Duas das pedras de Stonehenge já estavam no local muito antes dos humanos

Muitas teorias já surgiram sobre o monumento de Stonehenge, que continua a intrigar cientistas e especialistas de todo o mundo. E há agora uma nova tese que aponta que duas das maiores pedras da estrutura megalítica já estariam no local milhões de anos antes da chegada dos humanos.

A nova teoria foi apresentada por Mike Pitts, especialista britânico em Pré-história. Segundo explica ao The Times o perito, um dos poucos que realmente realizou escavações em Stonehenge, as pedras principais do monumento estiveram sempre semi-enterradas mais ou menos onde se encontram actualmente.

“Na década de 1970, pensava-se que os sarsens, as enormes pedras arredondadas de arenito típicas de Stonehenge, tinham vindo de Marlborough Downs, a mais de 32 quilómetros de distância”, explica Pitts.

Mas segundo Pitts, pelo menos duas das maiores pedras de Stonehenge já se encontravam no local muito antes de os humanos lá terem chegado: a Pedra do Calcanhar, que se situa a cerca de 75 metros do centro do círculo do monumento e que pesa cerca de 60 toneladas, e a Pedra 16.

Mesmo ao lado da Pedra do Calcanhar, foi encontrado um buraco de seis metros, de onde Pitts acredita que o sarsen pode ter sido desenterrada por quem trouxe as restantes pedras para o local. “Acredito que algumas das pedras de Stonehenge já se encontravam no local. A Pedra do Calcanhar, por exemplo, tudo indica que saiu daquele grande buraco“, diz.

Estas duas pedras, as maiores do monumento, estão localizadas a alguma distância das demais e estão alinhadas com o Sol, durante os solstícios de Inverno e de Verão. O especialista acredita que esse alinhamento será uma mera coincidência, dada a presença natural das pedras no local.

Mas segundo diz Pitts, esse pré-alinhamento casual das duas pedras poderá explicar um dos mistérios de Stonehenge: porque motivo os sarsens que foram trazidos para o local não foram erigidos de qualquer outra forma, até mais simples? Porque, explica o perito, as duas primeiras “já ali se encontravam, perfeitamente alinhadas“.

O estudo Pitts, publicado na revista British Archaeology, é mais um dado a acrescentar ao mistério de Stonehenge – que continua a cativar cientistas e turistas por todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Amplificadores / moduladores das energias telúricas. Serve vários fins, desde uso natural da energia, para propósitos espirituais de elevação da consciência, até a observações astronómicas.

RESPONDER

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …