Sporting invoca justa causa para despedir Marco Silva

d.r. SportingClubePortugal / Facebook

Marco Silva, treinador do Sporting

Marco Silva

O Sporting anunciou esta quinta-feira, em comunicado, que vai rescindir o contrato com o treinador da equipa de futebol Marco Silva, invocando justa causa.

“O Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal, Futebol – SAD, informa que foi acionado o processo de rescisão do contrato de trabalho com o treinador Marco Silva invocando justa causa“, lê-se no documento.

De acordo com os leões, “foram dadas indicações expressas aos órgãos competentes para de imediato desenvolverem os necessários procedimentos, tendo hoje, Marco Silva sido informado desta decisão com efeitos imediatos”.

Esta quinta-feira o Correio da Manhã tinha adiantado as queixas do Sporting contra Marco Silva.

Segundo o CM, serão cinco as razões que Bruno de Carvalho terá para se ter incompatibilizado com o treinador em que apostou.

Os primeiros focos de tensão surgiram na pré-época, com Marcos Rojo, cujo passe era na altura detido a 50% pela Doyen. A empresa tentou impedir que Rojo jogasse no torneio Teresa Herrera, a direcção do Sporting recusou o pedido, e o jogador foi convocado.

No entanto, Marco Silva, cujo empresário é Carlos Gonçalves (segundo o CM, amigo de Nélio Lucas, responsável pela Doyen), resolveu não utilizar o defesa.

“Não tenho que dar qualquer justificação”, terá dito na altura Marco Silva aos responsáveis leoninos.

Ainda durante a pré-época, o técnico dos leões terá visto a tentativa de agressão de Marcos Rojo a Bruno de Carvalho, mas terá dito “não ter presenciado nada”.

Ainda antes do início da época, Slimani recusou alinhar num jogo. Em conferência de imprensa, Marco Silva, “sabendo dessa recusa, afirmou desconhecer os motivos da ausência do argelino”, avança o CM.

Segundo o mesmo jornal, em Janeiro o técnico deu o seu aval à contratação de Ewerthon, sabendo que o central brasileiro não poderia jogar de imediato, devido a uma lesão, mas “mais tarde terá dito ao presidente que não se responsabilizava pela contratação”.

Finalmente, o presidente leonino terá pedido ao seu treinador que apostasse mais na formação – algo que apenas terá acontecido com o central Tobias Figueiredo.

Segundo o CM apurou, a tensão terá aumentado quando o técnico justificou o número de penalties cometidos por Tobias com a juventude do jogador. A direcção do clube teria preferido que o técnico tivesse usado as circunstâncias do jogo para explicar as faltas cometidas.

Marco Silva não conhece motivos do despedimento por justa causa

O treinador Marco Silva garantiu não conhecer os motivos alegados pelo Sporting para o despedir por justa causa e defendeu estar de consciência tranquila, como sempre esteve.

“Não sei que justificação, não conheço”, disse à saída do estádio de Alvalade, quando questionado sobre se conhecia os motivos que levaram o clube leonino a anunciar hoje o seu despedimento, invocando justa causa.

Depois de ser abraçado por alguns adeptos, que o aplaudiram, Marco Silva defendeu que este não é o momento certo para falar.

“Nós ganhámos a Taça, agora os adeptos devem desfrutar esse momento. No momento certo iremos falar”, acrescentou antes de entrar no carro.

Numa paragem à saída do estádio de Alvalade, o ex-técnico leonino garantiu, em declarações à TVI, estar de “consciência tranquila”, como sempre esteve.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …