A sua casa pode ter mais de 9 mil tipos de micróbios

Investigadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, descobriram, após analisarem 1200 residências, que as casas têm cerca de 9 mil espécies diferentes de micróbios. Esta é a média de tipos de bactérias e fungos encontrados no pó de uma casa comum.

O estudo faz parte do projeto “A Vida Selvagem das Nossas Casas”, em que os voluntários enviaram amostras do pó acumulado nas calhas das portas, locais que costumam ser ignorados durante uma limpeza, segundo os cientistas.

“Sabemos há muito tempo que os micróbios habitam nos nossos lares. O que estamos a fazer agora é aplicar a velha e boa ciência para ver como eles variam de acordo com o espaço onde são encontrados”, afirmou Noah Fierer, professor de ecologia e biologia evolucionária.

A equipa de cientistas chegou à conclusão que uma casa comum costuma ter mais de dois mil tipos diferentes de fungos e que o seu tipo varia de acordo com a localização da residência.

“A maioria dos fungos encontrados aparentemente vêm de fora. Entram pelas roupas ou através de janelas e portas abertas. Por isso, a melhor forma de prever que tipo de fungo habita numa casa é saber onde esta fica”, acrescentou.

Além disso, os investigadores descobriram uma média de sete mil bactérias diferentes em cada casa. Algumas delas estão relacionadas com a pele humana, mas foram encontradas espécies ligadas às fezes. Neste caso, a variedade depende não da localização da residência, mas de quem a habita.

“Encontramos bactérias diferentes em habitações ocupadas por mulheres do que naquelas habitadas apenas por homens. Há tipos de bactérias usualmente associadas ao corpo feminino do que ao masculino e pudemos ver isso no pó”, explicou.

A presença de animais de estimação também influenciou a variedade de micróbios.

“Ter um gato ou um cão tem um impacto significativo nos tipos de bactérias encontradas numa casa. Foi surpreendente para nós encontrarmos uma influência tão grande, maior do que qualquer outro fator”.

Apesar de o estudo ter sido realizado nos Estados Unidos, o cientista diz que os resultados são relevantes para outras partes do mundo.

Agora, os investigadores querem descobrir como estes micro-organismos podem afetar a saúde humana. Apesar de alguns estarem ligados a doenças e alergias, a maioria provavelmente é inofensiva e pode até ser benéfica.

“As pessoas não precisam de se preocupar com os micróbios nas suas casas. Eles estão à nossa volta, nas nossas peles, nos nossos lares – e a maioria deles não faz mal algum”, conclui Fierer.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …