Duas das pedras de Stonehenge já estavam no local muito antes dos humanos

Muitas teorias já surgiram sobre o monumento de Stonehenge, que continua a intrigar cientistas e especialistas de todo o mundo. E há agora uma nova tese que aponta que duas das maiores pedras da estrutura megalítica já estariam no local milhões de anos antes da chegada dos humanos.

A nova teoria foi apresentada por Mike Pitts, especialista britânico em Pré-história. Segundo explica ao The Times o perito, um dos poucos que realmente realizou escavações em Stonehenge, as pedras principais do monumento estiveram sempre semi-enterradas mais ou menos onde se encontram actualmente.

“Na década de 1970, pensava-se que os sarsens, as enormes pedras arredondadas de arenito típicas de Stonehenge, tinham vindo de Marlborough Downs, a mais de 32 quilómetros de distância”, explica Pitts.

Mas segundo Pitts, pelo menos duas das maiores pedras de Stonehenge já se encontravam no local muito antes de os humanos lá terem chegado: a Pedra do Calcanhar, que se situa a cerca de 75 metros do centro do círculo do monumento e que pesa cerca de 60 toneladas, e a Pedra 16.

Mesmo ao lado da Pedra do Calcanhar, foi encontrado um buraco de seis metros, de onde Pitts acredita que o sarsen pode ter sido desenterrada por quem trouxe as restantes pedras para o local. “Acredito que algumas das pedras de Stonehenge já se encontravam no local. A Pedra do Calcanhar, por exemplo, tudo indica que saiu daquele grande buraco“, diz.

Estas duas pedras, as maiores do monumento, estão localizadas a alguma distância das demais e estão alinhadas com o Sol, durante os solstícios de Inverno e de Verão. O especialista acredita que esse alinhamento será uma mera coincidência, dada a presença natural das pedras no local.

Mas segundo diz Pitts, esse pré-alinhamento casual das duas pedras poderá explicar um dos mistérios de Stonehenge: porque motivo os sarsens que foram trazidos para o local não foram erigidos de qualquer outra forma, até mais simples? Porque, explica o perito, as duas primeiras “já ali se encontravam, perfeitamente alinhadas“.

O estudo Pitts, publicado na revista British Archaeology, é mais um dado a acrescentar ao mistério de Stonehenge – que continua a cativar cientistas e turistas por todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Amplificadores / moduladores das energias telúricas. Serve vários fins, desde uso natural da energia, para propósitos espirituais de elevação da consciência, até a observações astronómicas.

RESPONDER

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …