/

Spray de fungos pode ajudar a capital mais poluída do mundo

Jean-Etienne Minh-Duy Poirrier / Flickr

Poluição do ar em Nova Deli, Índia

Nova Deli é uma cidade muito marcada pela poluição. Mas uma novidade pode tornar o ambiente um pouco mais suportável.

Irritação da pele e dos olhos, doenças neurológicas, cardiovasculares e respiratórias graves, asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, bronquite, perda de capacidade pulmonar, cancro…

A lista poderia continuar.

Estas são as possíveis consequências para a saúde da poluição do ar. Uma poluição muito visível e muito sentida em Nova Deli, que há quatro anos consecutivos é considerada a capital mais poluída do mundo.

A névoa escura e constante que paira sobre a capital da Índia origina perturbações na sociedade, como encerramento de escolas (as máscaras já eram frequentes pelas ruas muito antes da COVID-19) e origina sobretudo muitas mortes. Estima-se que, todos os anos, morra mais de um milhão de pessoas na Índia por causa da poluição do ar.

Os relatórios sobre este panorama indicam que a poluição industrial e os carros são factores importantes mas, no início do Outono de cada ano, a poluição aumenta devido aos incêndios agrícolas – que, só em Nova Deli, originam quase metade da poluição do ar.

Há sete anos que as queimadas são proibidas na cidade, são mesmo consideradas crime. Mas, mesmo assim, essa rotina não foi travada substancialmente e a poluição mantém-se.

No entanto, a poluição poderá diminuir consideravelmente nas zonas agrícolas da capital da Índia. O responsável chama-se Dhruv Sawhney.

Dhruv apresentou no ano passado um novo método de limpeza de resíduos agrícolas que permite rentabilizar mais o trabalho agrícola e melhorar a qualidade do solo. A BBC relata que, no início, houve reacções negativas. “Tens a certeza de que isso funciona? Prefiro incendiar os meus campos e pronto”.

O “isso” é um novo spray microbiano orgânico, desenvolvido pelo Instituto Indiano de Pesquisa Agrícola de Nova Deli.

O spray chama-se Pusa Decomposer e é composto por sete espécies diferentes de fungos naturalmente presentes no solo. Essas sete espécies de fungos são muito eficazes na decomposição dos resíduos para obter energia e nutrientes.

Assim, o Pusa Decomposer consegue rapidamente decompor os resíduos dos campos após a colheita do arrozal. As experiências mostraram ainda que, três semanas depois, os resíduos integraram-se no solo e funcionaram como fertilizante para a época de cultivo seguinte.

A solução, baseada numa pulverização microbiana, enriquece o solo; enquanto queimar os resíduos da colheita faz com que a temperatura da camada superior do solo suba para 42 graus centígrados, matando todos os micróbios benéficos do solo. Por isso, o spray tenta melhorar a poluição e a saúde do solo.

Este spray baseado em fungos tenta ser uma solução, após tentativas frustradas. Em 2006, por exemplo, surgiu uma máquina projectada para semear e que também conseguia remover os resíduos, triturá-los e espalhá-los pelo campo. Mas é uma alternativa cara e poderia causar problemas de germinação.

Ainda é cedo para fazer uma análise ao impacto do spray nos níveis de poluição em Nova Deli; mas acredita-se que, se a pulverização do solo atingir uma escala grande, a diferença pode ser bastante significativa, especialmente no Outono.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.