/

Spray de vidro vulcânico mata mosquitos portadores de malária

1

Michael Roe / NC State University

Um spray feito à base de vidro vulcânico e água mostrou ser eficaz no controlo de mosquitos portadores de malária. A confirmar-se, este pode ser um passo importante na redução das populações de mosquitos transmissores de doenças e na redução da malária em África.

A alternativa atual passa por pulverizar regularmente inseticidas em superfícies como a rede mosquiteira que se usa à volta das camas, principalmente em regiões propensas à malária. Embora mate os mosquitos que lá pousam, os inseticidas são tóxicos para as próprias pessoas e para o meio ambiente.

Com esta nova solução desenvolvida por investigadores da North Carolina State University e da Liverpool School of Tropical Medicine, evitam-se estes problemas. O produto ficou conhecido como Imergard WP e está a ser produzida por uma empresa baseada na Califórnia, escreve o New Atlas.

A equipa de investigadores testou o novo spray em comparação com um inseticida usado comummente. A parede que foi pulverizada com o novo spary foi a que revelou uma maior taxa de mortalidade nos mosquitos. Ao fim de seis meses, a taxa continuava alta, embora tenha baixado para os 78%. Ainda assim, a taxa de mortalidade da parede pulverizada com o inseticida estava nos 25%.

Os especialistas explicam que o Imergard WP funciona matando os mosquitos por desidratação. Para além dos mosquitos não desenvolverem resistência, o novo spray tem um baixo custo de produção e não é tóxico para mamíferos. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Insects.

“O processamento da perlite como inseticida é novo”, diz David Stewart, coautor do artigo. “Este material não é uma bala de prata, mas uma nova ferramenta que pode ser considerada como parte de um programa de gestão de vetores de insetos”.

ZAP //

1 Comment

  1. Infelizmente
    Cf Wikipédia, “…A perlite é um recurso não renovável com reserva mundiais estimadas de 700 milhões de toneladas…”
    Mas que seja dado bom uso, então.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.