Sporting perde na Madeira e arrisca liderança

Um golo solitário de Danilo Dias permitiu hoje ao União da Madeira bater o Sporting por 1-0, em encontro relativo à 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Madeira, no Funchal.

Ao 12.º segundo jogo, 11 para o campeonato e um para a Taça de Portugal, o União da Madeira logrou, finalmente, bater os ‘leões’, graças a um cabeceamento certeiro do médio brasileiro, à passagem do 69.º minuto.

Com este resultado, o Sporting poderá receber o FC Porto, na próxima ronda, em 2016, já atrás dos portistas, o que acontecerá se o ‘onze’ do espanhol Julen Lopetegui vencer ainda hoje a Académica.

Depois da boa resposta dada ao Benfica, que culminou com um empate a zero, o União da Madeira partiu para este jogo com a moral e alta. Por seu turno, o Sporting procurava dar uma resposta positiva, depois da eliminação da Taça de Portugal, perante o Sporting de Braga.

Jorge Jesus apostou numa equipa de claro pendor ofensivo, de molde a poder contrariar o previsível bloco baixo apresentado pelo União da Madeira.

Assim, foi uma primeira parte de grande pressão do Sporting, que teve pela frente André Moreira como grande protagonista, com defesas de elevado grau de dificuldade.

Logo nos segundos iniciais, Gelson Martins lançou o primeiro alerta, num remate que saiu junto à barra.

O União da Madeira procurou reagir e, aos sete minutos, Élio Martins obrigou Rui Patrício à única defesa ao longo de toda a primeira parte.

A partir daí, só deu Sporting. Aos 23 minutos, Jefferson na marcação de um livre, proporcionou a André Moreira a sua primeira defesa de vulto e, aos 28, Adrien lançou Slimani, que rematou cruzado, pouco ao lado.

Os derradeiros cinco minutos foram eletrizantes, com André Moreira a deter um cabeceamento de Slimani, após centro de Bryan Ruíz, aos 40 minutos, e um remate de Gelson, aos 43, e outro de Montero, já nos descontos.

Para o segundo tempo, o Sporting entrou decidido a chegar cedo ao golo e, aos 48 minutos, Montero ‘disparou’ junto ao poste.

A pressão junto à baliza dos madeirenses acentuava-se, mas, numa rápida transição, aos 69 minutos, Paulinho centrou da direita e Danilo Dias cabeceou fora do alcance de Rui Patrício, inaugurando o marcador.

O Sporting respondeu de pronto e, no minuto seguinte, após centro de Gelson Martins, Slimani cabeceou junto ao poste. Pouco depois, foi Gelson Martins a voltar a obrigar André Moreira a uma aparatosa defesa.

Apesar de tudo, o Sporting acusou claramente o golo e embora continuasse a deter o domínio do jogo, a clarividência foi-se perdendo com o passar dos minutos.

Contudo, nos derradeiros segundos, André Moreira voltou a ter de mostrar todos os seus recursos, negando o golo ao Slimani, com mais uma grande defesa.

Num jogo em que a eficácia foi premiada, pois em dois remates o União da Madeira fez um golo, o Sporting acaba por dar um passo em falso, na sua caminhada na prova.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …