Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

Anton Vaganov / EPA

Sebastian Larsson e Gustav Svensson, da seleção da Suécia

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo.

Depois do ‘nulo’ face à Espanha, os escandinavos superaram os eslovacos, que tinham batido a Polónia por 2-1, graças a uma grande penalidade concretizado por Emil Forsberg, jogador dos alemães do Leipzig, aos 77 minutos.

Na classificação, a Suécia isolou-se no primeiro lugar, com quatro pontos, contra três da Eslováquia, um da Espanha e nenhum da Polónia, sendo que espanhóis e polacos só encerram a segunda ronda do agrupamento no sábado, em Sevilha.

Segunda parte para compensar o bilhete

O jogo praticamente só valeu pela segunda metade. Na primeira as duas equipas limitaram-se a ataques desgarrados, sem nexo, algo fácil para as defesas anularem.

No segundo tempo o cariz de jogo mudou, com o encontro a partir um pouco mais e os suecos a aproveitarem esse facto para criarem perigo, marcando, de grande penalidade, por Emil Forsberg, aos 77 minutos, a castigar falta de Martin Dúbravka sobre Robin Quaison. Os nórdicos remataram muito mais e com melhor qualidade e justificaram a primeira vitória.

Melhor em Campo

Na segunda parte, Alexander Isak abriu autenticamente o livro e começou a provocar perturbação na defesa eslovaca. Fortíssimo nos duelos aéreos ofensivos – ganhou quatro dos oito em que participou -, o ponta-de-lança da Real Sociedad é também veloz, versátil e tem grande qualidade com a bola nos pés, tendo somado seis dribles completos em seis tentativas.

Terminou o jogo como o mais rematador, com quatro disparos, mas também o máximo de passes ofensivos valiosos (6), uma ocasião flagrante criada e oito acções com bola na área contrária. A flagrante falhada prejudicou-lhe a nota, ainda assim terminou com um GoalPoint Rating de 7.0.

Destaques da Suécia

Emil Forsberg 6.9 – O autor do golo sueco, de penálti. O jogador do Leipzig esteve muito activo, sempre a pedir a bola para ser ele a armar o jogo sueco, terminando com três passes para finalização e quatro dribles completos em cinco.

Mikael Lustig 6.4 – Bem o lateral-direito a atacar, com uma ocasião flagrante criada, e a defender, com duas intercepções e quatro bloqueios de remate.

Destaques da Eslováquia

Milan Škriniar 5.9 – O central já havia sido o MVP ante a Polónia e voltou a ser o melhor dos eslovacos, com 93% de eficácia de passe, 98 acções com bola, cinco duelos aéreos defensivos ganhos em seis e dois bloqueios de remate.

Marek Hamšík 5.7 – O mais criterioso dos eslovacos, com 92% de passes certos, entre eles três ofensivos valiosos, mas não conseguiu criar desequilíbrios.

Resumo

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …