Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio.

A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após a derrota pelo mesmo resultado no primeiro jogo, e foi (mais uma vez) superior nas grandes penalidades.

Tratou-se da segunda meia-final de uma competição que os “leões” levam a melhor esta temporada sobre os “dragões”. Isto num jogo em que os anfitriões foram melhores, apesar de ter sido um desafio globalmente mal jogado.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de jogo com o Sporting a dar o sinal mais ofensivo, atrás da desvantagem trazida da primeira mão. Nos primeiros dez minutos, os “leões” registavam 62% de posse de bola, o único remate da partida (desenquadrado) e o único canto. Porto muito criativo, com Otávio e Óliver Torres, mas sem bola.
  • Aos poucos, contudo, os “dragões” começaram a reagir e, por volta dos 20 minutos, já haviam igualado os de Alvalade em posse, disparos e cantos. Ainda assim não se vislumbravam jogadas de perigo.
  • Jogo com muitas paragens e assistências a jogadores. Aos poucos, o encontro começou a perder qualidade no passe, com as duas equipas a não chegarem aos 80% de eficácia nas entregas, por volta dos 35 minutos – 70% para os “leões, 78% para os “dragões”. Remates enquadrados nem vê-los, com os da cada a atirarem dois para fora, o Porto um.
  • Primeira metade muito mal jogada de parte a parte, aos repelões, sem grandes ideias de jogo. Apenas Gelson Martins, com alguns rasgos a criar calafrios à defesa do Porto, conseguiu dar safanões na partida, mas nunca foi acompanhado em qualidade pelos restantes intervenientes.
  • Os “dragões” começaram tímidos, encostados à sua área, mas reagiram e chegaram ao descanso com 52% de posse de bola, cabendo ao Sporting a maior quantidade de remates, três, contra um do seu adversário.
  • Porém, não se realizaram disparos enquadrados no primeiro tempo.
  • O reatamento não trouxe nada de bom ao jogo, com o mesmo futebol mastigado, sem remates e o Porto a aumentar ligeiramente a sua posse de bola para 54% nos primeiros dez minutos.
  • O primeiro remate enquadrado surgiu apenas aos 63 minutos, e para o Sporting, da autoria de um… defesa-central. Mathieu recolheu a bola em zona frontal e disparou para defesa fácil de Iker Casillas. O encontro precisava de algo e Sérgio Conceição lançou Vincent Aboubakar aos 66 minutos, para o lugar de Soares. E aos 70 já o “leão” havia reassumido ligeiro ascendente, com 51% de posse.

José Sena Goulão / Lusa

  • O Porto recuou um pouco, saindo Óliver Torres para a entrada de Diego Reyes. Aproveitou o Sporting para empatar a eliminatória, aos 85 minutos. Canto da direita, a defesa do Porto não consegue afastar e Sebastián Coates rematou, com a bola a bater no poste esquerdo de Casillas antes de entrar.
  • Reacção imediata dos “dragões”, com três bolas aos ferros no mesmo lance, após canto, e golo de Reyes, anulado por fora-de-jogo logo no início do lance. Finalmente emoção no jogo. Nesta fase adiantada da partida, o Sporting registava seis remates, três enquadrados, contra um disparo portista, sem a melhor direcção.
  • Final do tempo regulamentar, com o Sporting a levar a decisão para o prolongamento, graças a um ligeiro ascendente (51% de posse) e muito mais perigo no ataque, com seis remates, três enquadrados.
  • O prolongamento nada mais trouxe ao jogo, para além de confusão, desgaste físico e mais três disparos do Sporting, dois enquadrados. O Porto, esse, não conseguia importunar verdadeiramente Rui Patrício, pelo que o jogo foi para o desempate por grandes penalidades.
  • Marcano desperdiçou o primeiro pontapé e mais ninguém falhou o seu pontapé, pelo que o Sporting segue em frente para o Jamor.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …