O uso de planadores de carga atrelados a aviões pode reduzir as despesas do transporte aéreo de mercadorias em até 65%.
Num esforço inovador para reduzir os custos crescentes do transporte de carga, a Aerolane, uma startup do oeste do Texas, recuperou e modernizou um conceito da era da Segunda Guerra Mundial: planadores de carga, agora reimaginados como planadores de carga autónomos.
Esta tecnologia revolucionária promete reduzir as despesas de transporte aéreo de carga em até 65%, potencialmente transformando a indústria do transporte aéreo de mercadoriais, avaliada em 135 mil milhões de dólares.
O conceito, inspirado em planadores históricos que transportavam soldados e equipamentos, envolve um avião a rebocar um planador de carga sem motor, apelidado de “aerocart”, aponta o Interesting Engineering.
Este método, testado e considerado promissor pelo Comando de Mobilidade Aérea dos EUA em 2013, utiliza sistemas avançados de controlo de voo que permitem aos planadores navegar autonomamente no ar, aproveitando o vórtice aerodinâmico criado pelo avião líder para um voo eficiente e sem arrasto.
A abordagem da Aerolane, ao eliminar a necessidade de motores e o peso dos motores e combustível, reduz significativamente os custos.
A empresa já desenvolveu e testou protótipos desde 2022, demonstrando a viabilidade de converter aeronaves existentes em planadores de carga rebocados automatizados. Estes testes incluem adaptações do Pipistrel Virus e do empurrador de canard Velocity SE, embora atualmente apresentem motores devido a requisitos regulatórios.
Criada por Todd Graetz, que anteriormente geriu um programa de drones para a BNSF Railway Co., e Gur Kimchi, co-fundador do projeto de entrega por drones Prime Air da Amazon e membro do Comité Consultivo de Drones da Administração Federal de Aviação, a Aerolane não é apenas um voo de fantasia, mas uma inovação tangível enraizada na extensa experiência no setor.
O roteiro da Aerolane inclui garantir a aprovação de autoridades regulatórias, como a FAA, para construir e operar planadores sem motor. A empresa prevê começar com um planador capaz de transportar três toneladas de carga, eventualmente escalando para um modelo com capacidade para 10 toneladas.
As inovações podem até permitir que um planador se desprenda em pleno voo e aterre independentemente do avião líder, oferecendo opções de entrega flexíveis.
Com cerca de 11,5 milhões de dólares de financiamento inicial, a Aerolane visa a “disponibilidade inicial” até 2025.