Submarino nuclear francês “afundou” porta-aviões americano e parte da sua escolta

Uma série de exercícios navais conjuntos entre a marinha dos Estados Unidos e a sua congénere da França terminou de forma inesperada para os americanos: “perderam” o seu porta-aviões USS Theodore Roosevelt, recentemente modernizado.

Durante exercícios conjuntos, no norte do Oceano Atlântico, um submarino nuclear francês classe Saphir, que manobrava “do lado do inimigo”, conseguiu afundar o porta-aviões americano e a maior parte da sua frota de escolta.

O Saphir treinava com a 12ª Frota de Ataque da Marinha dos Estados Unidos, composta pelo USS Theodore Roosevelt, vários cruzadores Ticonderoga, um contra-torpedeiro classe Arleigh Burke e vários submarinos de ataque classe Los Angeles.

O episódio terá ocorrido no âmbito de manobras de treino que tiveram lugar em meados de fevereiro, que tinham como objectivo testar as novas capacidades militares do porta-aviões americano USS Theodore Roosevelt, recentemente remodelado, revela o The Aviationist.

Nos exercícios navais de porta-aviões são frequentemente utilizados submarinos, que representam uma ameaça real e significativa à segurança das frotas de guerra americanas.

Não é a primeira vez que um submarino “causa estragos” em exercícios navais com porta-aviões. Em 2007, um submarino diesel-electrico da marinha do Canadá, em exercícios com a marinha britânica, “afundou” o porta-aviões HMS Illustrious.

Os exercícios provaram que, apesar da recente modernização, que custou milhões de dólares ao orçamento de defesa dos Estados Unidos, o USS Theodore Roosevelt tem ainda vulnerabilidades evidentes nas suas defesas anti-submarino.

Entretanto, no passado dia 4, o Ministério da Defesa francês publicou no seu site detalhes sobre as manobras do seu submarino, com o título “Le SNA Saphir en entraînement avec l’US Navy au large de la Floride”, no qual a marinha francesa elogiava o sucesso do seu Saphir.

Por motivos não revelados, a publicação em causa foi entretanto apagada do site, mas é ainda possível encontrar e consultar o arquivo da página na cache do Google.

Para variar, os franceses ganharam uma batalha – e estão orgulhosos disso.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Lembro-me perfeitamente que um dos nossos antigos submarinos fez algo similar quando em manobras de treino NATO onde também acabou com o porta aviões do “inimigo americano” e não foi afundado.
      Sem forças de defesa crediveis é o mesmo que estender a carpete aos inimigos para estes avançarem direitinhos ao saque sem grandes receios!

  1. Valha-me …. Em primeiro lugar a modernização do porta-aviões nada tem a ver com a sua defesa anti-submarino, para isso é que tem escoltas! “Vários cruzadores Ticonderoga e o contra-torpedeiro Arleigh Burke” … Arleigh Burke é uma classe de Destroyers ou contra-torpedeiros tal como o Ticonderoga é um classe de cruzadores.
    Ao comentário anterior de Vitor Afonso, acrescento que este aconteceu no Mediterrâneo nos anos 80 com um dos nossos velhinhos submarinos pós-Segunda-Guerra-Mundial e o mesmo emergiu junto ao porta-aviões americano só para dizer olá 🙂 Dizem que o almirante americano que comandava o “Task Group” foi convidado a sair da Marinha Americana.

    Caros amigos do AEIOU se necessitarem de esclarecimentos sobre assuntos de defesa eu estou disponível para colaborar.

  2. Não é a primeira vez que se demonstra que os EUA, alem do grande poderio sao também muito vulneráveis. Pois nos anos 80 num exercício semelhante a este um submarino português, conseguiu colocar-se por baixo de um porta aviões dos US . Em caso real era só disparar todos os torpedos e … bye bye porta aviões.

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …