Submarino com três mil quilos de cocaína intercetado na Galiza terá passado por Portugal

Um submarino carregado com três mil quilogramas de cocaína foi intercetado no município de Cangas de Morrazo, na Galiza, em Espanha, e duas pessoas foram presas, anunciou este domingo a Guarda Civil espanhola.

A embarcação, que partiu da América Latina, tinha a bordo três tripulantes, sendo que dois destes foram detidos, enquanto o terceiro conseguiu fugir, conforme assegurou à agência EFE uma fonte oficial da investigação.

Segundo avançou o jornal espanhol La Voz de Galicia, a embarcação, terá deixado Portugal para fazer uma descarga algures na fronteira entre os dois países. O submarino terá ficado sem combustível, mas ainda conseguiu alcançar Fisterra, na Galiza, antes de iniciar a rota para Sul.

O submarino terá sido fabricado na Guiana Francesa e já operava “há vários anos”, de acordo com o jornal espanhol El País. A embarcação estava a ser vigiada há vários dias pela Guarda Civil, Polícia Nacional espanhola e Agência Tributária, autoridades que estão agora a participar na operação que ainda decorre.

As autoridades estão a tentar aceder ao interior do submarino, encalhado na península de Morrazo. Na operação, que ainda decorre, estão a participar agentes da Guarda Civil, Polícia Nacional e da Agência Tributária.

Segundo o jornal Faro de Vigo, é a primeira vez que uma submarino transoceânico com um grande quantidade de droga é apreendido. Com 20 metros de comprimento, o submarino está equipado com tecnologia sofisticada que lhe concede um caráter transoceânico. As autoridades admitem que este tipo de transporte já terá sido utilizado para introduzir cocaína na costa da Galiza.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.