Submarino nuclear francês “afundou” porta-aviões americano e parte da sua escolta

Uma série de exercícios navais conjuntos entre a marinha dos Estados Unidos e a sua congénere da França terminou de forma inesperada para os americanos: “perderam” o seu porta-aviões USS Theodore Roosevelt, recentemente modernizado.

Durante exercícios conjuntos, no norte do Oceano Atlântico, um submarino nuclear francês classe Saphir, que manobrava “do lado do inimigo”, conseguiu afundar o porta-aviões americano e a maior parte da sua frota de escolta.

O Saphir treinava com a 12ª Frota de Ataque da Marinha dos Estados Unidos, composta pelo USS Theodore Roosevelt, vários cruzadores Ticonderoga, um contra-torpedeiro classe Arleigh Burke e vários submarinos de ataque classe Los Angeles.

O episódio terá ocorrido no âmbito de manobras de treino que tiveram lugar em meados de fevereiro, que tinham como objectivo testar as novas capacidades militares do porta-aviões americano USS Theodore Roosevelt, recentemente remodelado, revela o The Aviationist.

Nos exercícios navais de porta-aviões são frequentemente utilizados submarinos, que representam uma ameaça real e significativa à segurança das frotas de guerra americanas.

Não é a primeira vez que um submarino “causa estragos” em exercícios navais com porta-aviões. Em 2007, um submarino diesel-electrico da marinha do Canadá, em exercícios com a marinha britânica, “afundou” o porta-aviões HMS Illustrious.

Os exercícios provaram que, apesar da recente modernização, que custou milhões de dólares ao orçamento de defesa dos Estados Unidos, o USS Theodore Roosevelt tem ainda vulnerabilidades evidentes nas suas defesas anti-submarino.

Entretanto, no passado dia 4, o Ministério da Defesa francês publicou no seu site detalhes sobre as manobras do seu submarino, com o título “Le SNA Saphir en entraînement avec l’US Navy au large de la Floride”, no qual a marinha francesa elogiava o sucesso do seu Saphir.

Por motivos não revelados, a publicação em causa foi entretanto apagada do site, mas é ainda possível encontrar e consultar o arquivo da página na cache do Google.

Para variar, os franceses ganharam uma batalha – e estão orgulhosos disso.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Lembro-me perfeitamente que um dos nossos antigos submarinos fez algo similar quando em manobras de treino NATO onde também acabou com o porta aviões do “inimigo americano” e não foi afundado.
      Sem forças de defesa crediveis é o mesmo que estender a carpete aos inimigos para estes avançarem direitinhos ao saque sem grandes receios!

  1. Valha-me …. Em primeiro lugar a modernização do porta-aviões nada tem a ver com a sua defesa anti-submarino, para isso é que tem escoltas! “Vários cruzadores Ticonderoga e o contra-torpedeiro Arleigh Burke” … Arleigh Burke é uma classe de Destroyers ou contra-torpedeiros tal como o Ticonderoga é um classe de cruzadores.
    Ao comentário anterior de Vitor Afonso, acrescento que este aconteceu no Mediterrâneo nos anos 80 com um dos nossos velhinhos submarinos pós-Segunda-Guerra-Mundial e o mesmo emergiu junto ao porta-aviões americano só para dizer olá 🙂 Dizem que o almirante americano que comandava o “Task Group” foi convidado a sair da Marinha Americana.

    Caros amigos do AEIOU se necessitarem de esclarecimentos sobre assuntos de defesa eu estou disponível para colaborar.

  2. Não é a primeira vez que se demonstra que os EUA, alem do grande poderio sao também muito vulneráveis. Pois nos anos 80 num exercício semelhante a este um submarino português, conseguiu colocar-se por baixo de um porta aviões dos US . Em caso real era só disparar todos os torpedos e … bye bye porta aviões.

RESPONDER

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …