/

Suécia pede formalmente ao Equador para interrogar Assange por violação

espenmoe / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

A procuradoria sueca anunciou ter solicitado ao Equador autorização para interrogar Julian Assange na sua embaixada em Londres, acerca das acusações de violação que pesam si.

A justiça sueca quer interrogar Julian Assange devido a uma acusação de violação, crime que o fundador do site Wikileaks nega.

“A solicitação por escrito foi enviada recentemente pelo ministério da Justiça à promotoria equatoriana. Não podemos dizer quando chegará a resposta”, anunciou a procuradoria, em comunicado.

Suécia e Equador assinaram em dezembro um acordo de cooperação bilateral para acelerar investigações judiciais que tenham ramificações nos dois países, mas principalmente para permitir o interrogatório de Assange.

O australiano, de 44 anos, acusado por uma activista sueca de violação, que teria acontecido na região de Estocolmo em agosto de 2010, vive refugiado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012.

Assange, com mandato de captura na europa, recusa-se voltar para a Suécia com receio de ser extraditado para os Estados Unidos, onde em 2010 foi censurada a publicação no Wikileaks de 500.000 documentos classificados sobre o Iraque e Afeganistão, assim como 250.000 comunicações diplomáticas.

O ano passado, depois de terem inicialmente descartado um interrogatório em Londres, os juízes suecos tinham aceite viajar para a capital britânica para colher o depoimento de Assange.

Mas o Equador negou-se então, na ausência de um acordo bilateral, a abrir as portas da embaixada à justiça sueca.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.