Sporting vs Vitoria Plzen | Bis de Montero abre o caminho

O Sporting deu um passo importante rumo aos quartos-de-final da Liga Europa. A formação de Alvalade não fez um jogo brilhante, mas foi claramente superior ao Viktoria Plzen, vencendo com alguma tranquilidade por 2-0.

A equipa de Jorge Jesus mandou sempre no jogo, rematou muito (21 vezes) e marcou em momentos cruciais da partida, a fechar a primeira parte e a começar a segunda. E depois teve um jogador em grande forma – aliás, tem estado sempre em grande destaque esta época na competição.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo com o esperado ascendente leonino (60% de posse), com dois remates, um deles a primeira ocasião clara do jogo, aos sete minutos, com Gelson Martins a falhar a emenda, solicitada por Marcos Acuña.
  • Os checos não se mostravam impressionados e, apesar de aos 20 minutos ainda não somarem qualquer disparo, contabilizavam já cinco cruzamentos de bola corrida, sinalizando a forma preferencial com que tencionavam (contra-) atacar a baliza leonina.
  • Aos 21 minutos Acuña acentuava ainda mais a sua preponderância no jogo ao enviar uma bola à trave checa, num remate cruzado de pé esquerdo, de fora da área, ao quinto remate leonino.
  • Apesar do claro domínio sportinguista, expresso em 61% de posse de bola e sete remates, a verdade é que, à passagem da meia-hora, o Plzen tinha o mesmo número de remates enquadrados, um, e logo no único disparo que fez. E os checos registavam o único canto da partida.
  • Até que o golo leonino acabaria por chegar em cima do apito para intervalo. Fábio Coentrão, na grande área, cruzou de primeira num gesto acrobático, Fredy Montero parou no peito e finalizou tranquilamente para o 1-0. Um tento que surgiu ao 11º disparo leonino, segundo enquadrado – no último lance do primeiro tempo.
  • Vantagem merecida para o Sporting ao final da primeira parte, apesar de o tento só ter surgido nos descontos. O “leão” mandou no jogo, com 59% de posse nesta fase, os tais 11 remates, dois bem direccionados, e relevantes 89% de eficácia de passe.
  • O melhor em campo chegado o descanso era Fredy Montero. O colombiano fez o único golo até então, em três remates, dois deles enquadrados (a totalidade dos disparos leoninos com boa direcção). E ainda registou um passe para finalização, o que valia nesta altura um GoalPoint Rating de 6.5.
  • E o reatamento não poderia ser melhor para o Sporting. Logo aos 49 minutos, Montero bisou, no primeiro remate da segunda parte, após receber a bola de Bruno Fernandes. O “leão” começava a construir um resultado importante.
  • O domínio sportinguista acentuou-se no início do segundo tempo, chegando aos 64% de posse de bola deste o reinício da partida, quando se atingiu a hora de jogo. Para além de Montero, outro jogador leonino mostrava serviço, era ele Fábio Coentrão. Para além da assistência para o 1-0, o lateral teve sucesso nas duas tentativas de drible e registava nesta fase 93% de eficácia de passe.
  • Por volta dos 70 minutos, a formação lusa registava já 18 remates, contra somente três dos checos (5-1 no que toca a enquadrados) e mostrava uma certa facilidade em colocar a bola na área contrária, com 27 nesta fase.
  • Grande facilidade do “leão” para entrar na grande área do Plzen. Dos 19 remates por volta dos 80 minutos, 11 deles aconteceram dentro da área checa. Curiosamente, no segundo tempo o Sporting deixou de conseguir cruzar de bola corrida, com apenas um nesta fase, contra os 12 do primeiro tempo.

O Homem do Jogo

Esta é, sem dúvida, uma competição que agrada a Bruno Fernandes. Fredy Montero foi quem marcou os dois golos do Sporting, mas foi o médio que registou um GoalPoint Rating mais elevado, nada menos que 8.3, o que o torna MVP desta partida.

O português fez a assistência para o 2-0 e terminou com números impressionantes: cinco remates, oito passes para finalização, os dois cruzamentos que tentou eficazes, quatro dribles completos em seis tentativas, 92% de eficácia de passe, o máximo de acções com bola do jogo (112) e ainda cinco desarmes, o número mais elevado do encontro.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/971861624586997765

Jogadores em foco

  • Fredy Montero 8.0 – Verdadeiramente decisivo. O ponta-de-lança colombiano foi o autor dos golos que dão vantagem importante ao Sporting antes da viagem à República Checa. Um bis alcançado em cinco remates, três deles enquadrados, mas Montero fez ainda dois passes para finalização e teve uma eficácia de 88% nas entregas.
  • Sebastián Coates 6.9 – O defesa-central viu um cartão amarelo que o afasta do jogo da segunda mão, mas em Alvalade esteve imperial: cinco duelos aéreos disputados, cinco ganhos, dez recuperações de posse, quatro desarmes e sete alívios.
  • Fábio Coentrão 6.9 – A assistência para o 1-0 foi dele, e que assistência. O lateral-esquerdo foi dos melhores em campo esta quinta-feira, registando um passe para finalização, um cruzamento eficaz, dois dribles certos (em duas tentativas), 91% de eficácia de passe e sete acções defensivas.
  • Bryan Ruiz 6.0 – O costa-riquenho não esteve particularmente perigoso em termos ofensivos, mas a sua técnica individual e boa visão de jogo permitiram-lhe realizar três passes para finalização e terminar com 87% de eficácia de passe.
  • Roman Hubnik 6.0 – Perante a pressão ofensiva do Sporting e a pouca acutilância ofensiva dos checos, não espanta que o melhor em campo do Plzen seja um dos seus defesas-centrais. Hubnik esteve atento e ganhou os quatro duelos aéreos que disputou, realizando 15 acções defensivas.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …