O dia em que Stephen Hawking organizou uma festa (e ninguém apareceu)

Andy Rain / EPA

Stephen Hawking

O famoso físico britânico, que faleceu esta quarta-feira, organizou, em 2009, uma festa para viajantes no tempo. Infelizmente, ninguém apareceu (nem a Miss Universo).

No dia 28 de junho de 2009, às 12h00, Stephen Hawking colocou-se em frente à porta de entrada de um elegante salão da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e esperou que os convidados chegassem.

O local tinha sido decorado com balões e a mesa principal estava repleta de aperitivos e, claro, champanhe, a bebida favorita do famoso físico britânico. Hawking, que morreu esta quarta-feira, aos 76 anos, esperou, esperou, esperou. Mas ninguém apareceu.

Só que esta não era uma festa qualquer, conta a BBC. Era um evento propositado para viajantes no tempo. “Foi uma lástima!”, recordou o cientista num dos capítulos da série documental “O Universo Segundo Stephen Hawking”, do Discovery Channel.

“Eu gosto de experiências simples e… champanhe. Então, tentei combinar duas das minhas coisas favoritas para ver se a viagem no tempo do futuro para o passado era possível”, explicou o cientista britânico no mesmo documentário, transmitido em 2010.

Para testar a ideia, Hawking não contou a ninguém sobre a festa até que esta tivesse acabado. Só depois enviou o convite, que incluía as coordenadas exatas no tempo e no espaço, organizada na tradicional escola Gonville and Caius College, em Cambridge.

“Está cordialmente convidado para a festa para viajantes no tempo organizada pelo professor Stephen Hawking”, podia ler-se no convite, que também incluía a irónica explicação de que os convidados não precisavam de confirmar a sua presença.

“Espero que cópias deste (convite) sobrevivam por vários milhares de anos num ou outro formato”, acrescentou o cientista, cujo livro “Uma Breve História do Tempo”, de 1988, vendeu mais de dez milhões de cópias em todo o mundo.

“Talvez, um dia, alguém que viva no futuro possa encontrar esta informação e use uma máquina do tempo para vir à minha festa, provando que, um dia, as viagens no tempo serão possíveis”.

Ao ver que o ponteiro do relógio já tinha passado das 12h00, Hawking não ficou desiludido e preferiu antes usar o seu famoso sentido de humor: “Estava à espera de ver a futura Miss Universo a entrar por aquela porta”.

Em 2012, o físico explicou num colóquio do Festival de Ciência de Seattle, nos EUA, que “a Teoria da Relatividade de Einstein parece oferecer a possibilidade de que possamos deformar o espaço-tempo de tal forma que poderíamos viajar ao passado”.

“Porém, é provável que tal deformação causasse um raio de radiação que destruísse a nave espacial e talvez o espaço-tempo em si”, acrescentou. Foi então que se lembrou do fracasso da sua festa: “Fiquei ali muito tempo à espera, mas ninguém apareceu”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …