Sufoco de 4h num comboio, com 45 graus – e nova “novela” na manhã seguinte

1

Reprodução / Twitter

Duas passageiras do Thalys

Falha de energia imobilizou um comboio que tinha 750 pessoas, sem ar condicionado. Passageiros tentaram partir as janelas.

“Um verdadeiro caos”. O resumo foi feito por alguns dos 750 passageiros que ficaram presos num Thalys, um comboio de alta velocidade entre Paris e Bruxelas.

O incidente ocorreu na noite passada, ainda perto de Paris, pouco depois da partida. Uma falha de energia imobilizou o comboio na estação de Saint-Denis.

Três problemas surgiram: o comboio esteve parado durante quatro horas, o interior chegou a registar 45 graus e não havia ar condicionado.

Além da falta de ar condicionado, a água esgotou rapidamente. Alguns passageiros queixaram-se que, do lado de fora, os polícias começaram a beber água em vez de atirarem as garrafas para o interior do veículo.

Mas houve outras pessoas que tomaram decisão diferente:

Com calor, sem ar condicionado, sem água e sem informações sobre o que estava a acontecer, verificou-se uma “pequena revolta” no interior do comboio: alguns passageiros começaram a tentar partir janelas e a pedir ajuda a quem estava do lado de fora, na estação de Saint-Denis.

Também houve pessoas a sentirem-se mal, enquanto ninguém percebia porque ficaram durante quatro horas dentro do veículo.

O comboio parou pouco depois das 18h30 e só às 22h30 os bombeiros retiraram todos os passageiros, com escadas especiais e utilizando saídas de emergência.

Ainda não se sabe porque os passageiros não foram retirados mais cedo.

A “novela” continuou: todos os passageiros passaram a noite na estação Gare du Nord e, na manhã seguinte, pensavam que iam viajar no primeiro comboio do dia…mas não viajaram.

Nova quebra de energia, agora em Lille, a perturbar a circulação de comboios. Ou seja, passaram a manhã na estação, à espera de uma solução.

E essa solução não terá sido muito fácil de se encontrar: todos os Thalys estavam praticamente esgotados.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.