/

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

1

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel sob a paisagem.

O monumento de Salisbury Plain, em Wiltshire, corre o risco de ser colocado na “lista de perigo” e de perder o seu estatuto de património mundial, avança o The Guardian.

O aviso é da UNESCO e surge depois de Grant Shapps, secretário dos transportes, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel, de cerca de três quilómetros e com dupla faixa de rodagem, que passará sob o sítio arqueológico de Stonehenge.

A obra tem um custo estimado de 1,7 mil milhões de libras esterlinas.

O projeto tem como objetivo aliviar o congestionamento do tráfego ao longo da A303 em Wiltshire, a rota mais direta para os automobilistas que viajam entre o Sudeste e o Sudoeste, e permitir que “os visitantes de Stonehenge vejam o círculo de pedras sem a distração visual e auditiva do tráfego”, justificou Shapps.

A Alliance for Stonehenge, associação que se opõe à construção da nova estrada, afirma que o túnel é muito curto, o que pode danificar irreversivelmente os arredores do sítio arqueológico. Um grupo de arqueólogos solicitou que o comprimento do túnel fosse de pelo menos 4,5 quilómetros.

Funcionários da Inspeção de Planeamento também avisaram que o desenvolvimento desta obra poderia causar “danos permanentes e irreversíveis” no local e o grupo de campanha Save Stonehenge World Heritage Site (SSWHS) contestou a decisão do responsável político em tribunal.

O alerta surge depois de Liverpool ter perdido o seu estatuto de património mundial da UNESCO esta quarta-feira, na sequência de alterações significativas na zona das docas.

A UNESCO já tinha avisado que as obras na zona das docas, nomeadamente a construção de vários edifícios e do novo estádio do Everton, faziam perder a autenticidade da cidade.

  Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. Ou incompetência ou estão à procura de alguma coisa e o túnel é uma desculpa. Seja como for, imaginem a malta xalalá a parar o transito para venerar o monumento. Enfim…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.