Substância presente em champô e em verniz das unhas pode causar diabetes tipo 2

Daniel Castellano / SMCS

A exposição a ftalatos – produtos químicos encontrados numa variedade de produtos, incluindo sabonetes, champôs e vernizes para as unhas – pode desencadear a diabetes tipo 2, revelou um novo estudo.

Publicado recentemente no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism e citado peloEurek Alert!, o estudo refere que a substância também está associada à redução da fertilidade, além de outros distúrbios endócrinos.

Na investigação em causa concluiu-se que os ftalatos podem contribuir para uma maior incidência de diabetes, principalmente em mulheres, além de aumentar o risco de várias doenças metabólicas.

“É importante abordarmos agora os produtos químicos que são desreguladores endócrinos, pois são prejudiciais à saúde humana”, indicaram os investigadores responsáveis pelo estudo.

Durante o projeto, foram analisados dados de 1.308 mulheres, durante seis anos. Cerca de 5% desenvolveram diabetes durante o período. Através da investigação, o grupo concluiu que as mulheres expostas a altos níveis de ftalatos tiveram uma uma probabilidade 30 a 63% maior de desenvolver diabetes.

“A nossa pesquisa é um passo na direção certa para entender melhor o efeito dos ftalatos nas doenças metabólicas, mas são necessárias mais investigações”, afirmou a equipa.

A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão, além de hábitos alimentares inadequados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.