Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os campeões das últimas duas décadas, ou quase. Esses eram realmente os campeões de Portugal, que deveriam centrar todas as atenções. Falhei. Há uns meses quem previa que, na jornada seguinte ao Benfica-FC Porto, o campeão seria encontrado no…Sporting-Boavista?

Olha adeptos em Alvalade. Cá fora. Mas durante o jogo, sobretudo na primeira parte, quem estava dentro do estádio ouvia perfeitamente as buzinas. Na segunda parte o som predominante era de sirenes, de ambulâncias. Passo à frente. Não vou falar sobre pessoas que não são adeptas de futebol, muito menos adeptas do Sporting; são adeptas da confusão. Mas no primeiro tempo, quando se ouviam essencialmente as buzinas, em certos momentos pareciam aquelas coisas do Mundial da África do Sul.

Rúben Amorim foi o primeiro a entrar. Sentou-se no banco, sozinho, olhou para um relvado deserto, sozinho, e pouco depois cumprimentou um a um os suplentes.

A noite era especial, via-se…

A bola mexe-se. Domínio claro e esperado do Sporting.

Com nota negativa para a lesão, aparentemente grave, de Porro.

O jovem espanhol saiu a chorar, em dia de festa. Porro saiu e entrou João Pereira, subindo para oito o número de futebolistas portugueses no onze do Sporting. Foi o cenário frequente ao longo desta temporada: a maioria dos novos campeões é portuguesa. Os novos heróis são lusos.

Há quanto tempo não víamos um campeão tão português? Desde 2005, no Benfica?

O domínio evidente traduziu-se em golo. Estávamos no minuto 36 e o autor do golo foi Paulinho, cujo nome verdadeiro é João Paulo. Não é Papa mas abençoou o sonho do leão.

Continuo sem perceber aqueles festejos que não são festejos. Paulinho marca e fica irritado. Desta vez, enquanto os seus colegas corriam e sorriam, o avançado pegou na bola e pontapeou o esférico para parte incerta. Furioso, quase. Está certo.

Eis que o Boavista acordou. Nuno Santos, o do Bessa que até é da Luz, esteve perto do golo, pouco antes do intervalo.

Já no segundo tempo, Paulinho voltou a ser o nome em destaque. Porquê? Porque falhou novo golo. E falhou outra vez. E outra vez. Chegou a falhar duas vezes na mesma jogada. Com os ferros da baliza de Léo Jardim a ajudarem a turma do Bessa. Mas Paulinho foi barato, viria a dizer o seu treinador, depois do jogo.

Não houve segundo golo do Sporting, para tranquilizar a equipa da casa.

Mas também não houve golo do Boavista, para impedir a festa da equipa da casa.

O Sporting é campeão!

O Sporting é campeão?

Na última vez que disse isto, ora bem… Alguns jogadores deste plantel nem tinham nascido, quase ninguém sabia quem era o Cristiano Ronaldo, ninguém diria que a Grécia seria campeã europeia, na altura a França era a campeã mundial… Ai isso está igual.

E curiosamente, na época passada, o campeão ficou definido num FC Porto-Sporting. O FC Porto perdeu o título para o Sporting, no ano seguinte.

Agora o campeão ficou definido num Sporting-Boavista. O que quer dizer que o próximo campeão será o Boavista.

Falta saber de que divisão.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …