Duas das pedras de Stonehenge já estavam no local muito antes dos humanos

Muitas teorias já surgiram sobre o monumento de Stonehenge, que continua a intrigar cientistas e especialistas de todo o mundo. E há agora uma nova tese que aponta que duas das maiores pedras da estrutura megalítica já estariam no local milhões de anos antes da chegada dos humanos.

A nova teoria foi apresentada por Mike Pitts, especialista britânico em Pré-história. Segundo explica ao The Times o perito, um dos poucos que realmente realizou escavações em Stonehenge, as pedras principais do monumento estiveram sempre semi-enterradas mais ou menos onde se encontram actualmente.

“Na década de 1970, pensava-se que os sarsens, as enormes pedras arredondadas de arenito típicas de Stonehenge, tinham vindo de Marlborough Downs, a mais de 32 quilómetros de distância”, explica Pitts.

Mas segundo Pitts, pelo menos duas das maiores pedras de Stonehenge já se encontravam no local muito antes de os humanos lá terem chegado: a Pedra do Calcanhar, que se situa a cerca de 75 metros do centro do círculo do monumento e que pesa cerca de 60 toneladas, e a Pedra 16.

Mesmo ao lado da Pedra do Calcanhar, foi encontrado um buraco de seis metros, de onde Pitts acredita que o sarsen pode ter sido desenterrada por quem trouxe as restantes pedras para o local. “Acredito que algumas das pedras de Stonehenge já se encontravam no local. A Pedra do Calcanhar, por exemplo, tudo indica que saiu daquele grande buraco“, diz.

Estas duas pedras, as maiores do monumento, estão localizadas a alguma distância das demais e estão alinhadas com o Sol, durante os solstícios de Inverno e de Verão. O especialista acredita que esse alinhamento será uma mera coincidência, dada a presença natural das pedras no local.

Mas segundo diz Pitts, esse pré-alinhamento casual das duas pedras poderá explicar um dos mistérios de Stonehenge: porque motivo os sarsens que foram trazidos para o local não foram erigidos de qualquer outra forma, até mais simples? Porque, explica o perito, as duas primeiras “já ali se encontravam, perfeitamente alinhadas“.

O estudo Pitts, publicado na revista British Archaeology, é mais um dado a acrescentar ao mistério de Stonehenge – que continua a cativar cientistas e turistas por todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Amplificadores / moduladores das energias telúricas. Serve vários fins, desde uso natural da energia, para propósitos espirituais de elevação da consciência, até a observações astronómicas.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …