Sporting compra, Benfica vende, Porto empresta

José Goulão / Flickr

-

O Sporting foi o clube mais activo no último dia do período de transferências de janeiro, tendo contratado Shikabala, Heldon e Matias Perez. O Benfica vendeu Rodrigo e André Gomes a um fundo de investimento, o Porto emprestou Izmailov.

O Sporting aproveitou ainda a reabertura do mercado para rescindir contrato com Jeffren, mas Elias está de volta ao plantel. O Manchester City desistiu de contratar Fernando e Mangala ao FC Porto.

Benfica cede Rodrigo e André Gomes a fundo de investimento por 45 ME

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD anunciou esta sexta-feira ter acordado com a sociedade Meriton Capital Limited a alienação de 100% dos direitos económicos de Rodrigo e André Gomes, num valor de 45 milhões de euros.

A SAD “encarnada” informa que, “em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, chegou a acordo com a sociedade Meriton Capital Limited para a alienação de 100% dos direitos económicos dos atletas Rodrigo Moreno Machado e André Filipe Tavares Gomes, pelos montantes de 30 milhões de euros e 15 milhões de euros, respetivamente”.

Ainda segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD benfiquista revela que “no acordo referente ao atleta Rodrigo estão previstos valores adicionais num montante global de 10 milhões de euros dependentes da performance desportiva do atleta”, além de que a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD terá ainda direito a receber 25% do valor da mais-valia obtida numa futura transferência do atleta André Gomes.

Shikabala assina com o Sporting por quatro épocas e meia

O Sporting anunciou esta sexta-feira a contratação do médio egípcio Shikabala ao Zamalek, tendo o futebolista assinado um contrato por quatro épocas e meia com o clube lisboeta, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

“O Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD chegou a acordo com o Zamalek SC para a transferência em definitivo do atleta Shikabala, tendo assinado contrato com duração de quatro épocas e meia, com cláusula de rescisão de 45 milhões de euros”, lê-se numa nota publicada no site oficial dos “leões”.

Na mesma nota, o Sporting explicou que chegou a acordo com o Zamalek, mas não indicou os montantes do negócio.

Heldon até 2019

O Sporting chegou a acordo com o Marítimo para a transferência em definitivo para Alvalade do futebolista Heldon, que assinou um contrato com os “leões” até 2019.

O clube “leonino” revelou, ainda, que a cláusula de rescisão constante no contrato com o extremo cabo-verdiano ascende a 45 milhões de euros.

Em declarações ao sítio oficial do seu novo clube, Heldon, de 25 anos, confessou-se “sportinguista desde que nasceu” e mostrou-se “feliz” por representar o Sporting, facto que considerou “um sonho concretizado”.

Matias Perez para a equipa B

O Sporting anunciou também a contratação do futebolista paraguaio Matias Perez, que chega por empréstimo de uma época e meia do Club Nacional e vai atuar para já na equipa B “leonina”.

Numa nota publicada no seu site oficial, o clube de Alvalade não revelou os montantes do negócio, mas acrescentou que tem opção de compra do jogador de 20 anos para a prorrogação do contrato até 2019, com cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros.

“Estou muito contente por fazer parte de um clube como o Sporting, um dos maiores clubes europeus. Estou feliz por iniciar aqui a minha carreira na Europa. Tenho de agradecer a todos os que apostam em mim e retribuir mostrando tudo o que sei dentro de campo e ajudar o Sporting com as minhas prestações”, afirmou Matias Perez.

Elias inscrito na Liga

O Sporting inscreveu o brasileiro Elias perto do fecho das inscrições da Liga portuguesa de futebol, depois de o médio ter estado emprestado ao Flamengo durante a primeira metade da temporada.

No site oficial do organismo aparece o nome de Elias, que tem contrato até 2016, como uma das últimas inscrições da janela de transferências, com a indicação de que o jogador será incluído no plantel do clube de Alvalade.

O internacional brasileiro chegou ao Sporting em 2011, proveniente do Atlético Madrid, naquela que foi a contratação mais cara da história do clube (cerca de nove milhões de euros), mas perdeu espaço no plantel “leonino” e foi emprestado ao Flamengo.

Jeffren no Valladolid

O Sporting anunciou que rescindiu contrato com o futebolista Jeffren, que entretanto assinou pelo Valladolid, tendo o clube de Alvalade poupado 7,2 milhões de euros com a saída do jogador.

“O Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD informa que revogou, por mútuo acordo, o contrato de trabalho desportivo com o jogador Jeffrén. Este acordo surge no âmbito da transferência definitiva para o Real Valladolid. Esta transação permitirá à SAD do Sporting uma poupança global de cerca de 7,2 milhões de euros”, lê-se numa nota publicada no site oficial dos “leões”.

Nascido na Venezuela e formado nas escolas do FC Barcelona, Jeffren ingressou no Sporting no início da temporada 2011/12, mas nunca ganhou protagonismo na formação de Alvalade, primeiro devido a problemas físicos e depois por opção da equipa técnica.

Izmailov no FC Gabala do Azerbeijão por empréstimo do FC Porto

O FC Gabala confirmou esta sexta-feira a contratação de Marat Izmailov até ao final da época, por empréstimo do FC Porto, através de um comunicado publicado no sítio oficial do clube azeri.

Izmailov, que chegou em janeiro de 2013 ao FC Porto proveniente do Sporting, mas que tem sido pouco utilizado e não joga desde setembro, reencontra no FC Gabala o antigo selecionador russo Yuri Semin, que também foi seu treinador no Lokomotiv de Moscovo.

O médio russo foi contratado ao Sporting em janeiro de 2013, na sequência de um acordo entre os dois clubes que envolveu a ida para Alvalade do então lateral direito portista Miguel Lopes. O médio russo estava no Sporting desde 2007, depois de oito épocas no Lokomotiv.

Negócios de Mangala, Fernando e Otamendi sem efeito

Exceptuando a saída de Izmailov, o FC Porto sai do mercado de inverno com o mesmo plantel com que entrou. Segundo a BBC, o Manchester City desistiu da contratação dos portistas Mangala e Fernando, devido aos valores pedidos pelo FC Porto.

A cedência de Otamendi ao Valência por empréstimo terá falhado, por minutos, aparentemente por falta de tempo para a inscrição em Espanha, onde o prazo terminou mais cedo.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …