Sporting vence na visita ao Marítimo e recupera liderança

SportingClubePortugal / Facebook

Adrien marcou o único golo da partida

O Sporting voltou hoje à liderança isolada da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Marítimo por 1-0, em jogo da 12.ª jornada, realizado no Funchal.

O médio Adrien, que já havia resolvido o último confronto entre as duas equipas nos Barreiros, fez a diferença aos 53 minutos e deu a sexta vitória seguida no campeonato aos ‘leões’, que somam 32 pontos no primeiro lugar, mantendo dois de distância para o FC Porto, segundo.

Já o Marítimo perdeu pela segunda vez consecutiva e mantém os 14 pontos, na nona posição, podendo descer ao 12.º lugar nesta jornada.

Naquele que poderá ter sido a última partida como técnico dos ‘verde-rubros’, Ivo Vieira operou quatro mudanças, com as entradas de Marega, Deyvison, Ghazaryan e Alex Soares.

Jorge Jesus apostou em Montero para o lugar do castigado Slimani, fez regressar Jefferson, recuperado de uma lesão, e estreou Daniel Podence na ficha de jogo em jogos da I Liga.

Numa primeira parte equilibrada entre as duas equipas, foi o Sporting a dar o aviso inicial por Montero que aproveitou, aos nove minutos, um mau passe adversário e rematou cruzado ao lado.

Aos 11, foi o Marítimo que esteve perto do golo, num canto de Ghazaryan que Marega rematou para uma enorme defesa de Rui Patrício. Na recarga, Dirceu, de cabeça, errou o ‘alvo’.

A velocidade de Marega estava a ser uma dor de cabeça para Jefferson e o conjunto de Alvalade mostrava claras dificuldades em chegar à área insular.

Ainda assim, o Sporting conseguiu criar perigo à passagem do minuto 30 mas o guarda-redes francês Salin travou os remates de Gelson Martins e de Bryan Ruiz.

Pressionados a resolverem a partida na segunda parte, os ‘leões’ inauguraram o marcador aos 53 minutos, numa boa jogada individual de João Mário, que serviu Adrien e o internacional português rematou rasteiro e colocado, indefensável para Salin.

O golo trouxe tranquilidade ao conjunto de Jorge Jesus, que geria o jogo, controlando a posse de bola e ameaçando marcar novamente.

No entanto, o Marítimo não desistiu de lutar pelo resultado e obrigou Rui Patrício a aplicar-se para travar um remate de Dyego Sousa, a passe de Alex Soares, aos 77 minutos.

A pressão madeirense prosseguiu mas, no último fôlego, aos 89 minutos, Baba, de cabeça, não acertou na baliza.

Com este resultado, o Sporting somou a sexta vitória consecutiva na prova, e voltou ao topo da classificação, depois de o FC Porto se ter isolado provisoriamente no primeiro lugar, ao vencer na recepção ao Paços de Ferreira por 2-1.

O Sporting contabiliza agora 32 pontos, mais dois do que os ‘dragões’ e mais oito do que o bicampeão Benfica, terceiro classificado.

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …