O dia em que Stephen Hawking organizou uma festa (e ninguém apareceu)

Andy Rain / EPA

Stephen Hawking

O famoso físico britânico, que faleceu esta quarta-feira, organizou, em 2009, uma festa para viajantes no tempo. Infelizmente, ninguém apareceu (nem a Miss Universo).

No dia 28 de junho de 2009, às 12h00, Stephen Hawking colocou-se em frente à porta de entrada de um elegante salão da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e esperou que os convidados chegassem.

O local tinha sido decorado com balões e a mesa principal estava repleta de aperitivos e, claro, champanhe, a bebida favorita do famoso físico britânico. Hawking, que morreu esta quarta-feira, aos 76 anos, esperou, esperou, esperou. Mas ninguém apareceu.

Só que esta não era uma festa qualquer, conta a BBC. Era um evento propositado para viajantes no tempo. “Foi uma lástima!”, recordou o cientista num dos capítulos da série documental “O Universo Segundo Stephen Hawking”, do Discovery Channel.

“Eu gosto de experiências simples e… champanhe. Então, tentei combinar duas das minhas coisas favoritas para ver se a viagem no tempo do futuro para o passado era possível”, explicou o cientista britânico no mesmo documentário, transmitido em 2010.

Para testar a ideia, Hawking não contou a ninguém sobre a festa até que esta tivesse acabado. Só depois enviou o convite, que incluía as coordenadas exatas no tempo e no espaço, organizada na tradicional escola Gonville and Caius College, em Cambridge.

“Está cordialmente convidado para a festa para viajantes no tempo organizada pelo professor Stephen Hawking”, podia ler-se no convite, que também incluía a irónica explicação de que os convidados não precisavam de confirmar a sua presença.

“Espero que cópias deste (convite) sobrevivam por vários milhares de anos num ou outro formato”, acrescentou o cientista, cujo livro “Uma Breve História do Tempo”, de 1988, vendeu mais de dez milhões de cópias em todo o mundo.

“Talvez, um dia, alguém que viva no futuro possa encontrar esta informação e use uma máquina do tempo para vir à minha festa, provando que, um dia, as viagens no tempo serão possíveis”.

Ao ver que o ponteiro do relógio já tinha passado das 12h00, Hawking não ficou desiludido e preferiu antes usar o seu famoso sentido de humor: “Estava à espera de ver a futura Miss Universo a entrar por aquela porta”.

Em 2012, o físico explicou num colóquio do Festival de Ciência de Seattle, nos EUA, que “a Teoria da Relatividade de Einstein parece oferecer a possibilidade de que possamos deformar o espaço-tempo de tal forma que poderíamos viajar ao passado”.

“Porém, é provável que tal deformação causasse um raio de radiação que destruísse a nave espacial e talvez o espaço-tempo em si”, acrescentou. Foi então que se lembrou do fracasso da sua festa: “Fiquei ali muito tempo à espera, mas ninguém apareceu”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …