Sporting vence em Paços de Ferreira e recupera liderança

O Sporting conservou hoje a liderança da I Liga de futebol, ao vencer com tranquilidade no reduto do Paços de Ferreira, por 3-1, com um ‘bis’ de Slimani, em jogo da 19.ª jornada.

O internacional argelino Islam Slimani chegou aos 16 golos no principal campeonato, ao marcar aos 63 e 84 minutos, em duas assistências de João Mário, outra das figuras do encontro, depois de Bruno César, aos 40, a passe de Slimani, ter inaugurado o marcador.

O tento de honra dos locais foi anotado de cabeça pelo inevitável Bruno Moreira, que reforçou o estatuto de melhor goleador português na prova, com 12 golos, na sequência de um lançamento lateral.

Com esta vitória sem contestação, o Sporting passou a somar 48 pontos e segurou a liderança, perdida por pouco tempo para o Benfica, segundo, com 46, e vencedor na receção ao Arouca (3-1), enquanto o Paços de Ferreira manteve 29 e pode ser alcançado no quinto lugar pelo Vitória de Guimarães, que vai jogar no domingo em casa do Belenenses.

A ausência do médio Andrezinho, por castigo, no Paços de Ferreira, foi colmatada com a entrada do extremo Barnes, recuando Diogo Jota para a posição ‘10’, numa estratégia ofensiva e para tentar surpreender o Sporting, em cuja equipa inicial alinhou Paulo Oliveira, em detrimento de Ewerton, comparativamente à última jornada.

A colocação de William Carvalho, alternando como terceiro central, em construção, oferecendo corredor aos laterais e libertando Adrien, ou à frente dos defesas, funcionando como ‘tampão’ e anulando Diogo Jota, a defender, foi importante na dinâmica de Jorge Jesus.

O Sporting foi sempre capaz de jogar entre as linhas defensivas do Paços, fosse mais em contenção, com Bryan Ruiz, ou em velocidade, pelas diagonais constantes de Bruno César ou Slimani, mas, em grande parte, pela mobilidade, capacidade de aceleração e de pensar o jogo de João Mário.

‘Sufocado’ pela pressão alta dos ‘leões’, o Paços não conseguia ter bola e procurou essencialmente explorar o contra-ataque, mas só por uma vez, aos 16 minutos, ameaçou a defesa dos ‘leões’ e mesmo assim o passe de Edson Farias para Bruno Moreira foi intercetado em esforço por Bruno César.

O extremo que o Sporting foi buscar ao Estoril-Praia foi decisivo na alteração do marcador, aos 40 minutos, ao ‘emendar’, na zona central, a assistência de Slimani, após um lançamento lateral executado rapidamente por Jeferson na esquerda, que surpreendeu os locais.

O merecido golo do Sporting podia ter surgido antes, mas Bryan Ruiz, por duas vezes, Paulo Oliveira, Slimani e Adrien falharam a pontaria na hora do remate ou viram os seus intentos travados por Marafona.

João Mário, por sua vez, esteve perto do segundo, aos 42, mas o remate, na área pacense, encontrou a trave da baliza pacense, numa primeira parte marcada ainda pela queda sem falta de Diogo Jota na área do Sporting, num despique com Naldo, aos 35, o que lhe valeu mesmo a amostragem de um cartão amarelo.

O Paços iniciou a segunda parte com o médio Christian no lugar de Barnes e Jota derivou para a ala, correspondendo ao formato normal da equipa, mas a toada de jogo não se alterou.

O Sporting chegou com naturalidade ao segundo golo. Após uma passe magistral de João Mário, a partir do grande círculo e por entre os centrais contrários, Slimani recebeu a bola isolado e fê-la passar entre as pernas de Marafona.

Na resposta, Hélder Lopes arrancou pela esquerda e serviu Bruno Moreira, na área, mas Rui Patrício ganhou o lance dividido, na sua primeira intervenção no jogo.

O Sporting tinha o jogo controlado e baixou a intensidade, mas o risco de um golo contrário, que viria a acontecer aos 82 minutos, num lançamento lateral, não teve praticamente efeitos, pois, praticamente na resposta, os visitantes fizeram o terceiro.

Slimani forçou o erro de João Góis, a bola sobrou para João Mário e este, depois de tirar um adversário da frente, assistiu o argelino, que se limitou a ‘encostar’, num jogo em que ainda houve tempo para Jorge Jesus proporcionar a estreia no campeonato ao italiano Ezequiel Schelotto.

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Respeitem ao menos a nacionalidade do Slimani, ele é Argelino…
    Sobre o Jogo nada a dizer senão muitos parabéns, é assim que eu gosto de ver Jogar Bola, e a ganhar bem certo…
    Parabéns á equipe ” SCP ” e ao Slimani em particular .
    Grande jogo. e sempre o 1º….

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …