Sporting só encaixou 41 milhões de euros da venda de Bruno Fernandes

Eduardo Costa / Lusa

Bruno Fernandes foi vendido ao Manchester United por 55 milhões de euros. Contudo, apenas 41 milhões de euros entraram nos cofres leoninos.

O Sporting anunciou, este domingo, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um resultado líquido de 30,2 milhões de euros. O emblema de Alvalade destaca que esta foi “o maior volume de negócios da história”, comparando períodos homólogos.

Em destaque está a venda de Bruno Fernandes ao Manchester United em janeiro: ” maior venda de sempre”, lê-se no comunicado. O negócio avaliado em 55 milhões de euros – e que pode ainda atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certo objetivos – foi uma verdadeira bomba de oxigénio para as contas sportinguistas.

No entanto, o relatório e contas relativo ao terceiro trimestre desta temporada revela que o nem todos este dinheiro entrou nos cofres de Alvalade. Dos 55 milhões pagos pelo Manchester United, o Sporting recebeu pouco mais de 41 milhões de euros.

Isto porque sensivelmente 6,5 milhões foram pagos em comissões e outros 7,3 milhões são relativos ao mecanismo de solidariedade aquando da contratação do jogador à Sampdória.

“Em 29 de janeiro de 2020, a Sporting SAD chegou a acordo com o Manchester United FC para a venda dos direitos económicos e desportivos de Bruno Fernandes pelo montante de 80 milhões de euros (55 milhões de euros fixos e 25 milhões de euros variáveis), aos quais foram deduzidos o valor do mecanismo de solidariedade e de gastos associados à venda, nomeadamente as comissões de intermediação. Apesar de ter sido uma venda realizada no mercado de inverno, normalmente menos valorizado, foi a maior venda da história da Sporting SAD superando a venda do João Mário que tinha sido vendido por 40 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

O documento revela ainda que a dívida do clube aos empresários aumentou ligeiramente. Passou de 15 milhões de euros em junho do ano passado para 22,3 milhões em março. A principal razão para este aumento foram as comissões pagas na venda de Bruno Fernandes. Por sua vez, a dívida a clubes subiu de 22,3 milhões de euros para 29,7 milhões. Neste caso, a contratação de Rúben Amorim está na origem deste aumento, escreve o Record.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …

Ministra garante que situação nas prisões está "controlada". PSD diz que Governo está "sem rei nem roque"

Esta segunda-feira, a ministra da Justiça Francisca Van Dunem esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, num encontro em que participou também a ministra da Saúde, Marta Temido. À saída de uma audiência com …

Autarcas do Norte aceitam novas restrições, mas falam em falta de preparação e coerência por parte do Governo

A maioria dos autarcas do distrito do Porto concorda que era preciso apertar mais as restrições na região norte. Os líderes da câmaras aceitam as decisões com medo da alternativa, mas deixam algumas críticas à …

Porto é o único distrito do Norte onde novos casos diminuíram. Bragança, Viana e Vila Real em crescimento

De acordo com um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, o distrito do Porto registou, entre a segunda e terceira semana de novembro, uma diminuição de novos casos de infeção por covid-19. É …

Astrónomos detetaram milhões de sinais de uma civilização inteligente. Mas éramos nós

Uma equipa de astrónomos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, detetou "assinaturas de tecnologia", ou emissões de rádio de baixa frequência, que podem apontar para uma possível tecnologia alienígena. No entanto, uma análise posterior …