Apenas o desempate por grandes penalidades ditou o desfecho dos jovens portugueses. França vai estar na final do torneio, em Israel.
A França venceu Portugal nas meias-finais do Europeu sub-17 e vai estar na final do torneio. Os franceses ganharam nas grandes penalidades, por 6-5.
Na meia-final disputada em Netanya, Israel, registou-se um empate a duas bolas ao longo dos 90 minutos. Os quatro golos foram marcados ao longo da primeira parte.
Rodrigo Ribeiro ainda ameaçou mas foi Zaire a aproveitar uma perda de bola de Ivan Lima para marcar o primeiro, logo aos sete minutos.
Os jovens franceses só estiveram a vencer durante quatro minutos: uma desconcentração de um médio francês terminou com o golo de Afonso Moreira.
Aos 19 minutos… É difícil descrever:
QUE GOLAÇO!!!!!!!! GOAL OF THE TOURNAMENT!!!!! Dário Essugo é um craque!!!!!#U17EURO #FRAPORpic.twitter.com/8p8gfpU3Uo
— Football Report 🕊☮️🌍🌎🌏 #BerhalterOut (@FootballReprt) May 29, 2022
A reacção do comentador inglês, no canal da UEFA, diz tudo: “Consegues acreditar nisto?”. Que golo de Dário Essugo, provavelmente (muito provavelmente) o melhor do torneio. Pelo menos quatro jogadores portugueses ficaram com as mãos na cabeça, incrédulos.
A França reagiu. Primeiro Tel acertou no ferro e, a segundos do intervalo, um golo de João Muniz na própria baliza recuperou o empate.
No segundo tempo não houve golos. Houve um susto, num choque entre as cabeças de Ivan Lima e Sarr; os dois ficaram no chão durante diversos minutos e foram mesmo substituídos. Pelo menos o português terá seguido para o hospital.
No desempate por grandes penalidades, os primeiros 11 jogadores tentaram e os 11 marcaram. Até que Manuel Mendonça falhou e a França apurou-se para o jogo decisivo.
Países Baixos e Sérvia vão disputar a outra meia-final.