Sporting vs Vitoria Plzen | Bis de Montero abre o caminho

O Sporting deu um passo importante rumo aos quartos-de-final da Liga Europa. A formação de Alvalade não fez um jogo brilhante, mas foi claramente superior ao Viktoria Plzen, vencendo com alguma tranquilidade por 2-0.

A equipa de Jorge Jesus mandou sempre no jogo, rematou muito (21 vezes) e marcou em momentos cruciais da partida, a fechar a primeira parte e a começar a segunda. E depois teve um jogador em grande forma – aliás, tem estado sempre em grande destaque esta época na competição.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo com o esperado ascendente leonino (60% de posse), com dois remates, um deles a primeira ocasião clara do jogo, aos sete minutos, com Gelson Martins a falhar a emenda, solicitada por Marcos Acuña.
  • Os checos não se mostravam impressionados e, apesar de aos 20 minutos ainda não somarem qualquer disparo, contabilizavam já cinco cruzamentos de bola corrida, sinalizando a forma preferencial com que tencionavam (contra-) atacar a baliza leonina.
  • Aos 21 minutos Acuña acentuava ainda mais a sua preponderância no jogo ao enviar uma bola à trave checa, num remate cruzado de pé esquerdo, de fora da área, ao quinto remate leonino.
  • Apesar do claro domínio sportinguista, expresso em 61% de posse de bola e sete remates, a verdade é que, à passagem da meia-hora, o Plzen tinha o mesmo número de remates enquadrados, um, e logo no único disparo que fez. E os checos registavam o único canto da partida.
  • Até que o golo leonino acabaria por chegar em cima do apito para intervalo. Fábio Coentrão, na grande área, cruzou de primeira num gesto acrobático, Fredy Montero parou no peito e finalizou tranquilamente para o 1-0. Um tento que surgiu ao 11º disparo leonino, segundo enquadrado – no último lance do primeiro tempo.
  • Vantagem merecida para o Sporting ao final da primeira parte, apesar de o tento só ter surgido nos descontos. O “leão” mandou no jogo, com 59% de posse nesta fase, os tais 11 remates, dois bem direccionados, e relevantes 89% de eficácia de passe.
  • O melhor em campo chegado o descanso era Fredy Montero. O colombiano fez o único golo até então, em três remates, dois deles enquadrados (a totalidade dos disparos leoninos com boa direcção). E ainda registou um passe para finalização, o que valia nesta altura um GoalPoint Rating de 6.5.
  • E o reatamento não poderia ser melhor para o Sporting. Logo aos 49 minutos, Montero bisou, no primeiro remate da segunda parte, após receber a bola de Bruno Fernandes. O “leão” começava a construir um resultado importante.
  • O domínio sportinguista acentuou-se no início do segundo tempo, chegando aos 64% de posse de bola deste o reinício da partida, quando se atingiu a hora de jogo. Para além de Montero, outro jogador leonino mostrava serviço, era ele Fábio Coentrão. Para além da assistência para o 1-0, o lateral teve sucesso nas duas tentativas de drible e registava nesta fase 93% de eficácia de passe.
  • Por volta dos 70 minutos, a formação lusa registava já 18 remates, contra somente três dos checos (5-1 no que toca a enquadrados) e mostrava uma certa facilidade em colocar a bola na área contrária, com 27 nesta fase.
  • Grande facilidade do “leão” para entrar na grande área do Plzen. Dos 19 remates por volta dos 80 minutos, 11 deles aconteceram dentro da área checa. Curiosamente, no segundo tempo o Sporting deixou de conseguir cruzar de bola corrida, com apenas um nesta fase, contra os 12 do primeiro tempo.

O Homem do Jogo

Esta é, sem dúvida, uma competição que agrada a Bruno Fernandes. Fredy Montero foi quem marcou os dois golos do Sporting, mas foi o médio que registou um GoalPoint Rating mais elevado, nada menos que 8.3, o que o torna MVP desta partida.

O português fez a assistência para o 2-0 e terminou com números impressionantes: cinco remates, oito passes para finalização, os dois cruzamentos que tentou eficazes, quatro dribles completos em seis tentativas, 92% de eficácia de passe, o máximo de acções com bola do jogo (112) e ainda cinco desarmes, o número mais elevado do encontro.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/971861624586997765

Jogadores em foco

  • Fredy Montero 8.0 – Verdadeiramente decisivo. O ponta-de-lança colombiano foi o autor dos golos que dão vantagem importante ao Sporting antes da viagem à República Checa. Um bis alcançado em cinco remates, três deles enquadrados, mas Montero fez ainda dois passes para finalização e teve uma eficácia de 88% nas entregas.
  • Sebastián Coates 6.9 – O defesa-central viu um cartão amarelo que o afasta do jogo da segunda mão, mas em Alvalade esteve imperial: cinco duelos aéreos disputados, cinco ganhos, dez recuperações de posse, quatro desarmes e sete alívios.
  • Fábio Coentrão 6.9 – A assistência para o 1-0 foi dele, e que assistência. O lateral-esquerdo foi dos melhores em campo esta quinta-feira, registando um passe para finalização, um cruzamento eficaz, dois dribles certos (em duas tentativas), 91% de eficácia de passe e sete acções defensivas.
  • Bryan Ruiz 6.0 – O costa-riquenho não esteve particularmente perigoso em termos ofensivos, mas a sua técnica individual e boa visão de jogo permitiram-lhe realizar três passes para finalização e terminar com 87% de eficácia de passe.
  • Roman Hubnik 6.0 – Perante a pressão ofensiva do Sporting e a pouca acutilância ofensiva dos checos, não espanta que o melhor em campo do Plzen seja um dos seus defesas-centrais. Hubnik esteve atento e ganhou os quatro duelos aéreos que disputou, realizando 15 acções defensivas.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …