Sporting vs Vitoria Plzen | Bis de Montero abre o caminho

O Sporting deu um passo importante rumo aos quartos-de-final da Liga Europa. A formação de Alvalade não fez um jogo brilhante, mas foi claramente superior ao Viktoria Plzen, vencendo com alguma tranquilidade por 2-0.

A equipa de Jorge Jesus mandou sempre no jogo, rematou muito (21 vezes) e marcou em momentos cruciais da partida, a fechar a primeira parte e a começar a segunda. E depois teve um jogador em grande forma – aliás, tem estado sempre em grande destaque esta época na competição.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo com o esperado ascendente leonino (60% de posse), com dois remates, um deles a primeira ocasião clara do jogo, aos sete minutos, com Gelson Martins a falhar a emenda, solicitada por Marcos Acuña.
  • Os checos não se mostravam impressionados e, apesar de aos 20 minutos ainda não somarem qualquer disparo, contabilizavam já cinco cruzamentos de bola corrida, sinalizando a forma preferencial com que tencionavam (contra-) atacar a baliza leonina.
  • Aos 21 minutos Acuña acentuava ainda mais a sua preponderância no jogo ao enviar uma bola à trave checa, num remate cruzado de pé esquerdo, de fora da área, ao quinto remate leonino.
  • Apesar do claro domínio sportinguista, expresso em 61% de posse de bola e sete remates, a verdade é que, à passagem da meia-hora, o Plzen tinha o mesmo número de remates enquadrados, um, e logo no único disparo que fez. E os checos registavam o único canto da partida.
  • Até que o golo leonino acabaria por chegar em cima do apito para intervalo. Fábio Coentrão, na grande área, cruzou de primeira num gesto acrobático, Fredy Montero parou no peito e finalizou tranquilamente para o 1-0. Um tento que surgiu ao 11º disparo leonino, segundo enquadrado – no último lance do primeiro tempo.
  • Vantagem merecida para o Sporting ao final da primeira parte, apesar de o tento só ter surgido nos descontos. O “leão” mandou no jogo, com 59% de posse nesta fase, os tais 11 remates, dois bem direccionados, e relevantes 89% de eficácia de passe.
  • O melhor em campo chegado o descanso era Fredy Montero. O colombiano fez o único golo até então, em três remates, dois deles enquadrados (a totalidade dos disparos leoninos com boa direcção). E ainda registou um passe para finalização, o que valia nesta altura um GoalPoint Rating de 6.5.
  • E o reatamento não poderia ser melhor para o Sporting. Logo aos 49 minutos, Montero bisou, no primeiro remate da segunda parte, após receber a bola de Bruno Fernandes. O “leão” começava a construir um resultado importante.
  • O domínio sportinguista acentuou-se no início do segundo tempo, chegando aos 64% de posse de bola deste o reinício da partida, quando se atingiu a hora de jogo. Para além de Montero, outro jogador leonino mostrava serviço, era ele Fábio Coentrão. Para além da assistência para o 1-0, o lateral teve sucesso nas duas tentativas de drible e registava nesta fase 93% de eficácia de passe.
  • Por volta dos 70 minutos, a formação lusa registava já 18 remates, contra somente três dos checos (5-1 no que toca a enquadrados) e mostrava uma certa facilidade em colocar a bola na área contrária, com 27 nesta fase.
  • Grande facilidade do “leão” para entrar na grande área do Plzen. Dos 19 remates por volta dos 80 minutos, 11 deles aconteceram dentro da área checa. Curiosamente, no segundo tempo o Sporting deixou de conseguir cruzar de bola corrida, com apenas um nesta fase, contra os 12 do primeiro tempo.

O Homem do Jogo

Esta é, sem dúvida, uma competição que agrada a Bruno Fernandes. Fredy Montero foi quem marcou os dois golos do Sporting, mas foi o médio que registou um GoalPoint Rating mais elevado, nada menos que 8.3, o que o torna MVP desta partida.

O português fez a assistência para o 2-0 e terminou com números impressionantes: cinco remates, oito passes para finalização, os dois cruzamentos que tentou eficazes, quatro dribles completos em seis tentativas, 92% de eficácia de passe, o máximo de acções com bola do jogo (112) e ainda cinco desarmes, o número mais elevado do encontro.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/971861624586997765

Jogadores em foco

  • Fredy Montero 8.0 – Verdadeiramente decisivo. O ponta-de-lança colombiano foi o autor dos golos que dão vantagem importante ao Sporting antes da viagem à República Checa. Um bis alcançado em cinco remates, três deles enquadrados, mas Montero fez ainda dois passes para finalização e teve uma eficácia de 88% nas entregas.
  • Sebastián Coates 6.9 – O defesa-central viu um cartão amarelo que o afasta do jogo da segunda mão, mas em Alvalade esteve imperial: cinco duelos aéreos disputados, cinco ganhos, dez recuperações de posse, quatro desarmes e sete alívios.
  • Fábio Coentrão 6.9 – A assistência para o 1-0 foi dele, e que assistência. O lateral-esquerdo foi dos melhores em campo esta quinta-feira, registando um passe para finalização, um cruzamento eficaz, dois dribles certos (em duas tentativas), 91% de eficácia de passe e sete acções defensivas.
  • Bryan Ruiz 6.0 – O costa-riquenho não esteve particularmente perigoso em termos ofensivos, mas a sua técnica individual e boa visão de jogo permitiram-lhe realizar três passes para finalização e terminar com 87% de eficácia de passe.
  • Roman Hubnik 6.0 – Perante a pressão ofensiva do Sporting e a pouca acutilância ofensiva dos checos, não espanta que o melhor em campo do Plzen seja um dos seus defesas-centrais. Hubnik esteve atento e ganhou os quatro duelos aéreos que disputou, realizando 15 acções defensivas.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …