Sporting só encaixou 41 milhões de euros da venda de Bruno Fernandes

Eduardo Costa / Lusa

Bruno Fernandes foi vendido ao Manchester United por 55 milhões de euros. Contudo, apenas 41 milhões de euros entraram nos cofres leoninos.

O Sporting anunciou, este domingo, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um resultado líquido de 30,2 milhões de euros. O emblema de Alvalade destaca que esta foi “o maior volume de negócios da história”, comparando períodos homólogos.

Em destaque está a venda de Bruno Fernandes ao Manchester United em janeiro: ” maior venda de sempre”, lê-se no comunicado. O negócio avaliado em 55 milhões de euros – e que pode ainda atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certo objetivos – foi uma verdadeira bomba de oxigénio para as contas sportinguistas.

No entanto, o relatório e contas relativo ao terceiro trimestre desta temporada revela que o nem todos este dinheiro entrou nos cofres de Alvalade. Dos 55 milhões pagos pelo Manchester United, o Sporting recebeu pouco mais de 41 milhões de euros.

Isto porque sensivelmente 6,5 milhões foram pagos em comissões e outros 7,3 milhões são relativos ao mecanismo de solidariedade aquando da contratação do jogador à Sampdória.

“Em 29 de janeiro de 2020, a Sporting SAD chegou a acordo com o Manchester United FC para a venda dos direitos económicos e desportivos de Bruno Fernandes pelo montante de 80 milhões de euros (55 milhões de euros fixos e 25 milhões de euros variáveis), aos quais foram deduzidos o valor do mecanismo de solidariedade e de gastos associados à venda, nomeadamente as comissões de intermediação. Apesar de ter sido uma venda realizada no mercado de inverno, normalmente menos valorizado, foi a maior venda da história da Sporting SAD superando a venda do João Mário que tinha sido vendido por 40 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

O documento revela ainda que a dívida do clube aos empresários aumentou ligeiramente. Passou de 15 milhões de euros em junho do ano passado para 22,3 milhões em março. A principal razão para este aumento foram as comissões pagas na venda de Bruno Fernandes. Por sua vez, a dívida a clubes subiu de 22,3 milhões de euros para 29,7 milhões. Neste caso, a contratação de Rúben Amorim está na origem deste aumento, escreve o Record.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …