Sporting invoca justa causa para despedir Marco Silva

d.r. SportingClubePortugal / Facebook

Marco Silva, treinador do Sporting

Marco Silva

O Sporting anunciou esta quinta-feira, em comunicado, que vai rescindir o contrato com o treinador da equipa de futebol Marco Silva, invocando justa causa.

“O Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal, Futebol – SAD, informa que foi acionado o processo de rescisão do contrato de trabalho com o treinador Marco Silva invocando justa causa“, lê-se no documento.

De acordo com os leões, “foram dadas indicações expressas aos órgãos competentes para de imediato desenvolverem os necessários procedimentos, tendo hoje, Marco Silva sido informado desta decisão com efeitos imediatos”.

Esta quinta-feira o Correio da Manhã tinha adiantado as queixas do Sporting contra Marco Silva.

Segundo o CM, serão cinco as razões que Bruno de Carvalho terá para se ter incompatibilizado com o treinador em que apostou.

Os primeiros focos de tensão surgiram na pré-época, com Marcos Rojo, cujo passe era na altura detido a 50% pela Doyen. A empresa tentou impedir que Rojo jogasse no torneio Teresa Herrera, a direcção do Sporting recusou o pedido, e o jogador foi convocado.

No entanto, Marco Silva, cujo empresário é Carlos Gonçalves (segundo o CM, amigo de Nélio Lucas, responsável pela Doyen), resolveu não utilizar o defesa.

“Não tenho que dar qualquer justificação”, terá dito na altura Marco Silva aos responsáveis leoninos.

Ainda durante a pré-época, o técnico dos leões terá visto a tentativa de agressão de Marcos Rojo a Bruno de Carvalho, mas terá dito “não ter presenciado nada”.

Ainda antes do início da época, Slimani recusou alinhar num jogo. Em conferência de imprensa, Marco Silva, “sabendo dessa recusa, afirmou desconhecer os motivos da ausência do argelino”, avança o CM.

Segundo o mesmo jornal, em Janeiro o técnico deu o seu aval à contratação de Ewerthon, sabendo que o central brasileiro não poderia jogar de imediato, devido a uma lesão, mas “mais tarde terá dito ao presidente que não se responsabilizava pela contratação”.

Finalmente, o presidente leonino terá pedido ao seu treinador que apostasse mais na formação – algo que apenas terá acontecido com o central Tobias Figueiredo.

Segundo o CM apurou, a tensão terá aumentado quando o técnico justificou o número de penalties cometidos por Tobias com a juventude do jogador. A direcção do clube teria preferido que o técnico tivesse usado as circunstâncias do jogo para explicar as faltas cometidas.

Marco Silva não conhece motivos do despedimento por justa causa

O treinador Marco Silva garantiu não conhecer os motivos alegados pelo Sporting para o despedir por justa causa e defendeu estar de consciência tranquila, como sempre esteve.

“Não sei que justificação, não conheço”, disse à saída do estádio de Alvalade, quando questionado sobre se conhecia os motivos que levaram o clube leonino a anunciar hoje o seu despedimento, invocando justa causa.

Depois de ser abraçado por alguns adeptos, que o aplaudiram, Marco Silva defendeu que este não é o momento certo para falar.

“Nós ganhámos a Taça, agora os adeptos devem desfrutar esse momento. No momento certo iremos falar”, acrescentou antes de entrar no carro.

Numa paragem à saída do estádio de Alvalade, o ex-técnico leonino garantiu, em declarações à TVI, estar de “consciência tranquila”, como sempre esteve.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto e Sporting com duelos de "primeira" na Taça, Benfica à espera

O sorteio realizado, esta quarta-feira, deu a conhecer os adversários do FC Porto e do Sporting na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Benfica ainda aguarda o resultado da partida entre Vilafranquense e Sanjoanense. O FC …

Von der Leyen lembra Hungria e Polónia que milhões de europeus estão à espera

A presidente da Comissão Europeia deplorou, esta quarta-feira, o impasse na aprovação do Orçamento Plurianual e do Fundo de Recuperação, apontando que os líderes devem uma resposta urgente a milhões de cidadãos europeus angustiados, incluindo …

Lista da Bloomberg ordena os 50 países que respondem melhor à pandemia. Portugal fora dos 30 primeiros

O Ranking da Bloomberg avalia dez critérios que dizem respeito à forma como os países dominaram a pandemia. Portugal aparece sensivelmente a meio, melhor no acesso à saúde, pior no fator económico. A Bloomberg, grupo de …

Altice Portugal corta relações institucionais com a Anacom

A Altice Portugal anunciou, esta quarta-feira, que decidiu suspender "qualquer relacionamento institucional" com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). "No atual contexto, em que toda a economia nacional e seus agentes se sentem já esclarecidos e …

Ana Gomes espera que Marcelo pare de alimentar "tabu" sobre uma recandidatura

A candidata presidencial Ana Gomes disse nesta quarta-feira esperar que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não continue a alimentar o "tabu" sobre uma recandidatura, "até para não se valer do cargo" …

Bloco de Esquerda vai votar contra o Orçamento do Estado

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que vai ser votada, na Assembleia da República, esta quinta-feira. De acordo com o jornal Público, a decisão ainda vai …

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …