A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo.
Depois do ‘nulo’ face à Espanha, os escandinavos superaram os eslovacos, que tinham batido a Polónia por 2-1, graças a uma grande penalidade concretizado por Emil Forsberg, jogador dos alemães do Leipzig, aos 77 minutos.
Na classificação, a Suécia isolou-se no primeiro lugar, com quatro pontos, contra três da Eslováquia, um da Espanha e nenhum da Polónia, sendo que espanhóis e polacos só encerram a segunda ronda do agrupamento no sábado, em Sevilha.
Segunda parte para compensar o bilhete
O jogo praticamente só valeu pela segunda metade. Na primeira as duas equipas limitaram-se a ataques desgarrados, sem nexo, algo fácil para as defesas anularem.
No segundo tempo o cariz de jogo mudou, com o encontro a partir um pouco mais e os suecos a aproveitarem esse facto para criarem perigo, marcando, de grande penalidade, por Emil Forsberg, aos 77 minutos, a castigar falta de Martin Dúbravka sobre Robin Quaison. Os nórdicos remataram muito mais e com melhor qualidade e justificaram a primeira vitória.
Melhor em Campo
Na segunda parte, Alexander Isak abriu autenticamente o livro e começou a provocar perturbação na defesa eslovaca. Fortíssimo nos duelos aéreos ofensivos – ganhou quatro dos oito em que participou -, o ponta-de-lança da Real Sociedad é também veloz, versátil e tem grande qualidade com a bola nos pés, tendo somado seis dribles completos em seis tentativas.
Terminou o jogo como o mais rematador, com quatro disparos, mas também o máximo de passes ofensivos valiosos (6), uma ocasião flagrante criada e oito acções com bola na área contrária. A flagrante falhada prejudicou-lhe a nota, ainda assim terminou com um GoalPoint Rating de 7.0.
Destaques da Suécia
Emil Forsberg 6.9 – O autor do golo sueco, de penálti. O jogador do Leipzig esteve muito activo, sempre a pedir a bola para ser ele a armar o jogo sueco, terminando com três passes para finalização e quatro dribles completos em cinco.
Mikael Lustig 6.4 – Bem o lateral-direito a atacar, com uma ocasião flagrante criada, e a defender, com duas intercepções e quatro bloqueios de remate.
Destaques da Eslováquia
Milan Škriniar 5.9 – O central já havia sido o MVP ante a Polónia e voltou a ser o melhor dos eslovacos, com 93% de eficácia de passe, 98 acções com bola, cinco duelos aéreos defensivos ganhos em seis e dois bloqueios de remate.
Marek Hamšík 5.7 – O mais criterioso dos eslovacos, com 92% de passes certos, entre eles três ofensivos valiosos, mas não conseguiu criar desequilíbrios.
Resumo
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO
Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020