Sporting ainda deve 400 mil euros da contratação de Acuña

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting comprou Marcos Acuña aos argentinos do Racing em julho de 2017. Mais de três anos depois, a SAD leonina ainda deve 400 mil euros ao antigo empresário do jogador.

Marcos Acuña já não está em Alvalade há quase dois meses, depois de ter assinado pelo Sevilha a troco de 10,5 milhões de euros, mas o Sporting CP ainda deve 400 mil euros da sua contratação ao Racing Avellaneda, em julho de 2017. Em causa está a falha do pagamento da segunda prestação da comissão acordada com o então agente do jogador.

De acordo com o jornal Público, o empresário argentino Marcelo Simonian levou o caso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

No acordo entre o Sporting e o Racing, em 2017, estava previsto o pagamento de 6,285 milhões de euros, sendo que o clube argentino receberia mais 3,3 milhões divididos em duas parcelas.

Numa delas, no valor de 1,65 milhões de euros, era referente ao direito de preferência sobre três jogadores do Racing que nunca foi acionado. Na outra, de igual valor, resultaria das receitas de um amigável a disputar entre as duas equipas, que também nunca foi jogado.

“Entendemos que a Sporting SAD não exerceu os direitos adquiridos, quer os relacionados com a ‘preferência sobre jogadores’, quer o relacionado com o ‘jogo amigável’, não usufruindo dos benefícios que daqui poderiam eventualmente ter sido originados”, lê-se na auditoria pedida por Frederico Varandas, em abril do ano passado.

Ao que o Público apurou, foi ideia do Racing dividir o pagamento de Acuña nestas parcelas, de forma a diminuir as verbas que teria de pagar à federação argentina e ao sindicato dos jogadores. Com este mecanismo, escreve o matutino, o Racing acabou por ocultar mais de um terço do valor total do negócio de Acuña.

Para além dos quase dez milhões pagos por Marcos Acuña, o Sporting desembolsou ainda 800 mil euros pela intermediação do agente Marcelo Simonian.

O custo desta intermediação foi dividido em duas prestações de 400 mil euros cada. Enquanto a primeira foi paga em agosto de 2017, a segunda, que deveria ter sido paga no ano seguinte, nunca chegou a ser liquidada.

No dia 4 de dezembro de 2019, o empresário argentino enviou uma intimação aos dirigentes sportinguistas, dando um prazo de dez dias para o pagamento do valor em falta. Sem qualquer resposta dos ‘leões’, Simonian avançou com uma queixa no TAS no dia 4 de fevereiro deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …