A sua casa pode ter mais de 9 mil tipos de micróbios

Investigadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram, após analisarem 1200 residências, que as casas têm cerca de 9 mil espécies diferentes de micróbios. Esta é a média de tipos de bactérias e fungos encontrados no pó de uma casa comum.

O estudo faz parte do projeto “A Vida Selvagem das Nossas Casas”, em que os voluntários enviaram amostras do pó acumulado nas calhas das portas, locais que costumam ser ignorados durante uma limpeza, segundo os cientistas.

“Sabemos há muito tempo que os micróbios habitam nos nossos lares. O que estamos a fazer agora é aplicar a velha e boa ciência para ver como eles variam de acordo com o espaço onde são encontrados”, afirmou Noah Fierer, professor de ecologia e biologia evolucionária.

A equipa de cientistas chegou à conclusão que uma casa comum costuma ter mais de dois mil tipos diferentes de fungos e que o seu tipo varia de acordo com a localização da residência.

“A maioria dos fungos encontrados aparentemente vêm de fora. Entram pelas roupas ou através de janelas e portas abertas. Por isso, a melhor forma de prever que tipo de fungo habita numa casa é saber onde esta fica”, acrescentou.

Além disso, os investigadores descobriram uma média de sete mil bactérias diferentes em cada casa. Algumas delas estão relacionadas com a pele humana, mas foram encontradas espécies ligadas às fezes. Neste caso, a variedade depende não da localização da residência, mas de quem a habita.

“Encontramos bactérias diferentes em habitações ocupadas por mulheres do que naquelas habitadas apenas por homens. Há tipos de bactérias usualmente associadas ao corpo feminino do que ao masculino e pudemos ver isso no pó”, explicou.

A presença de animais de estimação também influenciou a variedade de micróbios.

“Ter um gato ou um cão tem um impacto significativo nos tipos de bactérias encontradas numa casa. Foi surpreendente para nós encontrarmos uma influência tão grande, maior do que qualquer outro fator”.

Apesar de o estudo ter sido realizado nos Estados Unidos, o cientista diz que os resultados são relevantes para outras partes do mundo.

Agora, os investigadores querem descobrir como estes micro-organismos podem afetar a saúde humana. Apesar de alguns estarem ligados a doenças e alergias, a maioria provavelmente é inofensiva e pode até ser benéfica.

“As pessoas não precisam de se preocupar com os micróbios nas suas casas. Eles estão à nossa volta, nas nossas peles, nos nossos lares – e a maioria deles não faz mal algum”, conclui Fierer.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …