//

O dia em que Stephen Hawking organizou uma festa (e ninguém apareceu)

Andy Rain / EPA

Stephen Hawking

O famoso físico britânico, que faleceu esta quarta-feira, organizou, em 2009, uma festa para viajantes no tempo. Infelizmente, ninguém apareceu (nem a Miss Universo).

No dia 28 de junho de 2009, às 12h00, Stephen Hawking colocou-se em frente à porta de entrada de um elegante salão da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e esperou que os convidados chegassem.

O local tinha sido decorado com balões e a mesa principal estava repleta de aperitivos e, claro, champanhe, a bebida favorita do famoso físico britânico. Hawking, que morreu esta quarta-feira, aos 76 anos, esperou, esperou, esperou. Mas ninguém apareceu.

Só que esta não era uma festa qualquer, conta a BBC. Era um evento propositado para viajantes no tempo. “Foi uma lástima!”, recordou o cientista num dos capítulos da série documental “O Universo Segundo Stephen Hawking”, do Discovery Channel.

“Eu gosto de experiências simples e… champanhe. Então, tentei combinar duas das minhas coisas favoritas para ver se a viagem no tempo do futuro para o passado era possível”, explicou o cientista britânico no mesmo documentário, transmitido em 2010.

Para testar a ideia, Hawking não contou a ninguém sobre a festa até que esta tivesse acabado. Só depois enviou o convite, que incluía as coordenadas exatas no tempo e no espaço, organizada na tradicional escola Gonville and Caius College, em Cambridge.

“Está cordialmente convidado para a festa para viajantes no tempo organizada pelo professor Stephen Hawking”, podia ler-se no convite, que também incluía a irónica explicação de que os convidados não precisavam de confirmar a sua presença.

“Espero que cópias deste (convite) sobrevivam por vários milhares de anos num ou outro formato”, acrescentou o cientista, cujo livro “Uma Breve História do Tempo”, de 1988, vendeu mais de dez milhões de cópias em todo o mundo.

“Talvez, um dia, alguém que viva no futuro possa encontrar esta informação e use uma máquina do tempo para vir à minha festa, provando que, um dia, as viagens no tempo serão possíveis”.

Ao ver que o ponteiro do relógio já tinha passado das 12h00, Hawking não ficou desiludido e preferiu antes usar o seu famoso sentido de humor: “Estava à espera de ver a futura Miss Universo a entrar por aquela porta”.

Em 2012, o físico explicou num colóquio do Festival de Ciência de Seattle, nos EUA, que “a Teoria da Relatividade de Einstein parece oferecer a possibilidade de que possamos deformar o espaço-tempo de tal forma que poderíamos viajar ao passado”.

“Porém, é provável que tal deformação causasse um raio de radiação que destruísse a nave espacial e talvez o espaço-tempo em si”, acrescentou. Foi então que se lembrou do fracasso da sua festa: “Fiquei ali muito tempo à espera, mas ninguém apareceu”.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.