Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio.

A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após a derrota pelo mesmo resultado no primeiro jogo, e foi (mais uma vez) superior nas grandes penalidades.

Tratou-se da segunda meia-final de uma competição que os “leões” levam a melhor esta temporada sobre os “dragões”. Isto num jogo em que os anfitriões foram melhores, apesar de ter sido um desafio globalmente mal jogado.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de jogo com o Sporting a dar o sinal mais ofensivo, atrás da desvantagem trazida da primeira mão. Nos primeiros dez minutos, os “leões” registavam 62% de posse de bola, o único remate da partida (desenquadrado) e o único canto. Porto muito criativo, com Otávio e Óliver Torres, mas sem bola.
  • Aos poucos, contudo, os “dragões” começaram a reagir e, por volta dos 20 minutos, já haviam igualado os de Alvalade em posse, disparos e cantos. Ainda assim não se vislumbravam jogadas de perigo.
  • Jogo com muitas paragens e assistências a jogadores. Aos poucos, o encontro começou a perder qualidade no passe, com as duas equipas a não chegarem aos 80% de eficácia nas entregas, por volta dos 35 minutos – 70% para os “leões, 78% para os “dragões”. Remates enquadrados nem vê-los, com os da cada a atirarem dois para fora, o Porto um.
  • Primeira metade muito mal jogada de parte a parte, aos repelões, sem grandes ideias de jogo. Apenas Gelson Martins, com alguns rasgos a criar calafrios à defesa do Porto, conseguiu dar safanões na partida, mas nunca foi acompanhado em qualidade pelos restantes intervenientes.
  • Os “dragões” começaram tímidos, encostados à sua área, mas reagiram e chegaram ao descanso com 52% de posse de bola, cabendo ao Sporting a maior quantidade de remates, três, contra um do seu adversário.
  • Porém, não se realizaram disparos enquadrados no primeiro tempo.
  • O reatamento não trouxe nada de bom ao jogo, com o mesmo futebol mastigado, sem remates e o Porto a aumentar ligeiramente a sua posse de bola para 54% nos primeiros dez minutos.
  • O primeiro remate enquadrado surgiu apenas aos 63 minutos, e para o Sporting, da autoria de um… defesa-central. Mathieu recolheu a bola em zona frontal e disparou para defesa fácil de Iker Casillas. O encontro precisava de algo e Sérgio Conceição lançou Vincent Aboubakar aos 66 minutos, para o lugar de Soares. E aos 70 já o “leão” havia reassumido ligeiro ascendente, com 51% de posse.

José Sena Goulão / Lusa

  • O Porto recuou um pouco, saindo Óliver Torres para a entrada de Diego Reyes. Aproveitou o Sporting para empatar a eliminatória, aos 85 minutos. Canto da direita, a defesa do Porto não consegue afastar e Sebastián Coates rematou, com a bola a bater no poste esquerdo de Casillas antes de entrar.
  • Reacção imediata dos “dragões”, com três bolas aos ferros no mesmo lance, após canto, e golo de Reyes, anulado por fora-de-jogo logo no início do lance. Finalmente emoção no jogo. Nesta fase adiantada da partida, o Sporting registava seis remates, três enquadrados, contra um disparo portista, sem a melhor direcção.
  • Final do tempo regulamentar, com o Sporting a levar a decisão para o prolongamento, graças a um ligeiro ascendente (51% de posse) e muito mais perigo no ataque, com seis remates, três enquadrados.
  • O prolongamento nada mais trouxe ao jogo, para além de confusão, desgaste físico e mais três disparos do Sporting, dois enquadrados. O Porto, esse, não conseguia importunar verdadeiramente Rui Patrício, pelo que o jogo foi para o desempate por grandes penalidades.
  • Marcano desperdiçou o primeiro pontapé e mais ninguém falhou o seu pontapé, pelo que o Sporting segue em frente para o Jamor.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …