Sporting perde na Madeira e arrisca liderança

Um golo solitário de Danilo Dias permitiu hoje ao União da Madeira bater o Sporting por 1-0, em encontro relativo à 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Madeira, no Funchal.

Ao 12.º segundo jogo, 11 para o campeonato e um para a Taça de Portugal, o União da Madeira logrou, finalmente, bater os ‘leões’, graças a um cabeceamento certeiro do médio brasileiro, à passagem do 69.º minuto.

Com este resultado, o Sporting poderá receber o FC Porto, na próxima ronda, em 2016, já atrás dos portistas, o que acontecerá se o ‘onze’ do espanhol Julen Lopetegui vencer ainda hoje a Académica.

Depois da boa resposta dada ao Benfica, que culminou com um empate a zero, o União da Madeira partiu para este jogo com a moral e alta. Por seu turno, o Sporting procurava dar uma resposta positiva, depois da eliminação da Taça de Portugal, perante o Sporting de Braga.

Jorge Jesus apostou numa equipa de claro pendor ofensivo, de molde a poder contrariar o previsível bloco baixo apresentado pelo União da Madeira.

Assim, foi uma primeira parte de grande pressão do Sporting, que teve pela frente André Moreira como grande protagonista, com defesas de elevado grau de dificuldade.

Logo nos segundos iniciais, Gelson Martins lançou o primeiro alerta, num remate que saiu junto à barra.

O União da Madeira procurou reagir e, aos sete minutos, Élio Martins obrigou Rui Patrício à única defesa ao longo de toda a primeira parte.

A partir daí, só deu Sporting. Aos 23 minutos, Jefferson na marcação de um livre, proporcionou a André Moreira a sua primeira defesa de vulto e, aos 28, Adrien lançou Slimani, que rematou cruzado, pouco ao lado.

Os derradeiros cinco minutos foram eletrizantes, com André Moreira a deter um cabeceamento de Slimani, após centro de Bryan Ruíz, aos 40 minutos, e um remate de Gelson, aos 43, e outro de Montero, já nos descontos.

Para o segundo tempo, o Sporting entrou decidido a chegar cedo ao golo e, aos 48 minutos, Montero ‘disparou’ junto ao poste.

A pressão junto à baliza dos madeirenses acentuava-se, mas, numa rápida transição, aos 69 minutos, Paulinho centrou da direita e Danilo Dias cabeceou fora do alcance de Rui Patrício, inaugurando o marcador.

O Sporting respondeu de pronto e, no minuto seguinte, após centro de Gelson Martins, Slimani cabeceou junto ao poste. Pouco depois, foi Gelson Martins a voltar a obrigar André Moreira a uma aparatosa defesa.

Apesar de tudo, o Sporting acusou claramente o golo e embora continuasse a deter o domínio do jogo, a clarividência foi-se perdendo com o passar dos minutos.

Contudo, nos derradeiros segundos, André Moreira voltou a ter de mostrar todos os seus recursos, negando o golo ao Slimani, com mais uma grande defesa.

Num jogo em que a eficácia foi premiada, pois em dois remates o União da Madeira fez um golo, o Sporting acaba por dar um passo em falso, na sua caminhada na prova.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …