Submarino nuclear francês “afundou” porta-aviões americano e parte da sua escolta

Uma série de exercícios navais conjuntos entre a marinha dos Estados Unidos e a sua congénere da França terminou de forma inesperada para os americanos: “perderam” o seu porta-aviões USS Theodore Roosevelt, recentemente modernizado.

Durante exercícios conjuntos, no norte do Oceano Atlântico, um submarino nuclear francês classe Saphir, que manobrava “do lado do inimigo”, conseguiu afundar o porta-aviões americano e a maior parte da sua frota de escolta.

O Saphir treinava com a 12ª Frota de Ataque da Marinha dos Estados Unidos, composta pelo USS Theodore Roosevelt, vários cruzadores Ticonderoga, um contra-torpedeiro classe Arleigh Burke e vários submarinos de ataque classe Los Angeles.

O episódio terá ocorrido no âmbito de manobras de treino que tiveram lugar em meados de fevereiro, que tinham como objectivo testar as novas capacidades militares do porta-aviões americano USS Theodore Roosevelt, recentemente remodelado, revela o The Aviationist.

Nos exercícios navais de porta-aviões são frequentemente utilizados submarinos, que representam uma ameaça real e significativa à segurança das frotas de guerra americanas.

Não é a primeira vez que um submarino “causa estragos” em exercícios navais com porta-aviões. Em 2007, um submarino diesel-electrico da marinha do Canadá, em exercícios com a marinha britânica, “afundou” o porta-aviões HMS Illustrious.

Os exercícios provaram que, apesar da recente modernização, que custou milhões de dólares ao orçamento de defesa dos Estados Unidos, o USS Theodore Roosevelt tem ainda vulnerabilidades evidentes nas suas defesas anti-submarino.

Entretanto, no passado dia 4, o Ministério da Defesa francês publicou no seu site detalhes sobre as manobras do seu submarino, com o título “Le SNA Saphir en entraînement avec l’US Navy au large de la Floride”, no qual a marinha francesa elogiava o sucesso do seu Saphir.

Por motivos não revelados, a publicação em causa foi entretanto apagada do site, mas é ainda possível encontrar e consultar o arquivo da página na cache do Google.

Para variar, os franceses ganharam uma batalha – e estão orgulhosos disso.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Lembro-me perfeitamente que um dos nossos antigos submarinos fez algo similar quando em manobras de treino NATO onde também acabou com o porta aviões do “inimigo americano” e não foi afundado.
      Sem forças de defesa crediveis é o mesmo que estender a carpete aos inimigos para estes avançarem direitinhos ao saque sem grandes receios!

  1. Valha-me …. Em primeiro lugar a modernização do porta-aviões nada tem a ver com a sua defesa anti-submarino, para isso é que tem escoltas! “Vários cruzadores Ticonderoga e o contra-torpedeiro Arleigh Burke” … Arleigh Burke é uma classe de Destroyers ou contra-torpedeiros tal como o Ticonderoga é um classe de cruzadores.
    Ao comentário anterior de Vitor Afonso, acrescento que este aconteceu no Mediterrâneo nos anos 80 com um dos nossos velhinhos submarinos pós-Segunda-Guerra-Mundial e o mesmo emergiu junto ao porta-aviões americano só para dizer olá 🙂 Dizem que o almirante americano que comandava o “Task Group” foi convidado a sair da Marinha Americana.

    Caros amigos do AEIOU se necessitarem de esclarecimentos sobre assuntos de defesa eu estou disponível para colaborar.

  2. Não é a primeira vez que se demonstra que os EUA, alem do grande poderio sao também muito vulneráveis. Pois nos anos 80 num exercício semelhante a este um submarino português, conseguiu colocar-se por baixo de um porta aviões dos US . Em caso real era só disparar todos os torpedos e … bye bye porta aviões.

RESPONDER

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

  Dez meses depois de terem sido anunciadas como uma mais-valia para a promoção da mobilidade suave no Algarve, as trotinetes elétricas foram retiradas das ruas da capital algarvia e de Portimão, disseram à Lusa fontes …