Subida das águas do rio Sena “engole” Paris

As águas do rio Sena atingiram os 5,84 metros durante a madrugada desta segunda-feira, ultrapassando o nível máximo previsto para zona de Paris, mas não alcançou os 6,10 metros que se registaram em 2016.

A subida das águas do rio Sena atingiu os 5,84 metros durante a madrugada desta segunda-feira, ultrapassando o nível máximo previsto para a zona da capital francesa sem, no entanto, alcançar os 6,10 metros que se registaram no ano de 2016.

Ainda assim, a subida do nível do caudal do rio pode atingir os seis metros e já obrigou vários edifícios a fechar portas, como o museu do Louvre que fechou as galerias subterrâneas.

Segundo o Observador, as chuvas fortes registadas desde o início do ano estão a afetar o norte de França. Porém, este desastre natural está a chamar a atenção dos turistas que contemplam o caudal do rio Sena a aumentar de hora para hora.

Os meses de dezembro e janeiro têm sido os piores dos últimos 100 anos no norte de França, com algumas povoações perto do Sena inundadas. As autoridades esperam uma descida lenta das águas, mantendo as vias paralelas às margens do rio cortadas.

A navegação irá continuar restringida, por ser impossível às embarcações passarem sob as pontes, devido ao elevado nível das águas do prestigiado rio. Só daqui a “pelo menos” uma semana é que a “normalidade” ficará restabelecida, preveem as autoridades francesas.

Cerca de 1500 pessoas foram retiradas das suas habitações na região de Paris, junto às margens do Sena. Em localidades próximas da capital francesa registaram-se vários cortes no abastecimento de energia elétrica.

Calcula-se que os prejuízos já ascendam a 300 mil euros só para os proprietários de embarcações turísticas no Sena. Com escolas também a fechar, os prejuízos totais estão, segundo o mesmo jornal, ainda longe de poder ser calculados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente Paris sofre uma limpeza, ja era tempo que as ruas estavam muito sujas … só é pena que o governo não o faça e tenha de ser a mama natureza a tomar conta do assunto

RESPONDER

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …