na quarta-feira em Gaia, no Congresso da Eurocop, e noticiado pelo Jornal de Notícias.

“Infelizmente, em Portugal, estamos na primeira linha da Europa em suicídios. Abaixo de nós estão as polícias francesas e espanholas”, disse o autor do estudo e dirigente do Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP), Miguel Rodrigues.

A maioria das vítimas são do sexo masculino, com idades entre os 38 e os 40 anos e suicidaram-se com recurso à sua arma de serviço. As conclusões são retiradas com base na análise particular dos últimos 110 casos.

Os suicídios são relativos a problemas no serviço, razão pela qual se devem melhorar as condições de trabalho e os vencimentos, realça Miguel Rodrigues. Os agentes devem ter também “mais apoios das chefias, mais facilidades de deslocação para perto das famílias e até apoio da própria sociedade”.

Além disso, conclui-se que entre 2017 e 2018, o número de agressões a elementos das forças de segurança aumentou de 216 para 1019.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma situação preocupante que leva a dar início a um grande debate sobre este assunto.

    Lamentavelmente, a maioria dos homens e mulheres que ingressam na carreira profissional de Polícia não têm perfil para a profissão, vão atrás da estabilidade salarial e o facto de ser um emprego para a vida com a garantia da reforma, no entanto e após depararem-se com a exigência da vida policial bem como das suas diversas e múltiplas actividades acabam por perceber que afinal não era aquilo que procuravam entrando em depressão, o que faz com estes homens e mulheres reajam em desespero.

RESPONDER

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …