3 dias fechados numa cabine de vidro (para estudar o stresse)

(dr) 72-Hour cabin

Uma das cabines de vidro do projeto The 72 Hour Cabin

Relaxar é com a Suécia. O país está a convocar pessoas de diferentes partes do mundo para participar num projeto inédito que promete aliviar até os mais stressados.

A experiência, designada The 72 Hour Cabin, consiste em manter os candidatos durante três dias numa cabine de vidro instalada no meio da natureza. Os escolhidos ficam 72 horas desligados do mundo, sendo apenas possível contactar com a natureza.

Durante a estadia na cabine, os participantes terão atividades de descontração, como pesca e natação.

Os participantes estarão constantemente sob avaliação. Depois da experiência acabar, os  participantes serão avaliados e posteriormente o resultado da experiência será divulgado pelos idealizadores do projeto.

Num primeiro momento, o teste vai levar profissionais que lidam com empregos stressantes para viver a experiência. O projeto pretende explorar os efeitos da relação única que os suecos têm com a natureza e convidar o mundo a experimentá-lo também.

O estudo foi desenvolvido por dois investigadores, Walter Osika e Cecilia Stenfors, do Instituto Karolinska em Estocolmo, uma das universidades médicas mais importantes do mundo.

Os resultados do estudo serão apresentados em outubro. A Suécia é um dos países com melhor qualidade de vida. O 72-hour cabin tem o objetivo de provar o quanto a natureza pode trazer benefícios incontáveis para a vida das pessoas.

Para a primeira fase do projeto já foram escolhidos cinco voluntários. Ben Fogle, um locutor de rádio de Londres, está em constante movimento. “De comboio, avião, autocarro, carro ou a pé, a minha vida é feita em constante movimento. Espero que esta experiência me ajude”. explicou.

Como Ben, Marilyne, uma taxista parisiense, também procura uma fuga ao stress com esta experiência. ” Todos os dias conheço taxistas mal humorados e antissociais. Quero descobrir um novo ambiente e novas pessoas”.

A estes dois, juntam-se Baqer, o nova iorquino coordenador de eventos, Steffi, a agente alemã e Chris, o jornalista de viagens. Todos eles com a expectativa de fugir ao stress.

RESPONDER

Portas foi talvez o melhor ministro da Defesa (diz João Soares)

O deputado socialista João Soares defendeu esta sexta-feira que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor", elogiando a solução para a OGMA e a compra de …

Familiares das vítimas vão ter acesso ao capítulo secreto do relatório de Pedrógão

O ministro da Administração Interna assegurou hoje que os familiares das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande terão acesso, a partir da próxima semana, às partes do relatório de Xavier Viegas "que digam especificamente respeito …

Greve dos técnicos de diagnóstico chega ao fim após acordo com o Governo

Os sindicatos que representam os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica e o Governo chegaram a acordo e estes profissionais vão suspender às 24h00 a greve que durou 24 dias, segundo fonte sindical. O …

Sentença de Oscar Pistorius agravada de 6 para 13 anos de prisão

A sentença do atleta paralímpico foi, esta sexta-feira, aumentada de seis para 13 anos e cinco meses de cadeia, decidiu o Tribunal Supremo de Apelação da África do Sul. A Justiça sul-africana aumentou hoje a pena de Oscar …

Beba 3 cafés por dia (o risco compensa)

Um estudo, publicado recentemente, desmistificou a ideia de que consumir três chávenas de café por dia está associado a um deterioramento da saúde. O consumo de cafeína traduz-se, pelo contrário, num aumento de vantagens para …

Da polícia ao SNS, todos falharam em caso de mulher assassinada pelo marido

Nem a polícia, nem o Ministério Público, ou sequer o Serviço Nacional de Saúde responderam adequadamente no caso de uma mulher vítima de violência doméstica, assassinada pelo marido em 2015. A conclusão é do relatório …

25 municípios perdem metade da água em roturas e infiltrações

Roturas, infiltrações e consumos não cobrados levam a que as empresas municipais de gestão de água tenham perdas comerciais da ordem dos 30%, na média do país. Mas há casos em que o valor chega …

Ataque a mesquita no Egipto faz 155 mortos

Pelo menos 155 pessoas morreram e 120 ficaram feridas num ataque contra uma mesquita no norte da península do Sinai, nordeste do Egipto, indica um balanço da agência oficial egípcia, Mena. Os atacantes colocaram explosivos artesanais …

Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

O jornalista e radialista Pedro Rolo Duarte morreu, esta sexta-feira, em Lisboa, aos 53 anos, vítima de cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado desde terça-feira na unidade de cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa, …

PSD vota contra o Orçamento de Estado

O líder parlamentar do PSD anunciou, esta sexta-feira, que o partido repetirá o voto contra o Orçamento do Estado para 2018 na sua versão final e considerou que o debate na especialidade "piorou" ainda mais …